WWDC 2022 (6 a 10 de Junho)

Visto não haver um sitio especifico para por isto fica aqui:

USB-C will be mandatory for phones sold in the EU ‘by autumn 2024’​


European Union lawmakers have reached an agreement on legislation that will force all future smartphones sold in the EU — including Apple’s iPhone — be equipped with the universal USB-C port for wired charging by fall 2024. The rule will also apply to other electronic devices including tablets, digital cameras, headphones, handheld video game consoles, and e-readers. Laptops will have to comply with the rule at a later date

https://www.theverge.com/2022/6/7/2...-usb-c-wired-charging-iphone-lightning-ewaste
 
3. Para corrermos sideload apps agora temos de ativar o modo de programador.

O que queres dizer é que no Ventura para se instalar Apps que não sejam fornecidas pela App Store o utilizador tem que activar o modo de desenvolvimento de software.

Isto é um grande, grande sarilho ... que a EU tem que resolver para proteger os cidadãos deste gigante predador tecnológico. Queres instalar Steam or MS Edge? Tens que ativar o modo programador. A regulação tarda ... pois neste momento os cidadãos estão á mercê deste predador ... não sabendo em que se estão a meter.
 
No meu caso foi no iPadOS 16, mas sim, é universal entre o Ventura o iPadOS. Mais uma "artimanha" da Apple para impor as apps da sua AppStore.
 
Mais umas notas depois de ter andado a testar desde ontem:

1. O Stage Manager é realmente muito, muito bom. A Apple a mostrar que ainda sabe inovar no software quando quer. A funcionalidade permite ter 8 apps redimensionadas abertas em cada ambiente de trabalho, podendo alternar até 4 ambientes de trabalho diferentes ao mesmo tempo, ou seja, 32 apps em simultâneo abertas à distância de um clique.

2. Para ativar e desativar a funcionalidade basta clicar no toggle do control center.

3. Para corrermos sideload apps agora temos de ativar o modo de programador.

4. Temos também disponível um toggle para controlar a luminosidade do teclado do magic keyboard. Isto fazia muita falta, ainda bem que se lembraram.

5. Apesar do relógio do lockscreen ter sido modernizado, ainda não é possível modificar como no iOS 16. Deve vir numa beta futura.

6. Nunca foi tão fácil trabalhar num iPad + Mac ao mesmo tempo. O Universal Control juntamente com as novas adições para alterações de documentos torna tudo uniforme e super fácil.

7. Existe uma nova funcionalidade estilo "super resolução" que permite ter mais coisas no ecrã, ficando tudo mais pequeno.

8. App meteorologia, finalmente, e bem conseguida. Email com nova cara e novas funcionalidades. O iMovie também levou com melhorias e tem novas funcionalidades.

9. Continua a faltar a app Calculadora. Uma falha incrível.

10. Sistema incrivelmente fluido e mais rápido que o iPadOS 15. Surpreendente para uma primeira beta. Quando ao Swap da memória, nem damos por ela.

Por agora é tudo. Vou continuar a testar. :D
Destas novidades, quais serão as exclusivas ao iPad com M1?
 
O que queres dizer é que no Ventura para se instalar Apps que não sejam fornecidas pela App Store o utilizador tem que activar o modo de desenvolvimento de software.

Isto é um grande, grande sarilho ... que a EU tem que resolver para proteger os cidadãos deste gigante predador tecnológico. Queres instalar Steam or MS Edge? Tens que ativar o modo programador. A regulação tarda ... pois neste momento os cidadãos estão á mercê deste predador ... não sabendo em que se estão a meter.

Acho que o @Pheux estava a falar do iPad OS. Não existe "Developer Mode" no macOS (pelo menos no Monterey).

No Monterey continuas a ter que ir ao Gatekeeper para abrir apps fora da Store que não sejam verificadas pela Apple, é uma chatice.
 
Acho que o @Pheux estava a falar do iPad OS. Não existe "Developer Mode" no macOS (pelo menos no Monterey).

No Monterey continuas a ter que ir ao Gatekeeper para abrir apps fora da Store que não sejam verificadas pela Apple, é uma chatice.
Certo, no macOS instalas o que queres e pronto, já em iOS e iPadOS só podes mesmo instalar pela App Store
 
Acho que o @Pheux estava a falar do iPad OS. Não existe "Developer Mode" no macOS (pelo menos no Monterey).

No Monterey continuas a ter que ir ao Gatekeeper para abrir apps fora da Store que não sejam verificadas pela Apple, é uma chatice.

Interpretei como se fosse para o macOS Ventura. Ainda bem então que a Apple ainda não fez aquilo que pensei ... seria muito mau.
 
Interpretei como se fosse para o macOS Ventura. Ainda bem então que a Apple ainda não fez aquilo que pensei ... seria muito mau.
Com a senda do "nós é que sabemos confiem em nós senão o bicho papão vem e papa tudo", e a realidade do macOS que contraria essa retórica cataclista, vontade não lhes deve faltar.

Há muito dinheirinho neste modelo actual a mexer numa direcção, e pelos vistos a industria "adepta" de um formato AppStore mais aberto/sideload quer a faca, o pão e o queijo, e para isso tem aplicado umas boas doses de lobbying que deve andar tête-à-tête com o $$$ que a Apple aplica. Com os interesses da UE a coisa inclinou. Não tenho dúvidas que aquelas teams de dezenas de law bodies contratadas pela Apple até estão a fazer fumo de tanto pensar em interpretações para minimizar a legislação que aí vem. Nada como ir massajando o cliente com serviços Apple branded num modelo de subscribe all the things para criar added value (e simultaneamente uma nova fonte de receita).
 
Instalei a beta do 16 no meu iPad (Pro 10.5)
O gajo após tanto ano e tanta hora te utilização ainda funciona bem. Não notei grande diferença de performance para o 15.
De resto, novas funcionalidades, a WeatherApp é algo revolucionário neste tipo de equipamentos. Era algo que faltava à anos. Neste momento a Apple está acima de tudo o resto no mercado de tablets.
Cá espero pelo o iPad Os com calculadora.
 
Com a senda do "nós é que sabemos confiem em nós senão o bicho papão vem e papa tudo", e a realidade do macOS que contraria essa retórica cataclista, vontade não lhes deve faltar.

Há muito dinheirinho neste modelo actual a mexer numa direcção, e pelos vistos a industria "adepta" de um formato AppStore mais aberto/sideload quer a faca, o pão e o queijo, e para isso tem aplicado umas boas doses de lobbying que deve andar tête-à-tête com o $$$ que a Apple aplica. Com os interesses da UE a coisa inclinou. Não tenho dúvidas que aquelas teams de dezenas de law bodies contratadas pela Apple até estão a fazer fumo de tanto pensar em interpretações para minimizar a legislação que aí vem. Nada como ir massajando o cliente com serviços Apple branded num modelo de subscribe all the things para criar added value (e simultaneamente uma nova fonte de receita).

Eu não estou a ver o macOS a deixar de ter a possibilidade de instalar aplicações fora da App Store. Concordo que a Apple se pudesse queria fechar o jardim mas o ecossistema é o que é pela abertura que tem.
Cada passo que dá, integra mais os produtos de modo que funcionem melhor e vai copiando aplicações e funcionalidades mas ainda ontem comentava com um amigo como é ridículo o novo Air com o M2 passivo. No iPad à muito que têm o hardware e não têm o software, mas no Mac têm tudo. O iPadOS parece ir ficar melhor finalmente. Mas se ao menos tivesse uma calculadora :D Não resisti.
E não percebo como ainda não tem vários perfis.
 
Tinha pedido na empresa a compra de um MBP M1 Pro 16', mas já pedi para cancelar, vou esperar pelo M2 Pro que deve vir brutal, metem-se as férias e tal e num instante já estão aí a aparecer, até lá o velhinho MBP i7 de 2017 ainda aguenta.
 
Tinha pedido na empresa a compra de um MBP M1 Pro 16', mas já pedi para cancelar, vou esperar pelo M2 Pro que deve vir brutal, metem-se as férias e tal e num instante já estão aí a aparecer, até lá o velhinho MBP i7 de 2017 ainda aguenta.
Podes pedir outro na empresa e mandar entregar aqui :D
Por aqui o "velhinho" MBP 2014 i7 continua a bombar também, é difícil arranjar motivo para upgrades eheh
 
Tinha pedido na empresa a compra de um MBP M1 Pro 16', mas já pedi para cancelar, vou esperar pelo M2 Pro que deve vir brutal, metem-se as férias e tal e num instante já estão aí a aparecer, até lá o velhinho MBP i7 de 2017 ainda aguenta.

Não foi anunciado nenhum M2 Pro, pelo menos para já, provavelmente só para o próximo ano no próximo WWDC
 
M2 pro em Outubro não me cheira, provavelmente em 2023...

Será que justifica esperar? O M2 é um pequeno speed bump do M1, o pacote inteiro do MBAir que ficou apelativo com redesign + novo CPU... Temps que aguardar reviews oficiais para ver os ganhos reais. O M1 pro/max penso que seja mais rapido core por core que o M1 por causa de memoria melhor (M1 pro/max já vieram com LPDDR5-6400 que chegou agora ao M2), etc, alem de ter 6/8 performance cores.

A Apple se quiser pode oferecer o bump da capacidade memória (48/96/192GB) de imediato por ser a mesma tecnologia...

Só deve ser interessante se alem de vier com 18% de IPC gain, se viesse ai com 8-10 performance cores e/ou 4 ou mais e-cores.

Eu que ainda tenho pelo menos mais 1 ano e meio a 2 até poder trocar de maquina (assumindo que continue na empresa claro), visto que o tempo de troca de máquina é 3/4 anos.
 
Ontem fui ver o slide onde resumem as especificações do M2 e do Max só para comparar e tirando a treta de o Air base começar com 8GB de RAM e 256GB SSD, perfeito seria 16GB, mas dito isso, depois de pensar nas diferenças a questão é:

No dia a dia consegue-se ver o fim destes SoC? Não é fácil. É o ridículo a que se chegou. Aumento de 18%... Já nos parece pouco.
É esperar por reviews claro e depende do workflow de cada um mas uma coisa são benchmarks e nós estamos habituados a correr benchmarks, outra coisa é o dia a dia. Pegando no exemplo do @Plenton com o i7 de 2014 se funciona bem então vai parar 4 vezes ao dia para ver o que se está a passar porque o M2 está gelado e está a sentir falta do barulho. Ah espera, e é mais fluido também.

Está ridícula atualmente a linha Mac na minha opinião claro.
 
Back
Topo