F2P Magic: The Gathering Arena

@Kinyu

Claro que o MTGO é muito mais completo. É a versão online do paper em todas as componentes. Não só em cartas e formatos como também na economia e modo de trading. Com a diferença das cartas online serem mais baratas que em papel.

Quando chegas ao Arena como os color challenges e os códigos ficas logo com centenas de cartas sem gastar 1 tix (1€).
Falaste do randomized. Gastas dinheiro e não tens o que queres? Se for a abrir packs é tão randomized como abrir packs no MTGO. É o que te sair em sorte. Se queres comprar cartas especificas no MTGO compras as cartas, no MTGA compras um bundle de Wild Cards. Ou até tens a opção de jogar até ter as WCs necesárias (é mais moroso mas custa zero).

Quanto ao aluguer de cartas por 15€ por mês é preciso ter atenção que isso só te permite alugar decks até 120 tix+/-. Se quiseres testar decks de modern, Legacy ou Commander ou até mesmo os de Standard mais caros, os decks custam mais de 500tix, para isso precisas duma subscrição de 60€/mês. Se for um deck de 1000 tix, que são frequentes em Modern, precisas duma subscrição de 100/mês€. Isto para cartas emprestadas.

Em termos económicos o MTGA é muito mais barato que o MTGO. Se meteres a mesma quantia num e noutro, obténs muitas mais cartas de valor no MTGA do que no MTGO. Este último permite-te vender as cartas e recuperar o dinheiro. Ou até ganhar, ou perder. NO MTGA não, mas em compensação o MTGA também te permite obter as mesmas cartas sem gastar dinheiro, apenas tens de passar tempo a jogar.

Também não percebi quando dizes que o F2P no MTGA só funciona ao fim duns anos a criar uma colecção. No MTGO ou em paper também demora anos e pagas. Demora muito tempo até um tipo ter uma boa colecção de cartas seja num ou noutro. Quem é que começa a jogar e tem uma boa colecção em pouco tempo? Só se um tipo for rico, mas aí é rápido em qualquer plataforma.

Em resumo, são plataformas com filosofias diferentes.

Tudo isto começou apenas porque discordei quando disseste que se o MTGO tivesse um revamp visual o Arena ficava vazio. Acho que estás a subestimar o factor F2P ou a possibilidade de obter boas cartas a baixo custo no Arena. É isso que o torna uma plataforma mainstream. Um MTGO com visual moderno continuaria a ser uma plataforma de nicho comparada com o Arena.

Também podes formular a coisa ao contrário. E se o Arena mudasse a sua economia? Incluía todos os formatos e todas as cartas e metia a economia do MTGO? Eu farto-me de ver Rings na Ladder. Em vez de 4 WC passavam a 400€. Quem é que comprava? Pouca gente certamente. Aí sim haveria um êxodo do Arena. Não foi para isso que os jogadores escolheram esta plataforma.


Quanto às Anthologies, estarão na store até 10 de Outubro. Se jogas Historic, a respectiva Anthology seria melhor opção. Até porque tem melhores cartas dum modo geral. Mas também depende dos decks que pretendes fazer.
 
@Kinyu

Claro que o MTGO é muito mais completo. É a versão online do paper em todas as componentes. Não só em cartas e formatos como também na economia e modo de trading. Com a diferença das cartas online serem mais baratas que em papel.

Quando chegas ao Arena como os color challenges e os códigos ficas logo com centenas de cartas sem gastar 1 tix (1€).
Falaste do randomized. Gastas dinheiro e não tens o que queres? Se for a abrir packs é tão randomized como abrir packs no MTGO. É o que te sair em sorte. Se queres comprar cartas especificas no MTGO compras as cartas, no MTGA compras um bundle de Wild Cards. Ou até tens a opção de jogar até ter as WCs necesárias (é mais moroso mas custa zero).

Mas é mesmo por aí que o meu argumento vai. É certo que tens que gastar dinheiro para ser competitivo, mas a maioria das cartas são mais baratas que IRL e tens sempre a hipótese de as vender ou devolver e reutilizar o dinheiro para outros decks.

Certo, mas os color challenges não te permitem logo criar um deck competitivo. Dão-te uma ou duas raras uteis para aquele tipo de estratégia e é só. É uma coisa positiva, atenção, mas quero com isto dizer que por 1 tix consegues se calhar ir buscar mais cartas uteis para um deck que queiras fazer (as mais baratas, claro) do que nas color challenges do Arena. E sim, tens a opção de comprar wildcards agora, mas para além de caras, isso demorou imenso a aparecer.

Abrir packs será sempre random, seja em que client for. Na vida real é igual. No MTGO tens outras opções que não te obrigam a essa randomness. No MTGA também, mas na minha opinião são mais dispendiosas, sejam em tempo sejam em dinheiro.

Quanto ao aluguer de cartas por 15€ por mês é preciso ter atenção que isso só te permite alugar decks até 120 tix+/-. Se quiseres testar decks de modern, Legacy ou Commander ou até mesmo os de Standard mais caros, os decks custam mais de 500tix, para isso precisas duma subscrição de 60€/mês. Se for um deck de 1000 tix, que são frequentes em Modern, precisas duma subscrição de 100/mês€. Isto para cartas emprestadas.

Em termos económicos o MTGA é muito mais barato que o MTGO. Se meteres a mesma quantia num e noutro, obténs muitas mais cartas de valor no MTGA do que no MTGO. Este último permite-te vender as cartas e recuperar o dinheiro. Ou até ganhar, ou perder. NO MTGA não, mas em compensação o MTGA também te permite obter as mesmas cartas sem gastar dinheiro, apenas tens de passar tempo a jogar.

Certo, mas 120 tix dá para experimentar muita coisa. Gastas 120 tix por 15€, escolhes cartas para um deck, jogas com o deck, não gostas? Devolves as cartas/revendes/trocas e continuas a tentar. No Arena vês um deck que te parece excelente, gastas 30 wildcards para o ter, não gostas? Too bad.

O meu ponto de vista sobre F2P não ser viável para muita gente vai ao encontro disso que disseste agora. Precisas de passar muito tempo a jogar para teres as cartas que precisas. Seja para ganhar gold e abrir packs, seja para ganhar as cartas de alguma maneira. Pelo que vejo, a maneira mais viável de seres mesmo um jogador F2P é se fores bom em drafts. Ganhas as cartas, ganhas gold/gems e ganhas packs.

Também não percebi quando dizes que o F2P no MTGA só funciona ao fim duns anos a criar uma colecção. No MTGO ou em paper também demora anos e pagas. Demora muito tempo até um tipo ter uma boa colecção de cartas seja num ou noutro. Quem é que começa a jogar e tem uma boa colecção em pouco tempo? Só se um tipo for rico, mas aí é rápido em qualquer plataforma.

Em resumo, são plataformas com filosofias diferentes.

Tudo isto começou apenas porque discordei quando disseste que se o MTGO tivesse um revamp visual o Arena ficava vazio. Acho que estás a subestimar o factor F2P ou a possibilidade de obter boas cartas a baixo custo no Arena. É isso que o torna uma plataforma mainstream. Um MTGO com visual moderno continuaria a ser uma plataforma de nicho comparada com o Arena.

Também podes formular a coisa ao contrário. E se o Arena mudasse a sua economia? Incluía todos os formatos e todas as cartas e metia a economia do MTGO? Eu farto-me de ver Rings na Ladder. Em vez de 4 WC passavam a 400€. Quem é que comprava? Pouca gente certamente. Aí sim haveria um êxodo do Arena. Não foi para isso que os jogadores escolheram esta plataforma.

Quanto às Anthologies, estarão na store até 10 de Outubro. Se jogas Historic, a respectiva Anthology seria melhor opção. Até porque tem melhores cartas dum modo geral. Mas também depende dos decks que pretendes fazer.

Verdade, mas no MTGO, exactamente pela economia com as opções que tem, consegues desenvolver a colecção de uma forma mais streamlined, mais rapidamente e com menos custos. Se só quiseres jogar e não precisares de ter as cartas, tens a opção do empréstimo também que, para a maioria dos jogadores, deve ser extremamente apelativa.

Pessoalmente, acho que o MTGA é mais mainstream pq podes ser F2P (ainda que seja trabalhoso) e por ter um visual/gameplay melhor e mais fácil de aprender.

Sem dúvida alguma que se o MTGA mudasse algumas coisas na economia (nem precisava de mudar tudo para ficar como o MTGO, bastava um open market onde pudesses comprar/trocar as cartas, nem que fosse com gold/dinheiro real) a minha opinião mudaria. Acho que resumiste tudo com "são plataformas com filosofias diferentes" e ambas têm os seus pontos fortes e fracos. Exagerei no meu comentário mas continuo a achar que a razão que leva o Arena a ser mais utilizado está no visual completamente outdated do MTGO e do seu gameplay complicado para novatos.

Eish, então tenho tempo ahaha Pensei que fosse desaparecer rapidamente. Só a que tem os Eldrazis (a 2 acho) é que vai desaparecer rapidamente da store, acho que consigo comprar as 3 então.
 
Hoje na Gen Con a WOTC fez uma apresentação onde revelaram os próximos lançamentos (tanto em paper como no Arena). Para além dos sets de Standard e Modern Masters, os Universe Beyond a lançar dizem respeito aos mundos de Fallout, Assassins Creed, Final Fantasy, entre outros. Um dos sets de standard a sair no fim de 2024 parece-me interessante.

No que ao Arena diz respeito, destaco o seguinte:

Pioneer - Até ao final do ano vamos ter o Khans of Tarkir. Não é remastered, é mesmo completo (fetches). E isto é mais uma fornada de cartas para Pioneer. Formato que, segundo eles, estará apto a ser jogado a nível competitivo no fim de 2024.

Modern: O Modern Horizons 3 que sairá em paper no Q2 de 2024, também vem para o Arena, e também completo. Ou seja, enquanto os MH1 e MH2 deixaram as melhores cartas de fora no Arena, isso não vai acontecer com este. Eles disseram que isto não significa que Modern venha para o Arena, mas o tom com que o disse parece indicar que mais cedo ou mais tarde virá mesmo. Até por algo que disseram mais tarde na apresentação.

Universes Beyond: Disseram que vão tentar meter tudo o que conseguirem e fizer sentido meter no Arena. Normalmento os sets de Commander ficam de fora. No caso dos Universos anunciados, o Fallout vai ser de Commander, logo é expectável que esse universo não venha para o Arena. Para já.

Vão melhorar a duplicate protection no que se refere às 500 versões do Duress e coisas do género.

Vão criar uma maior sinergia entre paper e Arena, do tipo, vais à LGS jogar a uma sexta em paper e os teus resultados refletem-se no xp do Arena.

Também querem fazer com que o Arena, tal como o paper, satisfaça as diferentes necessidades de diferentes pessoas. Por outras palavras, quem gostar de jogar Commander, Modern, Legacy, etc. No Arena não consegue. Falaram de Commander. O Arena não permite 4 jogadores, disseram que irão implementar uma solução para isso. Ou vão colocar o Arena a permitir 4 players ou torná-lo uma espécie de portal digital e daí remeter para um cliente preparado de raiz para 4 jogadores. Isso ainda está em estudo.

Há mais coisas mas deixo o vídeo da apresentação:



full-2024-mtg-timeline-v0-liuc1f5dgcgb1.jpg
 
Em Explorer não, porque aí a legalidade é igual a Pioneer mas em em Historic vão ser legais de certeza. E já ficam para quando Modern chegar.

Edit: Esqueci-me de referir que também disseram que vamos ter o Pioneer Masters mas sem especificar data.

Edit 2: O set que eu disse que me parece interessante é o Duskmourn. Mas isto numa perspectiva pessoal, porque terror em mansões é um ambiente que me agrada. Alguém no reddit fez quote à frase utilizada na apresentação:

"Drawing inspiration from modern horror tropes and concepts. The entire world of #MTGDuskmourn is a single creepy giant mansion."

new-set-duskmourn-v0-0iv748s9gcgb1.jpg



new-set-duskmourn-v0-hkoul7s9gcgb1.jpg
 
Última edição:
O próximo standard set que sai em Setembro (Wilds of Eldraine) traz umas cartas bonus das quais 5 estão pre banned em Historic. Penso que serão legais em Historic Brawl:

Blood%2BMoon%2B%253Cborderless%2BAnime%253E%2B%255BWOT%255D.jpg
Sneak%2BAttack%2B%255BWOT%255D.jpg
Land%2BTax%2B%255BWOT%255D.jpg
Spreading%2BSeas%2B%255BWOT%255D.jpg


Necropotence%2B%253Cborderless%2Banime%2Bconfetti%2Bfoil%253E%2B%255BWOT%255D.jpg


Bitterblossom será legal em Historic

Bitterblossom%2B%253Cborderless%2Banime%2Bconfetti%2Bfoil%253E%2B%255BWOT%255D.jpg
 
Sim, a legalidade de Explorer é a mesma de Pioneer.
Pelos vistos ainda há mais uma carta pre banned em Historic mas que ainda não foi divulgada.
 
Por ser quando Pioneer tiver a 100% no arena essas cartas todas sejam unban como a Counterspell e companhia. Já sinto falta de um formato sem grandes mexidas.
 
Estive imenso tempo sem jogar isto, não sei se chegou a 1 ano mas deve ter sido perto entretanto nos últimos dias voltei a pegar e é um pouco "cansativo" acho que há um exagero de removals/board removals, eu sei que os decks de control são os mais fortes, que existe muita gente que gosta desse tipo de decks mas é um abuso, principalmente estes últimos o sunfall e o white sun twilight, um board wipe já é penalizador agora estes 2 são um abuso completo não sei qual foi a ideia deles sinceramente...

Hoje fiz um jogo em que o meu adversário "só" me espetou com 6 board wipes e não me espetou com mais 2 porque ficou sem as cartas, tinha 3 diferentes, sunfall, depopulate e farewell a juntar a isso mais 4 wandering emperors e mais 8 removals se não me engano (isto tudo que ele me espetou na cara) acabei por ganhar o jogo mas sinceramente não me diverti nadinha, foi um jogo secante como tudo e não sei como aguentei até ao fim (já me esquecia que também me espetou com alguns counters) gostava que fizessem um modo que permitissem pessoal jogar só com decks sem ser os Tier 1 e isso, e só decks com criaturas por exemplo, limitando os removals (sem ser ranked como é óbvio)
 
A WOTC investiu muito no midrange, muitas cartas fornecem valor durante muitos turnos o que faz com que a remoção tenha de ser extremamente eficiente.
Coisas como farewell ou sunfall sao uma necessidade caso contrario baralhos de controlo desapareciam.
Vao sempre existir baralhos que assentam em remoção completa, podes sempre desistir e saltar para o próximo.

A wizards nunca vai fazer queues especificas para baralhos, devem ser difíceis de implementar e não devem ter gente para os encher.
 
Eu compreendo que tenham de existir, acho é que neste momento são demasiados e demasiado penalizadores, o white sun twilight e o sunfall principalmente, não só removem tudo como ainda metem criaturas (e o white sun ainda lhes permite ganhar vida) só o branco deve ter uns 6 board wipes neste momento pelo menos, é um exagero isso mas pronto, já sem falar dos removals individuais, eu bem tento fazer decks sem removals e jogar só por divertimento mas é tão raro apanhar pessoas a jogar assim e é uma pena, são bem mais divertidos esses jogos.

Normalmente quando me começo a cansar com os removals é o que faço, salto para o próximo, neste caso não sei o que me deu, acho que foi curiosidade para ver quantos removals o gajo tinha xD
 
Já não chego a mythic há algum tempo e como estou de férias estava a tentar dar o último salto para ver se ainda lá chegava antes do fim da season. Mas estagnei no tier 1/2 de diamond.

Peguei num RDW por ser mais rápido e estava agora a ver as stats dele ao fim de 55-60 jogos, posso-vos dizer que para aí 40% das vezes perco porque estou em constante mana screw, ainda que aqui também faça parte visto que só jogo com 19/20 terrenos. Mas onde está a verdadeiro lote de derrotas é nos decks que apanho. Mais de 20 derrotas que tenho p.e. é contra Mono Black e Preto/Vermelho. A quantidade de Rakdos que apanho na meta é estupidamente alta. Ainda por cima são decks que estão tão, mas tão carregados de destruição que mete nojo. Ou então quando começam a usar o gato + oven faço logo conceded que não tenho paciência para tanta coisa a resolver na stack turno após turno.

Ver se ainda lá consigo chegar antes do fim de semana mas já vai ser difícil.
 
Eu tenho um mono red e quando parei de jogar um dos motivos foi esse, tinha jogos em que ficava com 2 terrenos eternamente (o meu tem 22 terrenos porque tenho várias cartas de 3 mana) e uma imensidão de jogos em que só me saiam terrenos, chegava a ter 9 terrenos em 13 cartas :-D e isto 7/8 jogos seguidos, em 13 jogos que fazia 8 tinha problemas com a mana...

Cansado disso fiz clone do deck e coloquei só 17 ou 18 terrenos já não me recordo e nos primeiros jogos que fiz ao 5 turno já tinha jogado 5 terrenos :rrotflm:

Compreendo-te perfeitamente, apanho muito disso (a juntar aos brancos/azuis, brancos/azuis/pretos) parece que os gajos vêm a nossa mão e escolhem as cartas que precisam para nos lixar porque lhes sai tudo pela ordem certa xD (mono red é bom por se conseguir fazer jogos rápidos mas os de enchantment se calhar são mais consistentes para subir mais rápido, na altura subia com os dois quando um não funcionava ia para o outro)
 
Agora quando começo um jogo com apenas 1 terreno, mas se tiver pelo menos uma criatura e o light up the stage na mão já nem peço mulligan. Arrisco logo dessa maneira. Porque sempre que pedia mulligan nessas condições a mão que vinha a seguir era sempre pior. Quase certinho.

Por acaso desde gold até ao tier 4 de diamond estava com uma winrate de 70% para aí. Daí para a frente começaram aparecer em massa os mono blacks e os rakdos e já não fiz mais nada. Por cada 1 jogo que ganho perco 3 logo a seguir. Tem sido muito inconsistente. Possivelmente vou ter que trocar de deck se quiser ainda lá chegar esta season.
 
Tal e qual, eu não jogo com o light up the stage mas já comecei muitos jogos tendo só 1 terrenos porque me acontecia exactamente o mesmo que a ti, fazia mulligan e ficava bem pior.

Foi quando o Arena decidiu que estavas a subir depressa demais e começou a lixar-te :p quando me começava a fazer isso acabava por mudar de deck.

Este mês não estou muito preocupado em chegar a mythic e por isso estou só a brincar com um só com criaturas lendárias, tenho jogos que me divirto até porque vejo que os meus adversários ficam surpreendidos com as cartas que eu jogo e já apanhei uns poucos de surpresa xD (a Olivia, Crimson Bride já me ganhou alguns jogos única e simplesmente porque os gajos foram todos lampeiros destruir criaturas importantes minhas e eu com ela na mão na jogada a seguir limpava os gajos :D )
 
Não jogas com o light up the stage? Diria que isso era carta quase obrigatória num RDW. Que versão é que tens? Ah, presumo que estejas a falar de Explorer e não de Historic.
 
Back
Topo