Discussão Digitalização de Cassetes de Vídeo (todos os formatos)

Olá a todos.

Eu tenho cassetes MiniDV e tenho câmara de filmar a funcionar que reproduz algumas das cassetes. Acontece que algumas estão com bolor e não quero danificar a máquina. Seria possível limpar estas cassetes e recuperá-las? Vi que falaram de cassetes de limpeza, mas haveria alguma forma de as recuperar, mesmo q mais cara?

Para gravar este conteúdo em DVD's, qual seria a melhor opção com a câmara ainda funcional?
 
É muito raro as cassetes MiniDV ficarem contaminadas por fungos porque foram das últimas a serem produzidas e estas já vinham com um aditivo antifúgico na fita...mas pronto, isso dependia do fabricante das cassetes.Infelizmente, pela minha experiência, são poucas as cassetes MiniDV que dão para limpar os fungos. Temos aqui diversos fatores contra: a fita é muito fina e estreita, logo frágil. Como a fita normalmente contém o tal aditivo antifúgico, quando surgem fungos nela, é porque foi contaminada por alguma estirpe resistente ao tal aditivo, e muitas vezes estes fungos são mais agressivos para a fita, ficando mesmo incrustados nesta. Por fim, as cassetes MiniDV são gravadas com dados digitais numa muito alta densidade na fita, o que significa que uma pequena falha na leitura dos dados lá gravados representa muita informação perdida. E no digital é assim, temos toda a informação sem falhas ou perdemos tudo... Resumindo, só mesmo testando a limpeza para ver se é possível recuperar algum conteúdo dessas cassetes.

A melhor opção para gravar os conteúdos presentes nas cassetes que não apresentam problemas de leitura será através da ligação da câmara ao computador. Na maior parte dos casos essa ligação é feita através do terminal firewire, mas algumas câmaras permitiam também ligar por USB. Temos aqui dois problemas: há muito que não são produzidos computadores com entradas firewire e não existem adaptadores/conversores desse terminal para USB. Existe é umas placas PCI que têm essa entrada. Usar o terminal USB tem outro problema, que é ser necessário usar o software de transferência da própria câmara. Este costumava vir num CD junto com a câmara...mas essas programas muitas vezes eram compatíveis apenas com o Windows XP.
 
Um berbicacho, portanto. Não me adiantei na ajuda porque efetivamente me parecia algo complicado. Como descrevi lá mais para trás, passei as minhas Digital 8 por FireWire para o meu MacBook Pro 13” Mid 2012, o último modelo Apple a ter aquela entrada.
 
Estou a ver que tenho uma tarefa árdua em mãos. E sem ser por computador, consigo com um gravador de DVD possívelmente, mas tb não vai ser fácil de arranjar.
 
Pois, mesmo os gravadores de DVD deixaram de ser fabricados há muito. Só mesmo no mercado de segunda mão...e é preciso confirmar se de facto a drive de DVD está a funcionar, porque senão acabas por digitalizar as cassetes para o HDD interno do aparelho mas depois não terás como tirar os vídeos de lá.
 
Eu tenho um gravador de dvd e avariou. Vou ver se o conserto vale a pena, mas está bastante caro pela limitação de stock.
Na verdade, tenho alguns dvd já gravados mas na altura não os fechei e agora nem todos os leitores os leem. Haveria maneira de resolver isso?
 
Olá a todos.

Eu tenho cassetes MiniDV e tenho câmara de filmar a funcionar que reproduz algumas das cassetes. Acontece que algumas estão com bolor e não quero danificar a máquina. Seria possível limpar estas cassetes e recuperá-las? Vi que falaram de cassetes de limpeza, mas haveria alguma forma de as recuperar, mesmo q mais cara?

Para gravar este conteúdo em DVD's, qual seria a melhor opção com a câmara ainda funcional?
Boa noite. Se estivesse no teu lugar, passava as cassetes em bom estado em 1º lugar e preferencialmente por marca. Imagina que tens cassetes Sony, Maxell, TDK, etc. Passas em 1º lugar as Sony - cassete de limpeza - 2º lugar as Maxell - cassete de limpeza - e por fim TDK e respetiva cassete de limpeza porque cada fabricante tem um lubrificante diferente e pode a máquina reproduzir mal com a mistura de diferentes marcas. As com bolor deixas para o fim e podes rebobinar a cassete para a frente e para trás e ver se resulta. Tive 3 assim e passaram praticamente sem falhas após esse processo.
Para passar é encontrar um portátil com firewire ou placa firewire para pc fixo e respetivo cabo. Alguns portáteis com esse suporte são o HP DV6000/6500 e o Acer Extensa 5620. Existem outros mas esses são os mais populares da época com firewire. Eu ainda tenho um Acer desses por aqui e encontras nos usados por um preço acessível, caso precises. Por fim, o programa que uso para a passagem é o Adobe Premiere 6.5. Cada hora de vídeo ocupará 13gb. Boa sorte!
 
Permitam-me relembrar a minha experiência, a propósito do FireWire. Tenho um MacBook Pro 13” Mid 2012 que foi o ultimo portátil da Apple a ter cartao de memória, rj, usb-a, dvd e FireWire. Passei as minhas digital 8 e dvd para ficheiro através do iMovie que foi uma beleza. Deves encontrar nos usados a bom preço e ainda é um computador capaz. É o meu do dia a dia.
 
Back
Topo