• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Watercooling CPU

Due

Membro
Bom dia ,
Tenho um cpu ryzen 5 5600g e gostava de colocar a refrigeração a agua.
Preferencialmente com 3 ventoinhas.
Não conheço algumas marcas daí não saber se tem boa feedback ou não .
Conseguem me recomendar algum a preço porreiro?
Cumprimentos

Tem algum feedback destes coolers ?

Thermalright Frozen Notte 360 WHITE​

Thermalright Frozen Prism 360 White ARGB​

 
Última edição:
Sim eu sei que não tenho beneficio é só uma questão estetico , era só se tem algum feedback sobre estes coolers , se viavel colocar.

Peço desculpa se expressei me mal.
 
Se é estético então vai ser algo muito pessoal. A nivel de performance tens o Deepcool LT720 https://www.amazon.es/dp/B0B9SKBGFP/ref=nosim?tag=zwame00-21 mas tens de ver se a caixa é compativel. Os lian li galahad performance estavam a dar problemas, a bomba morria passado um tempo, não sei se já resolveram isso mas se tiverem resolvido também é muito bom a nivel de performance.

De resto tens o Arctic Liquid Freezer III que saiu há pouco tempo e ainda deve estar a bom preço. Não recomendo são os AIOs da corsair que são demasiado caros para o que oferecem mas vendem pela estética e isso ai depois cada um coloca o preço que está disposto a pagar por isso.
 
Obrigado nullus estes aqui nao tens feedback então

Os da Thermalright? Acho que também são decentes. Agora se têm problemas a nivel de bomba morrer ou entupir não te sei dizer.

O canal de youtube Hardware Cannucks acho que testou o Frozen Edge, que é outro modelo da thermalright mas sem RGB.

Pelo preço acho que preferia o da Deepcool, a nivel de performance é top e é barato. Agora tu é que tens que ver qual é que preferes a nivel estético, porque qualquer um deles vai ser overkill para esse cpu.
 
Sim os da thermalright , tenho de pesquisar então, este aqui sabes de alguma coisa ?

Cooler Master MasterLiquid 360L​

 
Pessoalmente nao recomendava gastares 70 euros num cooler num CPU dessa gama, preferia guardar o dinheiro para um futuro upgrade mas cada um sabe de si...
 
Eu também não colocava um watercooler nesse cpu, mas é uma escolha legitima de cada um. Desde que não seja cooling a menos, tudo o resto é válido, pode é não fazer grande sentido do ponto de vista prático mas é legitimo.
 
Coloquei um Water Cooler num Ryzen 7 5800X, mais por questões estéticas, mas comparado com o 5600, o 5800x tem outras necesidades de arrefecimento bem mais exigentes.
Coloquei um be quiet! Silent Loop 2 240mm, mas acho que a bomba esta a dar o berro.
Estou seriamente a considerar voltar para um Air Cooler.
 
Obrigado pelas respostas, sim eu sei que nao faz muito sentido ter um watercooling neste cpu, até porque eu sempre tive air colling , mas também penso que ao colocar um watercooling dá para um próximo upgrade no futuro daí perguntar. Mas também não quero gastar muito dinheiro num watercolling , por isso perguntei se este que coloquei aqui era de confiança não conhecendo muito bem a marca .
 
Obrigado pelas respostas, sim eu sei que nao faz muito sentido ter um watercooling neste cpu, até porque eu sempre tive air colling , mas também penso que ao colocar um watercooling dá para um próximo upgrade no futuro daí perguntar. Mas também não quero gastar muito dinheiro num watercolling , por isso perguntei se este que coloquei aqui era de confiança não conhecendo muito bem a marca .
Air cooling a longo prazo é superior porque podes evitar certas chatices. A longo prazo a água começa a evaporar e até mesmo as borrachas podem quebrar. Atualmente tens coolers a ar que dissipam muito calor e que são adequados ao melhor cpu para jogar. Coolers a água têm a vantagem de serem mais silenciosos (não todos) e de serem muito bons (como os da artic freezer). No entanto, só precisas desse tipo de coolers por razões estéticas, ou porque tens um i9 que consome 250+W ou porque a tua caixa apenas acomoda um cooler com pouca altura e precisas da potência de dissipação de um bom cooler (por exemplo a dan case h2o).
Pessoalmente, eu esquecia a parte estética do interior do pc até ter algo que fosse mesmo gama média alta ou superior. Com esse cpu que tens eu concentraria-me em fazer upgrade ao mesmo para melhorar a experiência. Com 70€ trocas esse 5600g por um 5600 mais um cooler a ar de 20€ e vais ter uma experiência já melhor. 70€ por exemplo é a diferença entre um monitor 1440p e 1080p :)
 
@Due, qual o interesse específico nesses da Thermalright? É a estética deles?

Se for pelo preço, tens algumas sugestões acima, e os Arctic Liquid Freezer II costumavam ter reviews muito boas tendo em conta a relação qualidade / preço. Esteticamente não os acho muito interessantes.
Já os Arctic Liquid Freezer III acho-os bem mais engraçados.

Sobre os Thermalright que preguntas, não encontrei reviews de reviewers conceituados e de confiança, mas a Thermalright sabe fazer bons coolers e não iria fazer algo que se pudesse considerar mau.
Tendo em conta o CPU, não acho que tenhas qualquer problema em ir para os que referes.
Se no futuro quiseres mudar de CPU, para algo mais consumidor e que aqueça mais, já não sei.

Se quiseres ver otros modelos, o Gamers Nexus tem reviews bastante boas sobre Air Coolers e AIOs.
 
Última edição:
@JackFlash Sim era mas pela estética e pelo preco que eles se encontram que normalmente são mais baratos, já agora uma diferença grande entre o 5600g vs 5600 ? Este 5600g que eu tenho foi comprado na altura em preço quase dado porque foi para despachar
 
O 5600G tem metade da cache L3 do 5600, e só tem pci-e 3.0
De resto são muito semelhantes. Mas a cache L3 faz diferença em jogos, o 5600G é basicamente um 5500 com gráfica integrada. É bem decente.

Tens várias comparações na internet entre o 5500 (é o mesmo cpu sem gráfica integrada) e o 5600:

 
Exacto, há uma diferença na L3 que afecta a performance do 5600G comparado com o 5600.
  • 5600G L3 - 16 MB
  • 5600 L3 - 32 MB
Mas se estás contente com o CPU e a performance to PC, não te preocupes com isso.
 
Obrigado a todos pelos esclarecimentos, vou ver se compro primeiramente, um cooler a ar para tentar poupar mais então e talvez num futuro comprar um watercooling para um próximo melhor cpu
 
Back
Topo