Equipamento Canon EOS R5

m4ndr4ke

Power Member
Ei-la, finalmente. A mirrorless da Canon para os profissionais está em desenvolvimento :)


UPDATE 10-07-2020: já disponível para pré-encomenda

CANON EOS R5

01.jpg


  • Novo sensor, de 45MP
  • IBIS até 5 stops, a trabalhar em conjunto com IS das lentes RF, podendo o conjunto chegar até 8 stops de estabilização
  • 12fps mecânico, 20fps electrónico
  • Dupla slot de cartões de memória, 1 CF Express + 1 SD UHS-II
  • Joystick para controlo de AF (não parece ser como o da 1DX Mark III, deve ser o tradicional)
  • Sem touch-bar
  • Ecrã articulado
  • Vídeo 8K, gravação interna, até 29,97fps em RAW
  • 4K até 120fps
  • Dual Pixel AF em todos os modos, com cobertura de 100% do sensor
  • Processador Digic X
  • Eye AF, Face AF, Body AF, e detecção de animais com tracking
  • Autofocus sensível até EV-6

Todas as especificações já disponíveis no site da Canon.​



Preço:
4.699€ body only em Portugal, IVA incluído​
  • Canon EOS R5 body only option – $3,899
  • Canon EOS R5 kit with RF 24-105mm f/4L IS USM lens – $4,999
  • Canon EOS R6 body only option – $2,499
  • Canon EOS R6 kit with RF 24-105mm IS STM lens – $2,899
  • Canon EOS R6 kit with RF 24-105mm f/4L IS USM lens – $3,599

Prices of upcoming Canon RF lenses:
  • Canon RF 85mm f/2 IS STM – $599
  • Canon RF 100-500mm f/4-7.1L IS USM $2,699
  • Canon RF 600mm f/11 IS STM – $699
  • Canon RF 800mm f/11 IS STM – $899



Onde experimentar (link do site Canon Portugal), tirado daqui:​




Mais fotos
 
Última edição:
Lembro-me de ter lido algures que de facto será muito pouco provável, pois até o nome (R5) aparenta ser uma clara alusão a uma sucessão da MkIV...
Sim, eu tenho pensado em R5 para 5D

O que me leva a pensar numa nova gama de:
R1/R5/R6/R7, em substituição directa das 1D/5D/6D/7D
E eventualmente os nomes R e ***** nunca mais voltarem a ser usados.


Mas duvido agora que a 5D Mark IV tenha uma sucessora reflex, maioritariamente pelo facto de esta R5, aparentemente, não ficar abaixo da 5D4 em nada. A EOS R apresentava algumas cedências (velocidade e controlos, principalmente), mas esta já cobre tudo o que está incluído na 5D4. Quem tiver uma 5D4, já não deve perder funcionalidades nem desempenho ao transitar para esta, e a data de lançamento bate certo com um ciclo de renovação de 4 anos (5D4 em 2016, 5D3 em 2012, 5D2 em 2008).
 
Uma vez que eles dizem que querem manter o EF-M, nesta altura já estou quase convencido que não.
A M6 Mark II já é uma câmara para entusiastas bem completa.

Só se abrirem excepção para algo tipo x0D ou assim...
 
Eu não estou muito por dentro disto, mas aparenta ser uma câmara para competir com o melhor que há neste mundo. É as próprias lentes que estão a preparar para lançar tem um aspeto delicioso. Vamos lá ver como é que isso se vai comportar no terreno, pois no papel parece que ninguém se pode queixar.
 
Parece que houve um site que a colocou à venda por 9 999,99$ mas penso que tenha sido um preço "aleatório". Não faz sentido nenhum ser tão cara.
 
Sim, esse valor deve ter sido aleatório. Mas também não acredito que venha para o preço tradicional das 5D. Isso é máquina para 4000e.
 
Rumores de uma R7 com sensor ASP-C. Acham que a cânon se prepara para acabar com a linha M ? Ou ficaram as M para entrada de gama nesta tecnologia e as R para algo superior, seja FF ou ASP-C?
 
A Canon, no seu site, costuma segmentar as gamas das câmaras DSLR em "principiantes", "amadores/entusiastas", e "profissionais".

Nas de principiantes apareciam as gamas xxxxD e apareciam as xxxD.
Nas de amadores/entusiastas apareciam as xxD tipo 77D/80D/90D, e depois também 7D e 6D.
Nas profissionais...bom, essas é fácil de perceber, 5D e 1D.

Talvez disponibilizem o mount RF a partir do 2º segmento, não sei. Mas explicaria os rumores das R6 e R7, se de facto os números tiverem o mesmo significado.
 
A coisa que me faz "confusão" é gravar 8K sem qualquer tipo de refrigeração.
Se é para gravar vídeos com duração máxima de 5 min, nem valia a pena incluir essa feature, é só mesmo para dizer que foram os 1º's a fazê-lo em um MILC FF.
 
Provavelmente a limitação estará mesmo no tempo máximo de gravação. Mas mesmo que ronde os 5 ou 10 minutos em 8k Raw, eu diria que é bastante aceitável num corpo destes.

Vai ser mesmo uma questão de euros. 4000 deles, talvez.
 
Back
Topo