O meu sistema Sonos (Sonos Arc + 2 satélites surround One SL +,Subwoofer) estão ligados à TV OLED LG pela porta eARC.
Depois ligo tudo o que é HDMI à TV.
Já consegui ter som 5.1 da app Netflix na box, agora não estou a conseguir (tem a ver com definições principalmente da TV, penso, ainda não me dediquei muito a isto).
O que me dá cabo da cabeça é a app da Apple TV+ que não dá som por HDMI nem à força.
Em relação às apps da TV também tenho uma experiência como a tua: som Dolby Atmos e 5.1 sem qualquer dificuldade.
Da box, para já, só 2.1 (mas já consegui ter 5.1, não me lembro com que configurações).
Mas penso que seja qualquer coisa com a app,, talvez. Há muitas pessoas com boxes Android TV com queixas.
Testaste a dica para resolver a questão do som demasiado baixo?
Por aqui está confiadíssimo, trata-se apenas de uma questão da tão famosa questão relacionada com a ordem com que se liga os dispositivos HDMI.
Desde que adicionei um segundo entre o ligar da TV e da box (adicionei porque uso uma atividade de um Logitech Harmony), nunca mais voltou a acontecer.
Usando comandos "normais", penso que basta ligar a box um segundo depois de ligar a TV para que a ligação se estabeleça se, qualquer stress.