GiGA Router Wi-Fi 6.0 FTTH

Boas!
Tenho o router SAGECOM F@ST 5670 da WOO e não sei como configurá-lo para dynamic DNS, ou seja, que tenha sempre o mesmo ip.
Tenho uma conta NoIP e já tive isso configurado no router anterior da MEO.
Na página do router em "Internet Connectivity" está greyed out, ou seja, não dá para alterar. Será por estar a aceder por Wifi? Será que por cabo dá. E como fazer passo a passo, alguém sabe??
Obg.
Esse tipo de configurações mais avançadas só dá para fazer remotamente via NOS NET. A WebUI local dos routers da NOS é muito limitada. https://nosnet.pt/login
 
A última versão do firmware deste router é SGFc10000471?


vers%C3%A3o.png
 
Código:
Linux NOSdrive 4.1.52-5.02L.07 #1 SMP PREEMPT Mon Apr 17 04:50:09 CEST 2023 aarch64 GNU/Linux
A versão na UI é SGFc10000471 e existem referências a ela desde 2021, mas o router corre OpenWRT e uma versão da Kernel de 2023, portanto tem tido updates under the hood.
EDIT: o Google enganou-me, a versão apresentada na UI é de ~ meio de 2023, e não de 2021.
 
Última edição:
Código:
Linux NOSdrive 4.1.52-5.02L.07 #1 SMP PREEMPT Mon Apr 17 04:50:09 CEST 2023 aarch64 GNU/Linux
A versão na UI é SGFc10000471 e existem referências a ela desde 2021, mas o router corre OpenWRT e uma versão da Kernel de 2023, portanto tem tido updates under the hood.
OpenWRT? Mas isso viola a licença do OpenWRT, acho. Não? Não encontro nenhuma referência a código aberto, nem vejo onde a NOS disponibilize o ser fork. fazer alterações proprietárias acho que é contra a licença.
Tens a certeza que é openWRT?
 
OpenWRT? Mas isso viola a licença do OpenWRT, acho. Não? Não encontro nenhuma referência a código aberto, nem vejo onde a NOS disponibilize o ser fork. fazer alterações proprietárias acho que é contra a licença.
Tens a certeza que é openWRT?
Tenho. A licença do OpenWRT é GPLv2. Desde que a Sagemcom partilhe abertamente as modificações que fez ao software, não há qualquer problema em o utilizar.
 
Tenho. A licença do OpenWRT é GPLv2. Desde que a Sagemcom partilhe abertamente as modificações que fez ao software, não há qualquer problema em o utilizar.
É que nem na interface local não há qualquer referência a licenças de código aberto. Mas certamente usam algum, até o asterisk é muito usado para pbx.
Como conseguiste saber que era openWRT?
A NOS em si não faz alterações ao software, são todas encomendadas à Sagemcom?

EDIT: Reparei agora que a interface local tem o modelo errado. Aparece F@st 5657. Também está desatualizado o site "aminhanet.nos.pt", mas isso até se espera

Vers%C3%A3o%20errada%20na%20GUI.png
 
É que nem na interface local não há qualquer referência a licenças de código aberto. Mas certamente usam algum, até o asterisk é muito usado para pbx.
Como conseguiste saber que era openWRT?
A NOS em si não faz alterações ao software, são todas encomendadas à Sagemcom?

EDIT: Reparei agora que a interface local tem o modelo errado. Aparece F@st 5657. Também está desatualizado o site "aminhanet.nos.pt", mas isso até se espera

Vers%C3%A3o%20errada%20na%20GUI.png
Se reparares, a web interface local é a LuCI, a interface do OpenWrt.
 
Há forma de conseguir ser root e investigar o file system a fundo, eu já o fiz (para ir buscar a palavra passe sip, sem sucesso tho, é encriptada). Talvez também tenha sido o que o @zenirien fez, presumo. Não sei se é openwrt, na altura confesso que não estive atento a esses pormenores, mas posso fazê-lo
 
Última edição:
Há forma de conseguir ser root e investigar o file system a fundo, eu já o fiz (para ir buscar a palavra passe sip, sem sucesso tho, é encriptada). Talvez também tenha sido o que o @zenirien fez, presumo. Não sei se é openwrt, na altura confesso que não estive atento a esses pormenores, mas posso fazê-lo
Não me parece ser encriptado o SLID. Tem 20 caracteres (números) que é o esperado.
Também não me parece encriptada a PW do sip, 16 caracteres.
 
Última edição:
Não me parece ser encriptado o SLID. Tem 20 caracteres (números) que é o esperado.
Também não me parece encriptada a PW do sip, 16 caracteres.
Sim, fui confirmar agora por curiosidade e de facto já encontrei a pw desencriptada, por isso das duas uma, ou houve alguma alteração (pouco provável), ou na altura não procurei no sítio correto 🙃. Obrigado!! Assim que tiver mais tempo vou experimentar então a usar o sip fora do telefone da NOS, seria engraçado
 
Sim, fui confirmar agora por curiosidade e de facto já encontrei a pw desencriptada, por isso das duas uma, ou houve alguma alteração (pouco provável), ou na altura não procurei no sítio correto 🙃. Obrigado!! Assim que tiver mais tempo vou experimentar então a usar o sip fora do telefone da NOS, seria engraçado
Já agora, encontraste também a password para a conta de superadmim do equipamento? Aposto que tem muitas opções secretas, me questiono se até se pode customizar algumas das definições avançadas. Me questiono.
 
Já agora, encontraste também a password para a conta de superadmim do equipamento? Aposto que tem muitas opções secretas, me questiono se até se pode customizar algumas das definições avançadas. Me questiono.
Com root no router não precisas da passe do superadmin para nada :001:
 
Com root no router não precisas da passe do superadmin para nada :001:
Sim, eu sei, mas queria era fazer as mudanças se possível pelo webgui.
A outra opção era directamente nos arquivos claro. Ou por consola.

Eu falo disto, porque muito equipamento fica por vender no OLX, quando se podia dar nova vida ao mesmo, isto se possível né, o problema é sempre o quanto limitado o equipamento pode ser a vivel de upgrades no futuro.
 
Sim, eu sei, mas queria era fazer as mudanças se possível pelo webgui.
A outra opção era directamente nos arquivos claro. Ou por consola.

Eu falo disto, porque muito equipamento fica por vender no OLX, quando se podia dar nova vida ao mesmo, isto se possível né, o problema é sempre o quanto limitado o equipamento pode ser a vivel de upgrades no futuro.
O router só tem mais uma conta (field) que poucas mais permissões tem que a conta admin default.
O router é suposto ser propriedade da NOS, não deve ser vendido em alguma plataforma.
 
O router só tem mais uma conta (field) que poucas mais permissões tem que a conta admin default.
O router é suposto ser propriedade da NOS, não deve ser vendido em alguma plataforma.
Epa, eu sei, mas alguns dos equipamentos que saiem fora, poderam ser usados para outras coisas, dar segunda vida.

Exemplo, apanhei um router tg740 no lixo, a nível de hardware não é mau, sei que podia modificar, porém a nível de firmware aquilo está bloqueado, e não dá para meter outra firmware.
Sei que pela consola dá pra fazer umas troques mas é só isso.
Fora isso, o equipamento é um cancro e o único uso no momento é o lixo. Que foi o que eu fiz.

E tenho o equipamento há anos. Tive outros equipamentos antigos que foi a mesma coisa. Lixo.

A não ser que remotamente o técnico tenha mais opções para mudar coisas no equipamento, pensava que havia conta secreta lol
 
Back
Topo