PC The Witcher 3: Wild Hunt (CD Projekt Red)

Se fizeram ainda não encontrei ninguém que tenha reportado melhorias. Eu até me tenho safado com Dlss3.0 e tenho um 12900k mas mesmo assim noto problemas nas animações e movimentos da camera e ao contrário do que o alex mostrou no vídeo da digital foundry eu tenho micro-stutters constantes (o gráfico de fps parece um sismografo)
 
Há muitos videos comparativos, mas as melhorias não foram significativas, melhoraram o CPU Usage, mas continua a milhas de DX11.
Aliás, eu ainda recentemente enfiei o jogo a 720P para causar um CPU Bottleneck e fui para novigrad, DX12 até de 60 FPS caiu, DX11 mantive-se acima dos 90-100 FPS
 
Eu já desisti do RT. Não vale a pena.. a opção e ter sempre 60fps com a gpu sem esforço nenhum ou umas 40 com RT ligado e a gpu a rasca, e não é só as fps, há ali um stuttering qualquer marado
Como faço para correr em dx11?
 
Continuo com o mesmo problema. Pouco uso quer da gráfica quer do CPU.

O motor do jogo não usa muitas threads, o que é normal, é de 2015. Dai notares pouco uso do Cpu, pois está a incidir maioritariamente em 2 threads.

Se o teu Gpu for potente, vai ser normal o pouco uso, pois é o Cpu a fazer o bottleneck. Em DX11 o uso do Cpu é bem melhor do que em DX12 e permite uma framerate bem mais elevada.

Como faço para correr em dx11?

No Gog tens a opção para usar o executável DX11. No Steam terá algo similar.

zj5AJ5M.png
 
O meu CPU não é nada de mais e também pouco uso faz dele, e como disse em cima, tenho vezes que até tenho drops para 28%. Se calhar pode ser por isso que tenho aqueles breaks vindos de não sei de onde.
 
Será que é mesmo do GPU? Tenho uma 3080 a 4k, e o uso dos cores não passam dos 50% também...

Segundo os testes da DF, com um Ryzen 3600, como podes ver na imagem em baixo, tem uma thread a 97%, outra a 80% e o resto fica tudo lá em baixo. Basicamente, o motor de jogo do TW3 não está preparado para usar todas as threads dos Cpu's modernos e quando metes RT em cima que precisa de muito Cpu, o problema nota-se logo.

Mas isto é muito mais prevalente em DX12, em DX11 corre muito melhor, o que é natural, pois o jogo foi desenhado para DX11.

9Zv8KoJ.png
 
Este jogo em dx12 está a usar um wrapper, é normal que haja perca de performance.

Mas já o callisto protocol usa poucas threads e usa o RT nessas condições, para ter framerate acima de 60 fps em todos os casos é atualmente impossível.

Penso que muitos devs implementam o RT porque é fixe e é a buzz word do momento, mas depois fazem-no como se fosse um bocado de fita cola que metem por cima do jogo, infelizmente nem todos têm boas implementações como o metro exodus, cyberpunk, spiderman ou bf
 
Última edição:
Eu não me posso queixar.
Cores cheios ou não, a 2k em Dx11 corre a 60fps, estável.
RT é para esquecer, de resto a prova de que a direção artística bem usada tapa o grafismo datado.
 
A mim o DX12 era mais a resolução dinamica que me dava jeito para manter as mesmas settings que usava antes (High/Medium) sem dropar dos 60 FPS, mas quando começei a ver que o meu R5 3600 em novigrad chegava a cair dos 60 e havia mais stutter, decidi só usar DX11 e baixar um bocado mais as settings.

Ainda fiquei muito mais tranquilo quando percebi que as settings já não são sequer match por match entre a esta versão e antiga, o que já suspeitava porque tudo me parecia bem melhor.

Por isso a regra geral deve ser, se não se vai usar RT, é usar DX11, só acho uma parvoice arrancar por default em DX12, especialmente quando o DX12 é apenas um wrapper
 
Eu reparei que em DX12, sem RT e com DLSS em auto, isto tudo em Ultra+, tenho uns poucos fps a mais do que em DX11 com TAA. Não muitos mais, é tipo de 88 fps para 95 fps, à volta disto.

Pensava que o DLSS ia dar um desempenho mais alto, mas não, é apenas um pouco mais.
 
Back
Topo