Router MEO FiberGateway Wi-Fi 6

Bom dia,

No processo de renovação que tenho em curso, consegui a troca sem custos do Fibergateway "normal", que já tenho há uns anos, para o Fibergateway 6.

Apesar de estar satisfeito com o que tenho atualmente, estou a trabalhar numa divisão que não a sala, a uns 8m do router e com uma parede pelo meio, pelo que só consigo velocidades de download de ~120/150 e de upload de ~80/100.

Acham que fiz bem insistir na troca, e será que na prática ficarei a ganhar alguma coisa? Ou, pelo contrário, será irrelevante?

É que tenho um bocado aquela máxima de que "em equipa que ganha não se mexe", e tenho receio de querer o mais recente e na prática ficar pior servido.

Para já, ainda estou a tempo de voltar atrás.

Obrigado
 
Bom dia,

No processo de renovação que tenho em curso, consegui a troca sem custos do Fibergateway "normal", que já tenho há uns anos, para o Fibergateway 6.

Apesar de estar satisfeito com o que tenho atualmente, estou a trabalhar numa divisão que não a sala, a uns 8m do router e com uma parede pelo meio, pelo que só consigo velocidades de download de ~120/150 e de upload de ~80/100.

Acham que fiz bem insistir na troca, e será que na prática ficarei a ganhar alguma coisa? Ou, pelo contrário, será irrelevante?

É que tenho um bocado aquela máxima de que "em equipa que ganha não se mexe", e tenho receio de querer o mais recente e na prática ficar pior servido.

Para já, ainda estou a tempo de voltar atrás.

Obrigado
Se for o GR141DG tudo bem, se for o GR141IG eu recusava.
 
Na minha renovação tambem foi oferecido o Fibergatway 6.
Quarta-feira veio o técnico instalar o Fibergatway 6. Fiz uns testes enquanto ele tomava um sumo.
Disse para deixar o Fibergatway 5 , que tinha muito mas rede .
 
Na minha renovação tambem foi oferecido o Fibergatway 6.
Quarta-feira veio o técnico instalar o Fibergatway 6. Fiz uns testes enquanto ele tomava um sumo.
Disse para deixar o Fibergatway 5 , que tinha muito mas rede .
Oh porra, é assim tão mau?

No meu caso até fui eu que insisti e acabei por conseguir a oferta, mas se assim for, fica cá o 5
 
Oh porra, é assim tão mau?

No meu caso até fui eu que insisti e acabei por conseguir a oferta, mas se assim for, fica cá o 5
Eu no meu nao tive qualquer problema , tenho agora o 6 , e anteriomente tinha o 5 , como tenho a casa toda coberta com AP , preferi o 6 que a coneção entre aos AP e o Router é mais rapida , e assim garante mais velocidade geral em toda a casa.
 
Acabou de sair agora o técnico daqui, trocou o FGW Wifi5 pelo novo "IG" e ao lado do router com as mesmas configurações (Banda e Canal) não cosnigo metade da velocidade.
Ainda vou testar por cabo a ver se é alguma ativação pendente da parte deles para os 500mbps, mas se não for que bela caca de router.

EDIT: Afinal erro meu, tinha tudo ligado a 2.4GHz não sei porquê.
Em 5GHz já consigo as velocidades contratadas por WIFI (500 MBPS).

Vantagens face ao FGW WiFi 5:

- Wifi 5GHz já dá para configurar a 160 MHz, o fgw5 deixou de dar não sei porquê.
- WPA3-SAE
- Supostamente, menor consumo energético
- Supostamente, maior estabilidade

Continua a faltar algo muito importante que a concorrência permite: deixar mudar os DNSs!! Não percebo porque a MEO é a única que não permite alterá-los no router
 
Última edição:
Acabou de sair agora o técnico daqui, trocou o FGW Wifi5 pelo novo "IG" e ao lado do router com as mesmas configurações (Banda e Canal) não cosnigo metade da velocidade.
Ainda vou testar por cabo a ver se é alguma ativação pendente da parte deles para os 500mbps, mas se não for que bela caca de router.

EDIT: Afinal erro meu, tinha tudo ligado a 2.4GHz não sei porquê.
Em 5GHz já consigo as velocidades contratadas por WIFI (500 MBPS).

Vantagens face ao FGW WiFi 5:

- Wifi 5GHz já dá para configurar a 160 MHz, o fgw5 deixou de dar não sei porquê.
- WPA3-SAE
- Supostamente, menor consumo energético
- Supostamente, maior estabilidade

Continua a faltar algo muito importante que a concorrência permite: deixar mudar os DNSs!! Não percebo porque a MEO é a única que não permite alterá-los no router
Teste o alcance da 2.4Ghz
 
O meu problema de ficar sem rede nem é do router, mas dos equipamentos.

Por mais que me afaste do router eles ficam sempre em 5ghz até ficar sem sinal, nunca passam para 2,4.

Seja iPhone, seja android, seja iPad, seja tablet android, todos mantêm esse comportamento.

A solução seria separar as duas redes mas assim teria de estar sempre a mudar manualmente.

Como tenho dados ilimitados acabo por resolver essa questão ligado os dados móveis dentro de casa quando perco o sinal WiFi, já experimentei o extensor que me foi oferecido mas não resolve o problema.
 
Não tenho esse problema, quando vou para o exterior de casa a rede 5GHz fica logo muito fraca, passando logo para 2.4 Ghz.
Só testei em iPhone (11 Pro Max e XS), a ver se testo no android.
Toda a via, essa gestão não é feita pelos dispositivos? Ou é feita pelo router?

EDIT:

Teste feito por Wifi AC num Elitebook 840 (intel AC -8265)
 
Última edição:
Não tenho esse problema, quando vou para o exterior de casa a rede 5GHz fica logo muito fraca, passando logo para 2.4 Ghz.
Só testei em iPhone (11 Pro Max e XS), a ver se testo no android.
Toda a via, essa gestão não é feita pelos dispositivos? Ou é feita pelo router?

EDIT:

Teste feito por Wifi AC num Elitebook 840 (intel AC -8265)
Eu tenho o fibergatway mais recente, o v2 e por wifi consigo velocidades de 940Mbps com o meu phone oppo reno6; testes no speedtest da vodafone
 
Tenho um Meo Fiber Gateway GR241AG com dois extensores Meo Smart WIFi, um D2260G e D2150G. Os dois extensores estão ligados por cabo Ethernet ao router, no entanto, um dos do extensores está a usar WiFi em vez de usar o cabo Ethernet. O cabo tem rede (testei com o laptop), e a luz da porta do extensor está acesa.

Já voltei a adicionar o extensor usando a aplicação, dizendo que quero usar Ethernet, mas continua a ligar-se com WiFi... Já fiz este procedimento várias vezes, mas contínua igual...

Alguém tem uma ideia de como forçar este extensor em usar ethernet, em vez usar WiFI como link entre o extensor e router?
 
Tenho um Meo Fiber Gateway GR241AG com dois extensores Meo Smart WIFi, um D2260G e D2150G. Os dois extensores estão ligados por cabo Ethernet ao router, no entanto, um dos do extensores está a usar WiFi em vez de usar o cabo Ethernet. O cabo tem rede (testei com o laptop), e a luz da porta do extensor está acesa.

Já voltei a adicionar o extensor usando a aplicação, dizendo que quero usar Ethernet, mas continua a ligar-se com WiFi... Já fiz este procedimento várias vezes, mas contínua igual...

Alguém tem uma ideia de como forçar este extensor em usar ethernet, em vez usar WiFI como link entre o extensor e router?
porque dizes que está a usar Wi-Fi para o link?
 
Tenho um Meo Fiber Gateway GR241AG com dois extensores Meo Smart WIFi, um D2260G e D2150G. Os dois extensores estão ligados por cabo Ethernet ao router, no entanto, um dos do extensores está a usar WiFi em vez de usar o cabo Ethernet. O cabo tem rede (testei com o laptop), e a luz da porta do extensor está acesa.

Já voltei a adicionar o extensor usando a aplicação, dizendo que quero usar Ethernet, mas continua a ligar-se com WiFi... Já fiz este procedimento várias vezes, mas contínua igual...

Alguém tem uma ideia de como forçar este extensor em usar ethernet, em vez usar WiFI como link entre o extensor e router?
Faz um reset ao extensor e configura novamente
 
E porque dizes que a ligação está por wi-fi?
Aparece listado nos dispositivos na secção Wi-Fi do router.
Para além disso, se tiver o laptop ligado a esse extensor, as velocidades que consigo são significativamente menores. E se tirar o cabo de rede continua a funcionar...

Edit: tou a pensar levá-lo para um local onde a wifi seja muito fraca ou inexistente e voltar a adicioná-lo. Pode ser que assim dê.
 
Aparece listado nos dispositivos na secção Wi-Fi do router.
Para além disso, se tiver o laptop ligado a esse extensor, as velocidades que consigo são significativamente menores. E se tirar o cabo de rede continua a funcionar...

Edit: tou a pensar levá-lo para um local onde a wifi seja muito fraca ou inexistente e voltar a adicioná-lo. Pode ser que assim dê.
Ele vai aparecer sempre ligado por Wi-Fi. que velocidades consegues com o PC ligado por cabo ao extender?
Mesmo por cabo ele estalece a ligação por Wi-Fi, mas o tráfego só passa por lá se ficar sem link por cabo.
 
Back
Topo