PC The Witcher 3: Wild Hunt (CD Projekt Red)

Tb comecei a jogar, RT É para esquecer, pior performance do que no cyberpunk, tenho uma 2080ti e estou a jogar a 1440p
Optei por desligar o RT todo e tenho tudo em ultra + Dlss em quality
 
Ainda tive que perder um bocado de tempo que tinha o PC super desactualizado e usar o ddu e companhia para desinstalar/instalar drivers.

Bem, mas indo ao que interessa já o instalei e fiz skip aos ao momentos iniciais só para ir para o open world e a primeira impressão para ser sincero não foi grande coisa. Não sei se ia à espera de algo visualmente (ainda) mais deslumbrante, mas parece que desde a última vez que o joguei pouco mudou. Ou então pode ser só do sitio em questão.

Quanto á performance, como é que vocês vêem os fps e companhia com o MSI? Lembro-me que a última vez que o usei o gajo não era compatível (tinha que usar uma beta toda xpto) e 3 anos depois parece-me que continua. È que usar só os fps counter da steam parece-me limitado para o que pretendo. Até porque meti tudo a high e de vez em quando há ali um ou outro break. Queria ver como estava percentagem do cpu/gpu.

EDIT: Fui para o DX11 para me aparecer a info do MSI e assim nestes 30 minutos apenas a explorar estou com o GPU quase sempre colado nos 95-100% mas o CPU fica entre os 35-60 com drops até aos 28%. Não sei se é normal. E ocasionalmente continuo a ter uns pequenos breaks além de jogar bem acima dos 70fps.

EDIT2: Thanks @Ansatsu resultou. Mas em DX12 curiosamente tenho menos de metade dos fps que tenho em DX11. Não contava com esta.
 
Última edição:
Quanto á performance, como é que vocês vêem os fps e companhia com o MSI? Lembro-me que a última vez que o usei o gajo não era compatível (tinha que usar uma beta toda xpto) e 3 anos depois parece-me que continua. È que usar só os fps counter da steam parece-me limitado para o que pretendo. Até porque meti tudo a high e de vez em quando há ali um ou outro break. Queria ver como estava percentagem do cpu/gpu.

Dentro desta pasta do jogo: \bin\x64_dx12

Apaga este ficheiro: d3d11on12.dll

O jogo vai passar a usar a .dll de sistema ao invés dessa. O jogo funciona normalmente e o contador de fps passa a funcionar.
 
Nice, logo à noite vou já experimentar. Se estiver a correr bem, é fazer um New Game.

Edit: Continuo com o mesmo problema, a gráfica não passa dos 50% de utilização em DX12
 
Última edição:
Não é que tenha grande sistema para falar mas aqui o DX12 é simplesmente uma desgraça. Ia claramente a pensar que ao contrário do DX11 no 12 ia ter melhor performance em tudo mas capa-me á força toda. Acho que vou mesmo fazer a 2º run a DX11. Não estou a ver futuros updates a fazerem assim tantos milagres ao ponto de aquilo voltar a ser jogável.
 
Última edição:
If you wish to roll back The Witcher 3 next-gen update on Steam, then you’ll need to follow the simple instructions outlined below:

  • Launch Steam from your desktop.
  • Locate The Witcher 3 in your library
  • Right-click the game and select “Properties”.
  • Click on Beta and choose the “Classic” option from the dropdown menu.
If done correctly, your copy of The Witcher 3 should revert back to the original patch and enable you to play without encountering any performance issues. Of course, if you wish to play the next-gen update in the future, then you’ll need to simply revert the changes above.
 

O que foi dito aqui faz-me sentido.
Ontem estive aqui a fazer mais uns test runs, e começei a testar settings inferiores a high, testei medium e até mesmo low (excluindo as texturas) e começei logo a achar estranho que os graficos continuavam a aguentarem-se muito bem, segundo o Alex, o ultra (non +) já não tem os mesmos valores que antigo Ultra, e agora é melhor.

Também vi nos comentários no video de quem já conhece os .ini files do jogo dizer que o foliage distance antigo do Ultra era 2400, e agora com o novo update, o medium é que tem o valor dos 2400.
Não sei ao certo em quais mais settings é que eles mexeram, mas nos meus testes mesmo a medio, tive a impressão ou placebo que estaria melhor, incluindo as sombras, mas sem conseguir comparar, pode ser mesmo só isso, placebo.

Sou da opinião que não deviam ter mexido nas settings já existentes, havia pessoas que hoje estariam a correr o jogo no low e com framerates baixos e com este novo update, simplesmente já não conseguem, mesmo a DX11, deviam ter mexido apenas no Ultra+.

PS: Penso que este video refere-se à versão 4.0, já houve um hotfix que melhorou um bom bocado o CPU bottleneck em DX12, mas não sei se foi muito se pouco.
 
@Ansatsu Não, ele não tem dito outra coisa que é que vai de férias e disse que não tinha tempo.
Mas mostrou que a implementação de DX12 está uma bela bosta, que o jogo é CPU Bound em DX12 com RT, não sei se já fez a cobertura com o hotfix senão que pelos benchs que por ai vi espalhados melhorou o cpu usage do jogo, mas ainda assim, fiz runs por curiosidade em novigrad (Pus o jogo no minimo), tenho muito menos bottleneck em DX11 do que em DX12, por isso vou optar por DX11 daqui em diante, alias chego a cair dos 60 FPS por 1 ou 2 segundos em DX12 com o meu CPU lol.

Também há alguns problemas de shader compilation, mas poucos, camera bugada, e as sombras RT tem problemas.
Hoje também vi a weekly que eles fazem e ele mencionou uma coisa que não mencionou no video que é que o RT no PC tem uma precisão acima do que as consolas oferecem, nós não temos opções de low,medio ou high para RT, só temos ON ou OFF ou seja somos obrigados a ter um RT acima das consolas.

Outra coisa que ele não falou, mas eu eu ouvi falar (não tenho evidências ainda, se tiver errado depois corrigo), as consolas não tem os packs todos de RT, nós aqui temos o RTGI, e só depois podemos ativar os RT reflections, RT Shadows e RT AO, acho que a consola segundo percebi não usa isto tudo, acho que só usava RTGI e talvez RT reflections.
 
Ok, então a DF fez a cobertura das consolas, está ali uma valente m****, crashes e tal.

Por exemplo, PS5 e XBox Series X no modo RT
Têm acesso a RTGI e RTAO (not bad), as resoluções são dinamicas de 1080P a 1440P.
O performance mode não usa RT, usa SSR a high, e as resoluções vão de 1080P a 4K dependendo do load.
O performance é um desastre no RT Mode sempre abaixo dos 30, entre os 25 e 30FPS
No performance mode 60 FPS colados, às vezes em novigrad 50-60 FPS.

RT é muito fixe e tal mas diria que continua a ser algo de nicho e com muitos problemas ainda, não só no witcher 3, basta ver o Callisto Protocol, vejo com muito melhores olhos o software RT do Lumen e o software RT reflections do Mafia Definitive Edition do que FULL ON RT.
 
Ok, então a DF fez a cobertura das consolas, está ali uma valente m****, crashes e tal.

Por exemplo, PS5 e XBox Series X no modo RT
Têm acesso a RTGI e RTAO (not bad), as resoluções são dinamicas de 1080P a 1440P.
O performance mode não usa RT, usa SSR a high, e as resoluções vão de 1080P a 4K dependendo do load.
O performance é um desastre no RT Mode sempre abaixo dos 30, entre os 25 e 30FPS
No performance mode 60 FPS colados, às vezes em novigrad 50-60 FPS.

RT é muito fixe e tal mas diria que continua a ser algo de nicho e com muitos problemas ainda, não só no witcher 3, basta ver o Callisto Protocol, vejo com muito melhores olhos o software RT do Lumen e o software RT reflections do Mafia Definitive Edition do que FULL ON RT.

Realidade da situacao é que AMD e ray tracing,pelo menos para agora,nao combina. É um jogo que a Nvidia joga sozinha.
 
@RuiBK Acho que podes dizer isso em relação à gen das consolas, mas não podes dizer isso em relação à serie 7000 quando o RT está ao nivel da GEN anterior da Nvidia, ou seja, é pior mas não é inválida.

Anyway, isso não invalida o facto de se lançar um jogo neste estado nas consolas, não aguenta RT nos moldes atuais, não se mete, ou pelo menos optmizem como aconteceu com o spider man ou no Metro Exodus, entregar um jogo assim não é válido!
 

The Witcher 3 PC Update December 22 Patch Notes​

We’ve released another hotfix for The Witcher 3: Wild Hunt on PC. On top of further overall stability improvements it also introduces a number of fixes, including:

  • fixes to photo mode,
  • fixes to the Arabic language in the game,
  • fix to the bug with toxicity stuck at max level,
  • Steam Deck improvements,
  • and more.
The game version won’t change.
 
Back
Topo