Discussão Digitalização de Cassetes de Vídeo (todos os formatos)

Continua a ser uma das minhas threads favoritas aqui no fórum. agradeço ao @pumabr pela disponibilidade e qualidade dos esclarecimentos. Já muito tarde tive a oportunidade de adquirir uma handycam, a pretexto do casamento, mas sempre fui um apaixonado pelo vídeo e sua história. Felizmente, na altura, em 2001, já decidi dar mais uns trocos e comprar uma sony digital 8 com o consequente investimento em cada cassete (25/30€). as hi8 e video 8 eram mais baratas. mas agora passados estes anos valeu bem a pena na sua digitalização. tenho pena que muitas VHS tenham ganhado bolor e ao olhar para aquilo as tenha destruído. Se calhar ainda tinha aproveitado qualquer coisa.
 
É esse o valor das cassetes! Não é pelas cassetes em si mas sim pelos conteúdos que nelas foram gravados há 10, 20, 30 ou mesmo mais anos. Com o tempo temos a tendência de esquecer e desvalorizar o que lá se encontra gravado, muitas vezes até porque esquecem do que lá se encontra...até ao dia em que revém aqueles conteúdos que trazem tantas recordações e melancolia!
Outro exemplo é esse que disseste, o valor do investimento feito no passado ter se repercutido no presente. A qualidade paga-se mas costuma compensar.
Sobre as cassetes VHS, infelizmente quando estas eram populares, havia o mito de que se elas ficassem contaminadas com fungos, nada poderia ser feito para recuperá-las. Quantas memórias já foram jogadas fora por causa desse mito...são coisas que se perdem para sempre e que muitas vezes têm um valor inestimável.
 
Por vezes a sequência de ligação dos equipamentos influencia na detecção dos mesmos. Experimenta por exemplo ter a câmara ON e reinicia o computador. Se não funcionar, experimenta ao contrário, ter a câmara OFF mas ligada ao computador, e só ligá-la já com o iMovie aberto. É uma questão de experimentar todas as combinações de possibilidades para ver se alguma resulta.
 
Viva, queria só aqui reportar que finalmente tive tempo (e vontade) de passar um grande grupo de cassetes com cerca de 20 a 30 anos, umas vídeo 8 outras mini DV. Resumindo foram cerca de meia centena de cassetes com belos momentos da vida da família. Passei tudo para um disco rígido (300gb no total). Agora há que fazer algum trabalho de edição e decidir em que suporte (DVD, blu-ray, HDD) guardar. Que seja fiável e durável. Cump.
 
olá, estou numa situação semelhante. Pode partilhar os cabos que acabou por comprar? Obrigada!

Cabo FireWire 800 para 400
2WkBcZA.png


Apple Adaptador Thunderbolt/FireWire
jlOq8YD.png


@lagartoriscado correu bem, já converti tudo o que queria :)
 
Estou a tentar passar umas cassetes VHS para o PC, comprei este produto na Amazon mas reparei que ao fazer a captura do vídeo de poucos em poucos segundo tenho um "salto" na imagem, a imagem treme normalmente para os lados.
Ao fazer umas pesquisas encontrei uns quantos com o mesmo problema em que normalmente é recomendado um TBC - Time Base Corrector só que é material demasiado caro e difícil de encontrar.
Será isto mesmo necessário ou será o meu produto de conversão que é de baixa qualidade?
Nota que ao visualizar a cassete na TV isto não acontece só mesmo através da captura.
@pumabr será que podes dar uma ajuda?

O leitor VHS é um ELBE EB 3200.
 
Última edição:
Estou a tentar passar umas cassetes VHS para o PC, comprei este produto na Amazon mas reparei que ao fazer a captura do vídeo de poucos em poucos segundo tenho um "salto" na imagem, a imagem treme normalmente para os lados.
Ao fazer umas pesquisas encontrei uns quantos com o mesmo problema em que normalmente é recomendado um TBC - Time Base Corrector só que é material demasiado caro e difícil de encontrar.
Será isto mesmo necessário ou será o meu produto de conversão que é de baixa qualidade?
Nota que ao visualizar a cassete na TV isto não acontece só mesmo através da captura.
@pumabr será que podes dar uma ajuda?
Provavelmente o @pumabr vai responder que o aparelho não será da melhor qualidade. Mas certamente vai tentar ajudar. Acho que podias desde já dizer que equipamentos estás a utilizar.
 
Sim, o leitor de VHS, o computador, quais a entradas que o computador tem, tudo isso faz diferença.

Se ainda o não fizeste, podes dar uma olhadela lá mais para trás onde o @pumabr transmite bastante informação. É uma leitura interessante e útil.

No meu caso foi passar de uma camcorder da sony para um macbook com um cabo firewire. Foi trabalhoso (um mês - uma cassete por dia) mas era um procedimento simples. Em windows há muitas maneiras de fazer. Cheguei a fazer um procedimento idêntico num pc através do velhinho moviemaker.
 
@Moutinho8 Esse leitor VHS parece ser raro porque não encontrei nada sobre ele numa pesquisa rápida no Google. Contudo se ao ligá-lo diretamente na TV, a imagem fica estável, então o problema não está no leitor. A pen da Amazon é que deve ser a fonte do problema. Eu nunca recomendo essas pens porque na grande maioria são de muito baixa qualidade. Tanto o hardware como o software...que costuma ser péssimo. Algumas dessas pen's permitem usar outro programa para captura de vídeo. Se o problema for do programa que veio de origem, isso pode resolver a situação.
 
@Moutinho8 Esse leitor VHS parece ser raro porque não encontrei nada sobre ele numa pesquisa rápida no Google. Contudo se ao ligá-lo diretamente na TV, a imagem fica estável, então o problema não está no leitor. A pen da Amazon é que deve ser a fonte do problema. Eu nunca recomendo essas pens porque na grande maioria são de muito baixa qualidade. Tanto o hardware como o software...que costuma ser péssimo. Algumas dessas pen's permitem usar outro programa para captura de vídeo. Se o problema for do programa que veio de origem, isso pode resolver a situação.

Já tentei com outro programa e o resultado é o mesmo.
Estou a fazer com um cabo scart será que com um S-Video o resultado poderá ser melhor?
O que recomendas de forma a fazer isto "Home Made"?
 
Consegues ligar outra fonte de vídeo a essa placa? Duvido que seja problema da fonte (VCR) mas seria para excluir essa dúvida.
Os decks gravadores de DVD com HDD incorporado são a melhor opção porque alguns deles têm até um circuito TBC incorporado que ajuda em algumas falhas da imagem saída do VCR. Tendo hardware de qualidade na digitalização assegura-se a melhor conversão do sinal para digital. Também permite fazer a edição de forma fácil. O problema poderá ser a exportação dos vídeos porque só há uma forma de o fazer, que é gravando os vídeos num DVD e depois copiar/converter esse conteúdo num computador. Os melhores decks que foram feitos eram da Pioneer e da Panasonic...o problema é encontrar equipamentos desses e o custo que podem ter...além de que muitos dos que estão à venda por aí têm a drive de DVD danificada e logo não será possível exportar os vídeos (nem dá para trocar essa drive por uma genérica nova).
Sobre pen's, como eu não uso esse tipo de equipamentos, não tenho muito como recomendar. Além de que a esmagadora maioria do que há à venda é de marca branca...mas havia uma marca com bons equipamentos, chamada Dazzle.
Ah, e sim, com S-video será sempre melhor do que com Scart. Com o último, regra-geral o sinal é enviado em vídeo composto, que é inferior ao S-video.
 
Consegues ligar outra fonte de vídeo a essa placa? Duvido que seja problema da fonte (VCR) mas seria para excluir essa dúvida.
Os decks gravadores de DVD com HDD incorporado são a melhor opção porque alguns deles têm até um circuito TBC incorporado que ajuda em algumas falhas da imagem saída do VCR. Tendo hardware de qualidade na digitalização assegura-se a melhor conversão do sinal para digital. Também permite fazer a edição de forma fácil. O problema poderá ser a exportação dos vídeos porque só há uma forma de o fazer, que é gravando os vídeos num DVD e depois copiar/converter esse conteúdo num computador. Os melhores decks que foram feitos eram da Pioneer e da Panasonic...o problema é encontrar equipamentos desses e o custo que podem ter...além de que muitos dos que estão à venda por aí têm a drive de DVD danificada e logo não será possível exportar os vídeos (nem dá para trocar essa drive por uma genérica nova).
Sobre pen's, como eu não uso esse tipo de equipamentos, não tenho muito como recomendar. Além de que a esmagadora maioria do que há à venda é de marca branca...mas havia uma marca com bons equipamentos, chamada Dazzle.
Ah, e sim, com S-video será sempre melhor do que com Scart. Com o último, regra-geral o sinal é enviado em vídeo composto, que é inferior ao S-video.

Arranjar outra fonte de vídeo vai ser complicado já andei a ver em lojas 2ª mão da zona e nada.
Esta pen até não foi das mais baratas e escolhi uma das com melhor review na Amazon.
Vou tentar em outro pc depois com um S-video e finalmente com uma pen Dazzle antes de desistir por completo.
 
Back
Topo