PlayStation Returnal (Housemarque)

Bioma 4 aqui vamos nós, q jogo, reparei q o jogo é punitivo a quem tenta fazer tudo a correr, apesar de poder passar logo do bioma 1 para o 3 decidi correr os biomas 1, 2 e 3 todos sem fazer o boss do 1 e do 2, cheguei muito mais preparado ao boss do 3, nunca tinha evoluido a proteção, meti dois artefactos de proteção e o boss só me arranhava, parecia um easy mode, dica, nunca evoluir só o dano/ataque, metam algo de proteção também tipo "more 10% protection" mais 3 parasitas e ficam op, eu até ao fim estava a dar dash a tudo quando vi q ele só arranhava, comecei a jogar como quem joga destiny xD tirava mesmo pouca vida o boss. Outra coisa importante, não desistam só pk morrem, é um rogue like, o jogo efeito para se morrer.
 
Para jogar o DLC basta entrar na torre? Eu já terminei o jogo há muito tempo. Ou preciso fazer mais alguma coisa no jogo em si para ter acesso à torre?
 
Comecei a jogar isso e sinceramente não achei grande piada... Joguei cerca de 3 horas e até agora não me agarrou.

Acho que cheguei ao primeiro boss, morri duas vezes, ainda voltei a jogar, mas estava farto e desliguei o jogo. O jogo tem coisas porreiras, mas no geral acho muito vazio e demasiado repetitivo.

Vou ver alguns videos para ver se me agrada ou se me chama atenção, pois do que joguei, até agora não me agrada, principalmente a tematica de monstros que disparam bolas de energia.
 
Comecei a jogar isso e sinceramente não achei grande piada... Joguei cerca de 3 horas e até agora não me agarrou.

Acho que cheguei ao primeiro boss, morri duas vezes, ainda voltei a jogar, mas estava farto e desliguei o jogo. O jogo tem coisas porreiras, mas no geral acho muito vazio e demasiado repetitivo.

Vou ver alguns videos para ver se me agrada ou se me chama atenção, pois do que joguei, até agora não me agrada, principalmente a tematica de monstros que disparam bolas de energia.
Este jogo é mais arcade do que um shooter puro. O objectivo da jogabilidade é mesmo ires aprendendo a evitar essas bolas de energia e outros ataques que depois vão aparecendo em inimigos novos.
Não te esqueças que durante o dash não levas dano por isso podes fazer dash através dos ataques dos inimigos. Isso no meu caso fez toda a diferença porque passei a ter uma abordagem mais agressiva o que deu ao jogo um ritmo muito melhor.
 
Para mim formula de morrer e voltar ao inicio do jogo não resulta para mim! Foi o meu primeiro Roguelike, tirando isso adorei o jogo e a atmosfera/gameplay!
 
Comecei a jogar isso e sinceramente não achei grande piada... Joguei cerca de 3 horas e até agora não me agarrou.

Acho que cheguei ao primeiro boss, morri duas vezes, ainda voltei a jogar, mas estava farto e desliguei o jogo. O jogo tem coisas porreiras, mas no geral acho muito vazio e demasiado repetitivo.

Vou ver alguns videos para ver se me agrada ou se me chama atenção, pois do que joguei, até agora não me agrada, principalmente a tematica de monstros que disparam bolas de energia.

É um género que certamente não agrada a todos. É um jogo de persistência!

Dentro do género acho que é dos poucos que não acho assim tão "repetitivo" pois dentro do mesmo nível quando se morre a posição das salas já será completamente diferente. Achei esse pormenor fantástico!
 
Só acho que como arcade deveria haver mais "vidas". Como um arcade puro. Achei o jogo mais difícil que certos arcadas que jogava quando era adolescente. Tudo bem que hoje tb não tenho a paciência mental para este tipo de desafios, mas até no arcade havia métodos para chegar ao fim. Mais um moeda ou duas e voila.
 
Comecei a jogar isso e sinceramente não achei grande piada... Joguei cerca de 3 horas e até agora não me agarrou.

Acho que cheguei ao primeiro boss, morri duas vezes, ainda voltei a jogar, mas estava farto e desliguei o jogo. O jogo tem coisas porreiras, mas no geral acho muito vazio e demasiado repetitivo.

Vou ver alguns videos para ver se me agrada ou se me chama atenção, pois do que joguei, até agora não me agrada, principalmente a tematica de monstros que disparam bolas de energia.

vai la jogar os fifas e os cods da vida , pelos vistos nao te agradam jogos de qualidade...
 
Só acho que como arcade deveria haver mais "vidas". Como um arcade puro. Achei o jogo mais difícil que certos arcadas que jogava quando era adolescente. Tudo bem que hoje tb não tenho a paciência mental para este tipo de desafios, mas até no arcade havia métodos para chegar ao fim. Mais um moeda ou duas e voila.

Isso aqui também existe. Há progressão no jogo, não começas sempre do 0.

As armas melhoram à medidas que as usas. Começas sempre com a pistola mas uma arma que apanhas no decorrer da run é mais poderosa quanto mais usaste essa arma em runs anteriores porque vão desbloqueando perks.

Vais igualmente desbloqueando artefactos, que são itens que podes apanhar em runs subsequentes, cada vez com efeitos mais potentes.
Tens artefactos que te dão vidas extra e tens uma sala em que podes "renascer" se morreres sem recomeçares do inicio.

O jogo são 6 biomas mas quando chegares ao 4 começas sempre do 4, não voltas ao 1.

Depois de matares um boss tens acesso ao bioma seguinte. Em runs subsequentes não tens de voltar ao boss e podes ir direto ao bioma seguinte, apesar de teres essa possibilidade. Quando chegas ao bioma 3 podes ir direto ao 3 sem passar pelo 2, se quiseres. Há mesmo biomas em que desbloqueias atalhos, para saltares parte do bioma se quiseres.

Portanto, recomeças cada run no mesmo ponto mas não mas mesmas circunstâncias. Raramente uma run é tempo completamente perdido, sem qualquer tipo de evolução.
 
Isso aqui também existe. Há progressão no jogo, não começas sempre do 0.

As armas melhoram à medidas que as usas. Começas sempre com a pistola mas uma arma que apanhas no decorrer da run é mais poderosa quanto mais usaste essa arma em runs anteriores porque vão desbloqueando perks.

Vais igualmente desbloqueando artefactos, que são itens que podes apanhar em runs subsequentes, cada vez com efeitos mais potentes.
Tens artefactos que te dão vidas extra e tens uma sala em que podes "renascer" se morreres sem recomeçares do inicio.

O jogo são 6 biomas mas quando chegares ao 4 começas sempre do 4, não voltas ao 1.

Depois de matares um boss tens acesso ao bioma seguinte. Em runs subsequentes não tens de voltar ao boss e podes ir direto ao bioma seguinte, apesar de teres essa possibilidade. Quando chegas ao bioma 3 podes ir direto ao 3 sem passar pelo 2, se quiseres. Há mesmo biomas em que desbloqueias atalhos, para saltares parte do bioma se quiseres.

Portanto, recomeças cada run no mesmo ponto mas não mas mesmas circunstâncias. Raramente uma run é tempo completamente perdido, sem qualquer tipo de evolução.

Não podia ter dito melhor! Eu ainda só estou no bioma 2 mas estou a adorar o jogo e torna-se viciante! O facto de terem introduzido a suspensão de ciclo é fantástico, não me via a deixar a consola em rest mode só para salvar o progresso..
 
Comecei a jogar isso e sinceramente não achei grande piada... Joguei cerca de 3 horas e até agora não me agarrou.

Acho que cheguei ao primeiro boss, morri duas vezes, ainda voltei a jogar, mas estava farto e desliguei o jogo. O jogo tem coisas porreiras, mas no geral acho muito vazio e demasiado repetitivo.

Vou ver alguns videos para ver se me agrada ou se me chama atenção, pois do que joguei, até agora não me agrada, principalmente a tematica de monstros que disparam bolas de energia.

Tendo em conta a quantidade de ação que o jogo tem, "vazio" não é uma palavra que usaria para descrever este jogo.

Só acho que como arcade deveria haver mais "vidas". Como um arcade puro. Achei o jogo mais difícil que certos arcadas que jogava quando era adolescente. Tudo bem que hoje tb não tenho a paciência mental para este tipo de desafios, mas até no arcade havia métodos para chegar ao fim. Mais um moeda ou duas e voila.

Returnal é um roguelike (ex: Hades, Dead Cells), o que significa que se morres, começas do início. No entanto, tal como é normal neste género de jogos, não perdes tudo quando morres e existe progressão. No caso do Returnal, essa progressão está associada às armas. Quanto mais usares uma arma, mais essa arma evoluiu e ganha novos perks, tornando-se mais forte. E há medida que avanças pelos biomas, vais desbloqueado mais armas.

Além disso, também existem atalhos. Quando chegas ao bioma 3, passas a poder ir diretamente do bioma 1 para o bioma 3. E existe um hard checkpoint no bioma 4. Se morreres nesse bioma não voltas ao bioma 1, mas sim ao início do bioma 4.
 
Tendo em conta a quantidade de ação que o jogo tem, "vazio" não é uma palavra que usaria para descrever este jogo.

Estou farto de passar em salas completamente vazias, que a única coisa que fazem é dar acesso a outra sala vazia e outra a seguir, depois entras em uma sala com alguns monstros, matas e depois mais do mesmo, duas ou três salas vazias até chegar outra com monstros. Apanhas duas ou três coisas em cada sala, mas de resto nada fazes por lá.

Achei o mundo mesmo vazio, foi a impressão que tive.
 
Última edição:
Estou farto de passar em salas completamente vazias, que a unica coisa que fazem é dar acesso a outra sala vazia e outra a seguir, depois entras em uma sala com alguns monstros, matas e depois mais do mesmo, duas ou três salas vazias até chegar outra com mosntros. Apanhas duas ou tres coisas em cada sala, mas de resto nada fazes por lá.

Achei o mundo emsmo vazio, foi a impressão que tive.
Há salas em que apenas tens baús, artefactos, etc. Facilmente começas a reconhecer essas salas e demoras lá 2 ou 3 segundos. Outra coisa é que o minimapa mostra tudo (ou quase) o que tens para apanhar em determinada sala. Não há aqui a necessidade de explorar todos os cantinhos de todas as salas, apesar de haver algumas coisas escondidas (que depois de descobrires e voltares a essa sala estão lá sempre no mesmo sítio).
 
Estou farto de passar em salas completamente vazias, que a unica coisa que fazem é dar acesso a outra sala vazia e outra a seguir, depois entras em uma sala com alguns monstros, matas e depois mais do mesmo, duas ou três salas vazias até chegar outra com mosntros. Apanhas duas ou tres coisas em cada sala, mas de resto nada fazes por lá.

Achei o mundo emsmo vazio, foi a impressão que tive.

Existem salas com inimigos e existem salas com upgrades para o teu boneco. Isto não é um action RPG ou shooter mas sim um roguelike. Não tens de explorar todos os cantos de todas as salas.

E convenhamos, estás no bioma 1 que é o bioma mais acessível. Há medida que avanças, além de os cenários e inimigos mudarem, também aumenta a frequência de combates.
 
Tinha este jogo no backlog à bastante tempo. A semana passada decidi começar a jogar, e que boa surpresa. Após 15 horas de jogo consegui terminar o jogo, com 27 mortes. Honestamente estava a contar precisar de mais umas horas para terminar o jogo.

As evoluções permanentes estão bem pensadas, assim como a evolução dos perks das armas.

As armas que mais usei foram a Spitmaw Blaster (caçadeira), e a Hollowseeker (aqueles portais deram um grande jeito no 5º e 6º bioma)

A 1ª parte do jogo está bem conseguida, e tem uma curva de aprendizagem boa. Tive alguma dificuldade ao inicio, mas quando começei a perceber as mecanicas, quais os melhores artefactos/parasitas tudo se tornou mais fácil, até chegar ao boss do Bioma 3. Fui procurar algumas tips para derrotar o
Nemesis
, e ao usar a Rotgland Lobber foi rápido e eficaz.

Na 2ª parte tive imensas dificulades no 4º Bioma, morria logo nas 1as salas, após várias tentativas lá consegui seguir em frente, e fazer o 5º e o 6º Bioma sem problemas na primeira vez que joguei nesses locais (apenas usei um astronauta durante esta run, e com algum azar). o 6º Bioma achei o mais fácil de todos, assim como o Boss final.

A narrativa um pouco psicadélica, principalmente com aquele final.
 
Back
Topo