Discussão Viajar com equipamento fotográfico

leatavsan

Power Member
Boa noite,

Brevemente irei viajar para o estrangeiro de avião e não estou muito a par das políticas dos aeroportos/companhias aéreas relativamente ao transporte de máquinas fotográficas (DSLR no meu caso), lentes, flash, tripé, pilhas, baterias... esse tipo de coisas.

O que é que devo ter em conta quando for fazer a mala para viajar? devo ter em conta alguma restrição/proibição?

Obrigado
 
Tens um limite de potencia das baterias, que nunca vais alcancar com maquinas. De resto tudo ok, leva eh as baterias contigo.
 
quando dizes comigo, refereste à bagagem de mão, certo?

relativamente ao tripé, mais vale mandar para a mala de porão, certo? durante a viagem não me irá fazer falta (penso eu)...
 
Eu em princípio vou levar o meu no porão.
Relativamente às pilhas para o flash, isso é preferível mandar para o porão ou não existem restrições relativamente a isso? É que estava na ideia que já tinha ouvido alguma coisa em relação a isso
 
Tens de levar pilhas e baterias contigo, de preferência nem no compartimento superior do avião deves levar, devido ao risco de incêndio das baterias. Mas nunca vi nenhuma companhia aérea controlar isso a sério.

Quando tenho mala de porão despacho o tripé. Máquina e lentes sempre comigo porque há malta a carregar malas que são verdadeiros animais (desculpem mas é verdade, já assisti mais de uma vez a arremessos de malas violentos)
 
Baterias não podem ir na mala de porão.
Têm de ir contigo.

O Tripé é sempre um risco. Eu meto sempre na mala de porão. Ir contigo podes passar como podem implicar.
Na realidade há muitos tripés que dão boas armas! ehhe

Tudo o resto anda sempre comigo.
É preciso ter atenção ao peso da mochila para não chatearem.

De resto se fores para fora da Europa, devias declarar tudo na alfandega ao sair.
Quase ninguém o faz, mas também já ouvi histórias de confusões em regressos.
 
Devo ter feito umas 10 ou 12 viagens para o Brasil com equipamento eletrónico, desde portáteis (cheguei a andar com 3), torres de PC, máquinas e lentes e até uma PlayStation nova para um amogo sem a caixa e nunca me chatearam nem fizeram perguntas sobre isso. É sempre melhor declarar, mas não sendo novo, não vejo por onde podem pegar (marcas de uso, máquina com disparos).

Só implicavam com comida, mais no Brasil, mas uma vez também em Portugal.

Passa-se sempre pela alfândega em PT (ou nos outros países), eles podem é mandar parar ou não. Em PT é no acesso final para o desembarque.
 
Como assim confusões? No meu caso vou para a Islândia por isso vou ter de passar na alfandega

Se uma pessoa for mandado parar na Alfândega, mesmo na saída nos "bens a declarar", por vezes gostam de implicar com o material, se foi comprado lá fora e pedem prova de compra em Portugal.
Tendo tudo declarado é mais simples em caso de problemas.
Mas como tudo, declarar é um processo chato (pelo menos era) e mal preparado no aeroporto.
 
Nunca no porão? Já tive informações que dão para os dois lados.. por exemplo na turkish airlines pedem que vá no porão, não entendo
https://www.turkishairlines.com/en-us/any-questions/restrictions/

"Spare ... batteries" têm de ir contigo. Grande parte destas restrições não são das companhias mas das reguladoras (EU) que obrigam a estas coisas em todos os voos que saem ou entram do espaço europeu.

A TAP fala muito bem disso: https://www.flytap.com/pt-pt/bagagem/artigos-perigosos?accordionid=2
 
https://www.turkishairlines.com/en-us/any-questions/restrictions/

"Spare ... batteries" têm de ir contigo. Grande parte destas restrições não são das companhias mas das reguladoras (EU) que obrigam a estas coisas em todos os voos que saem ou entram do espaço europeu.

A TAP fala muito bem disso: https://www.flytap.com/pt-pt/bagagem/artigos-perigosos?accordionid=2

Faz sentido, obrigado! Então neste caso as baterias teriam de vir comigo mas o drone tinha de mandá-lo para o porão?!

Drones


  • Transportar como bagagem de mão: não permitido;
  • Transportar como bagagem de porão: permitido;
  • Requisitos: O passageiro poderá transportar o seu drone na bagagem de porão, desde que transporte as baterias de lítio no próprio drone ou no caso de as remover do aparelho que faça o transporte das mesmas na bagagem de mão.
 
Back
Topo