Técnica [TUTORIAIS] Tópico de entreajuda - Edição de imagem e técnica (ler primeiro post).

Caríssimos,

Não sei se este será o tópico mais correcto para colocar esta questão, mas cá vai:

Quem daqui utiliza um iPad Pro para fazer a edição das suas fotos? Como tem sido essa experiência?

Tenho ideia de ter lido no passado o @MylleZ dizer que o fazia, mas posso estar a fazer confusão.
 
Caríssimos,

Não sei se este será o tópico mais correcto para colocar esta questão, mas cá vai:

Quem daqui utiliza um iPad Pro para fazer a edição das suas fotos? Como tem sido essa experiência?

Tenho ideia de ter lido no passado o @MylleZ dizer que o fazia, mas posso estar a fazer confusão.
Sim, utilizo esporadicamente o IPad Pro para edição.
É uma excelente experiência.
Uso o iPencil para ter mais precisão nas barras (preferindo, no entanto, o tradicional rato do PC).
Tens as funções quase todas (pelo menos no lr) e o iPad tem mais do que poder de processamento para editar os RAWs da minha Z 6.

Já não vou precisar de levar o portátil nas férias, para umas edições ocasionais.
Aliás, já nem preciso de portátil.
O iPad é tão versátil que já subsutitiu o meu portátil.
Claro que tenho o PC grande, em casa, para coisas mais "sérias"

Cumps
 
Uma pequena ajuda sff. Antigamente no LR dava para pre definir settings (no meu caso era o sharpening e NR) e gravar por camera. Isso desapareceu e todas as minhas fotos dos ultimos meses levaram com NR e sharpening que eu nao queria porque estes cromos da Adobe gostam de arranajr o que nao estava estragado...

Alguem sabe como 'e se pre define isto agora?
 
Pergunta rapida, mudei de PC e apesar de ter copiado todo o catalogo nao tenho os meus presets de exportacao. Alguem sabe como importar?

Obrigado.
 
Bom dia a todos :)

Em principio vou ter a oportunidade de ir até ao Alqueva este verão. Nomeadamente na zona da aldeia da Luz. Pelo que tive a ver no Google maps e no Stellarium devo conseguir apanhar a via láctea numa zona porreira. Mas confesso que não utilizo muito o Stellarium, e o facto de ir estar dou outro lado do dark sky reserve, faz-me pensar se estou a utilizar corretamente o software.

Pelo que estive a ver no maps, devo conseguir uma boa conposição neste sitio, com a árvore e a casa do lado esquerdo e a via láctea algures no lado direito:

https://www.google.pt/maps/@38.3455...ch=0&thumbfov=100!7i13312!8i6656!9m2!1b1!2i40

Perguntava 2 coisas. Tenho razão no que disse anteriormente? E dicas para fotografar à noite a via láctea ?!
 
Bom dia a todos :)

Em principio vou ter a oportunidade de ir até ao Alqueva este verão. Nomeadamente na zona da aldeia da Luz. Pelo que tive a ver no Google maps e no Stellarium devo conseguir apanhar a via láctea numa zona porreira. Mas confesso que não utilizo muito o Stellarium, e o facto de ir estar dou outro lado do dark sky reserve, faz-me pensar se estou a utilizar corretamente o software.

Pelo que estive a ver no maps, devo conseguir uma boa conposição neste sitio, com a árvore e a casa do lado esquerdo e a via láctea algures no lado direito:

https://www.google.pt/maps/@38.3455016,-7.3829232,3a,75y,235.43h,106.32t/data=!3m10!1e1!3m8!1s_J6JuDnI1k57kQWm0slrKg!2e0!6s//geo1.ggpht.com/cbk?panoid=_J6JuDnI1k57kQWm0slrKg&output=thumbnail&cb_client=maps_sv.tactile.gps&thumb=2&w=203&h=100&yaw=40.343304&pitch=0&thumbfov=100!7i13312!8i6656!9m2!1b1!2i40

Perguntava 2 coisas. Tenho razão no que disse anteriormente? E dicas para fotografar à noite a via láctea ?!

Tu não estás do outro lado da Dark Sky Reserve, tu estás na Dark Sky Reserve :berlusca:
A Dark Sky Reserve é uma região enorme. "Do outro lado" tens a sede e observatório da Dark Sky.

Essa estrada é a mesma onde fiz esta foto:


Reach out for the light
by Gi Cristovao, on Flickr


É um sítio muito fixe, mas basicamente qualquer sítio à volta do lago é bom, desde que não estejas a fotografar dentro das localidades. E mesmo assim, no Convento d'Orada, com Monsaraz e alojamentos turísticos à volta, conseguem-se bons resultados:


Galactic Convent
by Gi Cristovao, on Flickr

E mesmo ao lado:


Stargazer
by Gi Cristovao, on Flickr


Resumindo, não tens nada com que te preocupar. De qualquer sítio consegues bons resultados!
 
Tu não estás do outro lado da Dark Sky Reserve, tu estás na Dark Sky Reserve :berlusca:
A Dark Sky Reserve é uma região enorme. "Do outro lado" tens a sede e observatório da Dark Sky.
Exato era isso que me queria referir.

A minha questão é se nessa zona consigo apanhar a via láctea. Caso esteja virado para o mesmo lado que tu nessa foto do star trail.

Essa estrada é a mesma onde fiz esta foto:


Reach out for the light
by Gi Cristovao, on Flickr

Eu hoje ao explorar um bocado vi isso escrito na estrada e pensei:

Acho que já vi isto numa foto de alguém… Cá está explica :)

É um sítio muito fixe, mas basicamente qualquer sítio à volta do lago é bom, desde que não estejas a fotografar dentro das localidades. E mesmo assim, no Convento d'Orada, com Monsaraz e alojamentos turísticos à volta, conseguem-se bons resultados:


Galactic Convent
by Gi Cristovao, on Flickr

E mesmo ao lado:


Stargazer
by Gi Cristovao, on Flickr


Resumindo, não tens nada com que te preocupar. De qualquer sítio consegues bons resultados!
[/QUOTE]

Obrigado, vou tentar explorar mais um bocado pelo Google maps a ver o que encontro. Só devo estar por lá 1 noite, logo não vai dar para muito.
 
@matavelhos , outra coisa importante é não teres lua no céu!

A posição varia com a altura do ano e ao longo da noite. No ano passado quando fiz o startrail lembro-me de ter visto que só para Agosto é que o núcleo alinhava com a estrada a horas decentes (antes das 2h). Em Junho também deve dar, mas prepara-te para ficares a pé até às 3 ou 4 da manhã!
Quando eu digo alinhada, é "de pé" a "sair" pela estrada acima.

Eu acabei de regressar daí. :bigrinbo: As fotos é que ainda estão no forno :-D
 
Estou a contar em passar a noite em claro :) eu não me importo nada com isso. Vou é ver se levo uma cadeira e uma luz vermelha...

Nao me lembrei da lua... Tenho rever. Ainda me vai calhar lua cheia...

Eu devo ir para os finais de Agosto. Mas ainda não é certo

Algum conselho para as fotos? Tripé, espelho para cima, 2s de delay no disparo. Cerca de 30s de exposição... Usar a 17-55 usm 2.8 ou 50mm 1.8.
Varias fotos para fazer stacking?!

Alguma técnica específica?
 
Eu não costumo passar os 20s. Mesmo com 16mm (full frame). Supostamente 25s também dá, mas tenho gostado mais do resultado com 20s, principalmente se for para fazer stacking.

Stacking é aconselhável, e já agora, exposições diferentes para chão e céu. Basicamente, certifica-te que tens a composição que queres antes de começares a disparar, porque podes demorar 5 ou mais minutos até teres todas as exposições para uma só foto :D

As exposições que usares para stacking (do céu) não devem ter intervalo entre elas.

Essa 50 1.8 em crop já me parece demasiado longa para usar sem tracking, mas não perdes nada em tentar. Só não sei se consegues chegar aos 10s sem arrasto. Nunca tentei com uma lente tão longa. Sobes no iso, fazes stacking e logo se vê!
 
Pessoal, uma perguntinha rapida em relacao mais a boas praticas. Quando voces estao na library queres tipop remover as imagens do bar em baixo, que foram selccionadas no folder do lado esquerdo, como fazem? Fazem remove? E claro depois uma mensagem aparece a perguntar se e' remove dali ou do disco tbm.
Tks
 
@Natto

Quando fazes remover, tens duas hipóteses: ou removes apenas do catálogo, ou removes do disco (e consequentemente do catálogo).
Não há uma opção mais correcta do que a outra. Depende do que queres fazer. Se removeres apenas do catálogo, a fotografia continua no disco e podes importar mais tarde. Se removeres do disco, vai à vida de vez (ou fica na reciclagem, já não me lembro).
 
@Natto

Quando fazes remover, tens duas hipóteses: ou removes apenas do catálogo, ou removes do disco (e consequentemente do catálogo).
Não há uma opção mais correcta do que a outra. Depende do que queres fazer. Se removeres apenas do catálogo, a fotografia continua no disco e podes importar mais tarde. Se removeres do disco, vai à vida de vez (ou fica na reciclagem, já não me lembro).

Thanks. Percebo, simisso e' intuitivo. A questao era mais se ha alguma outra forma mais clean do que usar remove from (...), tas a ver? Se for seleccionar as fotos e fazer remove (obviamente daquele bar e nao do disco) tudo bem, mas pensei que estava a fazer brute force. Pensei que havia outra maneira mais simples, tipo limpar bar ou assim. Seguindo boas praticas neste caso a de usar a opcao correcta caso houvesse.
 
Venho aqui pedir uma ajudita a ver se compreendo melhor umas coisas relacionadas com a luz :p

1- Há uns tempos andei a tirar fotos a objetos cá em casa com o flash montado numa "sombrinha/softbox". Numa dessas tentativas andei a tentar tirar uma foto a um echo dot. Aquela coluna mais pequena da amazon que tem a alexa integrada. Essa coluna, quando ativa tem uma zona que emana luz azul à volta. Ora eu queria uma foto com essa luz azul visível, mas apenas consegui uma vez e nem sei como. Presumo que aqui a dificuldade seja que a luz do flash tenha sido demasiado potente e ofuscava a luz da alexa, ou seria outra coisa? Se eu diminuí-se a intensidade do flash iria ficar com o objecto demasiado escuro. A solução passaria por dupla exposição?

2- Fui tirar umas fotos ao cometa, e verifiquei que conseguia apanhar Jupiter e as suas luas com facilidade na câmara. Mas Saturno não, mesmo este sendo visível a olho nu (visível como quem diz, o ponto de luz dele era visível). Isto também acontece com muitas outras estrelas que são visíveis a olho nu e a câmara não as consegue ver. Presumo eu que o olho humano tenha uma sensibilidade à luz muito superior que uma câmara. Neste caso, tirando uma longa exposição, não vejo qualquer outra solução para apanhar essas estrelas, correto?
 
Eu não costumo passar os 20s. Mesmo com 16mm (full frame). Supostamente 25s também dá, mas tenho gostado mais do resultado com 20s, principalmente se for para fazer stacking.

Stacking é aconselhável, e já agora, exposições diferentes para chão e céu. Basicamente, certifica-te que tens a composição que queres antes de começares a disparar, porque podes demorar 5 ou mais minutos até teres todas as exposições para uma só foto :D

As exposições que usares para stacking (do céu) não devem ter intervalo entre elas.

Essa 50 1.8 em crop já me parece demasiado longa para usar sem tracking, mas não perdes nada em tentar. Só não sei se consegues chegar aos 10s sem arrasto. Nunca tentei com uma lente tão longa. Sobes no iso, fazes stacking e logo se vê!

Usas a regra dos 500 ? :)

Quando vão fotografar a via láctea definem tudo manual certo ? Foco, tempo de exposição, abertura, ISO

No meu caso na X-T3 com a 18mm a 2.8 a regra dos 500 diz-me que o tempo máximo de exposição para evitar ter arrasto são 18s. Embora também haja outra regra que aparece no photopills.
 
Confesso que já nem ligo muito a essa regra. É um excelente ponto de partida, mas depois a coisa vai-se afinando. Por exemplo, segundo esses cálculos, a 35mm podia fazer 15s, mas eu tenho feito 10s. Chegamos a um ponto em que metemos todas as variáveis em jogo e escolhemos o melhor equilíbrio. Se calhar isto não resulta com outro equipamento/forma de editar.

Se quisermos ser mesmo nerds, então essa regra não vale de nada. Temos que fazer uma exposição mais rápida (1s ou assim), ver quantos pixeis ocupa uma estrela, e depois começar a aumentar o tempo até a estrela ocupar mais pixeis, sinal que já há arrasto. Esta deve ser provavelmente a melhor forma de calcular o tempo de exposição para sensores com muitos mpx. A regra dos 500/600 é boa para filme (35mm) ou sensores a rondar os 20mpx. Quando entramos no campo dos 40/50mpx a coisa já não funciona da mesma forma quando visto a 100%.
 
Quando vão fotografar a via láctea definem tudo manual certo ? Foco, tempo de exposição, abertura, ISO

Sim, tem que ser tudo manual…

Acho que o melhor processo deve passar pelo seguinte:

Escolher a composição, a abertura e o que queres em foco. Depois disto escolhido, se quiseres focar as estrelas tens que por foco manual.

Foco manual porque senão é praticamente impossível a máquina conseguir focar. O melhor a fazer para focar, é apontar para o objeto mais brilhante do céu, meter zoom ao máximo, e focar manualmente. Não é fácil, eu vi-me à rasca com isto, pois qualquer toque que fazia na maquina a 250mm com zoom ao máximo, a vibração era enorme e não conseguia perceber se estava focado ou não. Presumo que com um tripé melhor este efeito seja menor. Seja como for, depois do foco ficar ao teu gosto, podes colar uma fita cola no anel de foco para ele não voltar a mexer.

Depois disto é montar as coisas direitinhas e aqui começa o jogo de acertar nas definições do resto. ISO e tempo de exposição. Acho que a regra do Photo Pils deve funcionar para a maior parte das vezes já que é um bocado abaixo da regra dos 500. Por isso podes começar por essa. Se vires que não tens luz suficiente, aumentas o ISO. Eu por exemplo para o cometa fiz 4s a 250mm e foi, obviamente, demais. Fiquei com arrasto. Devia ter ido para 1s para aí.

E aconselho mesmo a tirar várias fotos iguais e a usar o Sequator para fazer stacking. Aquilo é top top :) Tirei fotos com ISO de 12800 numa 77D que é crop, e pouco ruído tem. 20 fotos stacking, redução de poluição luminosa, melhoramento da luz das estrelas!! Fácil, rápido e praticamente tudo automático. Maravilha de software!
 
Back
Topo