Técnica Fotografia Macro em MFT

MylleZ

Power Member
Flashes para este sistema é que não me parece ser assim tão versátil...
O Nissin i40 é giro e tal, mas às vezes falha (deixa de disparar) e não me parece que tenha a potência anunciada. As minhas macros estão a sair muito escuras.

Por isso comprei um Metz AF-52 (tive para comprar um AF-64, mas é enorme mesmo).
Pelas reviews parece bom, e faz tudo o que fazem os "grandes".
Depois deixo feed.

Cumps
 
O Nissin i40 é giro e tal, mas às vezes falha (deixa de disparar) e não me parece que tenha a potência anunciada. As minhas macros estão a sair muito escuras.

- Flash não dispara: baterias fracas que não permitem que o flash carregue ou mau contacto com a sapata

- Falta de potência: "User error". Acho impossível um flash não ter potência suficiente para fotos em macro...
 
Emanuel a Olympus não tem um flash dedicado a macro?
Já viste quanto custa?!
E eu não gosto muito de flashes anelares.

- Flash não dispara: baterias fracas que não permitem que o flash carregue ou mau contacto com a sapata

- Falta de potência: "User error". Acho impossível um flash não ter potência suficiente para fotos em macro...
Uso exactamente o mesmo setup que usava na D7200, a nível de difusão).

Com a D7200 + sb700 até tinha que descer a potência do flash.
Com o Nissin, no mato, na potência maxima, fico com fotos escuras.
Dentro de casa já melhora, mas tenho que o usar sempre perto da potência máxima.

Já tentei tudo e mais alguma coisa.
O sistema de difusão retira muita luz, para a manter mais uniforme. Não é "user error"...

Vou testar o flash novo e entretanto mantenho também o Nissin.
Mas se o Nissin continuar com problemas, lá terá que ir para a garantia...

Se mesmo com o Metz continuar a ter fotos underexposed, em macro, tenho que mudar o meu sistema de difusão (este que uso agora agrada-me e levou algum tempo a "aperfeiçoar").

Cumps
 
Sim.
Já testei em variadas posições.
Eu tenho outro flash, mais fraco, que é virtualmente a mesma coisa em termos de potência (quando deveria ser consideravelmente mais fraco).

Eu admito que em situações normais não me afecta minimamente, mas em macro sim.

E o pessoal pensa que em macro pouca potência chega - e em teoria chega, mas na pratica, e depois de uma boa difusão da luz, perdes a potência toda.

Os flashes anelares têm pouca potência porque estão ali mesmo em cima do objecto, mas para difundir a luz de um flash anelar é muito mais trabalhoso :)

Eu queria manter o mesmo esquema que tinha com o SB-700 (que não é o flash mais potente do mundo, mas que servia mais do que bem para macro).

Cumps

Edit: a única diferença é que agora uso pilhas recarregáveis - mas já testei com dois conjuntos diferentes, totalmente recarregadas.
Pode ser isso também.
 
Já testei em variadas posições.

16, 24 e 105mm?

a única diferença é que agora uso pilhas recarregáveis - mas já testei com dois conjuntos diferentes, totalmente recarregadas

As pilhas não afetam a potência, só o tempo de reciclagem (claro que se as pilhas não tiverem carga suficiente, o flash nunca chegará a reciclar completamente e depois isso irá afetar a potência).

Os flashes anelares têm pouca potência porque estão ali mesmo em cima do objecto, mas para difundir a luz de um flash anelar é muito mais trabalhoso

Estar tão perto também beneficia a difusão.

Em todo caso, sem saber o esquema de difusão que estas a usar é difícil saber o que está a falhar ou se é defeito mesmo do flash (o que na Nissin também não seria surpresa nenhuma).
 
@MylleZ tenta aproximar mais o flash/difusor da frente da lente, usa um bracket se for necessário. Senão sobe o ISO um stop e podes cortar a potencia do flash para metade...
 
É assim o meu setup.

nj6aC71.jpg


Flash na sapata, difusor rectangular e duas folhas de papel normal.
Como está na imagem.

Antes usava sem as folhas, e cheguei a usar fora da câmara, mas tenho mais controlo com ele em cima da sapata (no sentido em que não ando a espantar os bichos por causa do difusor a bater nas ramagens).

Sem as folhas produzia uma luz muito dura.
26620422380_ac080e8270_b.jpg


Com as folhas melhorou a distribuição da luz (este bicho é mesmo muito reflector).
26963793446_c2c50023cb_b.jpg


Neste momento, com o Nissin, a distribuíção de luz é semelhante, mas não consigo expor como quero - fico sempre cerca de 1 stop abaixo do que quero.
E depois tenho que puxar bastante na edição (e estes sensores mais pequenos não gostam tanto disso :D

bM5KMA4.jpg


Não é muito grave, mas eu em macro gosto sempre de ter até um bocadinho de luz a mais.
Não entendo é como no SB-700 até tinha que baixar a compensação em cerca de 1 stop, e neste nissin nem com a potência máxima lá chego.

Cumps
 
duas folhas de papel normal

Ouch... não estranha que fiques com pouca potência... Porque duas e não apenas uma? Não me parece que altere em nada a qualidade da luz, apenas a quantidade (para pior).

Tens certeza que o papel que estás a usar agora é exatamente o mesmo que usavas com o SB-700?

Por outro lado, convinha ver como é que transferiste este setup para uma m43 com o Nissin, pois é um sistema muito mais pequeno e não deve ser fácil conseguir as mesmas distâncias e ângulos de incidência.

Tentaria abandonar por completo as folhas de papel e aproximar mais a superfície da softbox ao sujeito. Mas para isso terias de deixar de usar o flash montado na sapata. Tipo assim:

thumb-1394649738260-nikon_sb_600___softbox_front.jpg


Claro que isto já não se consegue com o flash montado na sapata... Em alternativa, usar uma softbox maior ou mais comprida. A tua é de quanto por quanto?
 
é isso, aproxima mais o flash com o bracket e diminui a quantidade de papel. Em macro uso ISO400 1/200 f/7.1 a 11, e ajusto a potencia do flash até obter a exposição correta. geralmente fico sempre abaixo dos 1/16 de potencia do flash
 
Eu sei que quanto mais perto do objecto, melhor a difusão.
O problema é que fica perto demais dos bichos, dos ramos, e do que esteja à frente...

E eu já testei de muitas formas e feitios e acabo sempre por voltar à difusão como na imagem que meti acima.
Eu tenho um bracket para usar o flash fora da máquina.

31714153223_9a0d3ec417_b.jpg


Mas a luz fica muito direccionada...
É algo que tenho que explorar.

A minha indignação vem apenas de não conseguir (para já) usar o mesmo sistema que usava com o Nikon SB700.
O Metz chega amanhã - vamos ver como se safa.

Subindo o ISO o "problema" desaparece, mas eu em Macro quero o máximo de detalhe possível, e isso implica usar o ISO mais baixo possível.

Hoje fiz esta, a ISO 400, mas eu quero essa luz a ISO 100 :P (eu sei que sou picuinhas)...

32606150803_9c1bb5c295_b.jpg


Cumps
 
a iso 100 precisas de uma flashada 4x mais potente, depois admiraste que os bichos fogem :)

Eu acho ISO 400 perfeitamente aceitável a nivel de ruido, mas tira 2 fotos, faz PP e resize para este tamanho que acabas de partilhar e vê se consegues notar diferenças :)

E tens a vantagem de conseguir tirar meia duzia de fotos sem o flash parar para recycle, em animais vivos é muito comum teres de disparar várias e aproveitar a que ficar melhor...
 
Pois, mas a questão é mesmo essa.
Mesmo a ISO 400 o flash tem que estar a uma potência elevada, quando na Nikon, a ISO 100, estava sempre numa potência mais baixa.

Às vezes também tinha que subir o ISO, mas na maior parte das situações safava-me entre ISO 100 e 200.

Cumps
 
Entre f/5.6 e f/8.
Gosto de andar mais para f/8, apesar de não ser muito seguro em alguns casos - por isso, ando a experimentar em f/7.1 (na Nikon andava sempre entre f/8 e f/11).

Em MFT o DOF aumenta, mas a magnificação também, por isso acaba por ir dar ao mesmo :p

Cumps
 
1:1 em MFT é mais do que 1:1 em APS-C, que por sua vez é mais do que 1:1 em FF.
Em MFT, um bicho com 14mm enche-te a frame, em APS-C já precisas de um bicho de 24mm e em FF precisas de um de 35mm.

Entretanto o Metz chegou há bocado.
Já fiz uns testes e, para já, confirma-se o que eu dizia :P (e ainda bem).

Estou a conseguir muito mais luz com ISOs base (100 e 200) e sem puxar pelo flash.

33283591442_d6bfee4579_b.jpg


33283590592_d454dbf612_b.jpg


33398489586_a40391c68f_b.jpg


33283588692_cde4549f3a_b.jpg


E "no mato" (exterior), mesmo estando mais afastado por causa dos ramos e tal, a luz chegou lá (menos bem trabalhada, mais dura um bocado, mas chegou) :)
33056023260_b249ef3a90_b.jpg


A ver se este fim de semana apanho mais bichos :D

Cumps
 
Back
Topo