Técnica Fotografia Macro em MFT

1:1 em MFT é mais do que 1:1 em APS-C, que por sua vez é mais do que 1:1 em FF.
Em MFT, um bicho com 14mm enche-te a frame, em APS-C já precisas de um bicho de 24mm e em FF precisas de um de 35mm.

Estas a confundir "magnificação" com "cobertura da frame". A magnificação não depende do tamanho do sensor. 1:1 é 1:1 seja em MFT, APS-C ou FF.
 
A questão é que ao passares da D7200 (APS-C, 24 MPix) para uma GX80/E-M5 (m43, 16 MPix) ficas praticamente na mesma em termos de macro, porque na D7200 podias cropar 16 MP dos 24 MP e obter uma imagem praticamente igual.

Com uma MFT de 24 MP a história já seria outra...
 
Sim...
Eu sei bem que na D7200 conseguia croppar mais (sinto isso).
Mesmo com a GX8 (20 Mpx) tinha ali uma maior margem de manobra, em relação à G80 (não é GX80 - essa é uma menina a comparar com a minha) :P

Mas a comparar com uma FF, a diferença já é considerável.

Cumps
 
Não uses Raynox numa 30mm :D
A distância de trabalho torna-se minúscula (ainda mais).
O que é aproximar-se de lentes macros superiores? A magnificação é a mesma (1:1) - muda a qualidade do vidro e a distância de trabalho (entre outras coisas).

Cumps
 
Sim. Raynox vai bem numa tele (eu usava muito na 70-200, a 200mm, para grandes magnificações).

Mas, para mim, não substitui uma lente macro a sério.
Para além do mais, apesar de ser um vidro bom no centro, ficas com aberrações e distorções nas bordas.

Dito isto, ainda hoje andei a fotografar com a lente macro improvisada, com o raynox à frente. Dá para desenrascar :)

Cumps
 
Penso que isso é a distância mínima de focagem (distância entre o sujeito e o plano do sensor).

A distância de trabalho é a distância entre sujeito e a frente da objetiva.

Para o dia a dia, o segundo número é muito mais importante que o primeiro. Mas o fabricantes teimam em mencionar só o primeiro.
 
Pois. A distância de trabalho dos fabricantes é do sensor ao motivo :)
Mas é fácil. É retirar o comprimento da lente à distância anunciada :D

Mas essa 30mm deve ser curtinha.
A 60mm tem uma distância de trabalho que não é má de todo, até porque a lente não tem barril extensível quando se foca (fica sempre com o mesmo comprimento).
A tokina estendia quase para o dobro.

Cumps
 
Back
Topo