Trance

Trance

Power Member
Quem sou eu:

Meu nome é Nuno, aka Trance, e sou mais um maçarico. Acabei de comprar a minha primeira máquina fotográfica dedicada a O-MD E-M5 e sugeriram que que abri-se aqui uma galeria. Antes usava apenas o iPhone 4S. Pois bem, dito e feito.

Sugestões, concelhos, correcções aceitam-se e são muito bem vindas!!!!!!!!!!!!!! E claro também umas palmadinhas nas costas quando merecidas sabem sempre bem e são motivadoras
smile.gif


Dados:

500Px: http://500px.com/nbplopes
Flickr: nbplopes
Instagram: nbplopes

Fotos:

Corações de Mãe

P7060011.jpg

  • Camera Olympus Imaging CORP. E-M5
  • Focal Length 20mm
  • Shutter Speed 1/250 sec
  • Aperture f/1.7
  • ISO/Film 200
  • Category Street
  • Taken July 6th 2012
  • Copyright Nuno Lopes

Peixes fora de água ...

P7070284.jpg

  • Camera Olympus Imaging CORP. E-M5
  • Focal Length 20mm
  • Shutter Speed 1/60 sec
  • Aperture f/1.7
  • ISO/Film 200
  • Category Street
  • Uploaded 38 minutes ago
  • Taken July 7th 2012
  • Copyright Nuno Lopes

Estamos lá quase ...


P7090266.jpg


Estas Ruas

P7090166.jpg


Expectativas

P7090230-1.jpg
 
Última edição:
Bela primeira foto, a perspectiva é interessante, mas mais do que qualquer pormenor ou possível falha técnica, apanhastes aí um momento simples mas interessante, manda mais !
 
És sem duvida um exemplo, do que se consegue fazer com um iphone 4S, a tua galeria do 500px tem momentos muito interessantes, e grandes composições.

Parabéns ;)
 
Obrigado a todos pelas palavras amigas.

Ainda estou a perceber como funciona a exposição na prática. A teoria foi o mais fácil e tem lógica. Mas perceber quais a melhores configurações para um determinado padrão de luz e movimento é mais complicado, principalmente em fotografia de rua, mas muito giro. Em casa é mais fácil esta parte, na teoria, pois tem-se mais controle sobre a luz.

Depois ainda há o enquadramento, que últimamente tem ficado em segundo plano na minha atenção. No iPhone a minha atenção era apenas para o enquadramento. Para compensar tenho abusado demais do crop para o meu gosto, o que por si só piora a definição da imagem, e temos que andar a aumentar o sharp para níveis que afecta a qualidade, pelo menos tanto quanto sei fazer a edição, que é quase nada.

Dois exemplos, um com crop, sharp e aumento de contraste (muito). E outro sem crop e muito pouco sharp, e contraste quase o mesmo.

Os Passageiros

P7070284.jpg



O velho Olímpia

P7090126.jpg



Ao nível da definição não tem nada a haver. Mas os meus olhos a segunda tem linhas muito mais finas e é menos baça.

Também estive a ver a tua galeria no 500px gostei muito, tens olho para "street photography"

Para o que faço basta estares atento :)
 
Última edição:
Estas últimas também estão interessantes.
Nos pontos menos bons, a última estará no fundo com alguns brancos estoirados (céu/edificio) e em termos de edição as cores estão um pouco artificiais para o meu gosto (realço a parte do meu gosto :) ) .

Um único aparte, reparei pelos exifs que está a usar sempre aberturas grandes (f1.7 a f2), eu sei que a tendencia é querer usar o que a lente permite... mas em algumas fotos tentaria aberturas menores (tirando a do electrico onde devias ter menos luz).
 
Última edição:
Tens toda a razão! Estou hoje vou fazer aberturas menores. As cores artificias foi mesmo de propósito, para experimentar o lightroom.

Com a câmera estou a alternar entre o mode A e S conforme o tipo de foto que quero tirar.

Aqui ficam mais duas fotos tiradas no mesmo dia, mais bem expostas na minha opinião face á luz que se colocava na altura. Pese embora a exposição seja a coisa que neste momento que estou a dar mais atenção á foto de rua. Todas as fotos tiradas ontem se fossem feitas ás 20:30 - 22:00 a luz seria muito melhor. Mas foram tiradas entre as 19:00 e as 20:00, em contra luz.

Estas Ruas

P7090166.jpg


Expectativas

P7090230-1.jpg
 
Última edição:
Boas,

Gostei bastante os "primeiros" trabalhos apresentados :) especialmente da "estamos la quase" pela pespectiva. A foto "estas ruas" teria resultado bastante melhor se aquele senhor não estivesse ali parado com o saco na mão mas nas ruas temos de jogar com o que temos e faz parte :). Também gostei bastante da "expectativas", excelente composição.

Continuação de um bom trabalho.
 
Na altura que tirei estas últimas também tirei o meu primeiro retrato de rua :) Acabei por tirar outro no mesmo dia usando o mesmo processo. Uma pessoa com um estilo totalmente diferente.

Não é muito a minha cena tirar retratos de face, principalmente a pessoas "comuns", apenas porque fazem umas caretas. Mas aqui o processo que usei foi revelador para mim. Basicamente conheci a pessoa primeiro, tanto quanto se pode conhecer numa conversa de 1R0 a 15 minutos. Mas acaba-se por aprender coisas muito interessante sobre o local que estamos a fotografar.

Fica assim aqui o registo, de uma bela senhora, de 84 anos, que vive no bairro alto há mais de 50 anos, e que perdeu o marido há 10. Cheia de vitalidade, força e optimismo. Até me contou uma ou duas histórias bem antigas e interessantes sobre o local.

P7090177.jpg
 
Última edição:
Este retrato está engraçado.. só o cabelo branco em cima talvez esteja um pouco branco a mais, mas também pode ser do meu monitor.

Quanto ao que referes da abordagem.. acho bem.
É sempre engraçado e conhecem-se histórias. Mesmo que não seja a conversar muito, por vezes explicar o que se está a fazer já satisfaz as pessoas que ficam curiosas com as fotos que se tiram. Isto já me aconteceu mas em trabalho, em que tirei fotos a edifícios ou terrenos e os vizinhos ficam curiosos..

Eu fotografia de rua com pessoas no meu caso, que não vivo em 'cidade grande' é mais complicado.
Onde vivo há poucas pessoas, à excepção do Verão. No verão o pessoal vem para a praia, e acho que ia parecer mal meter-me a tirar fotos com as 'meninas' a passar em trajes [reduzidos] de ir para a praia, ia parecer que estava mais interessado em outra coisa do que propriamente na fotografia em si. :-D
É um tipo de fotografia que gosto, mas não dá para praticar por aqui.
 
Última edição:
No MacBook pro o branco dos cabelos parece-me normal. Até cheguei a dar um toque para reduzir o brilho só aos cabelos. Mas ainda estou a aprender como funciona o processo de conversão para PB no Lightroom.

PS: Mas olha que em cidades pequenas faz-se fotos de rua excelentes. A fotografia de rua não tem que necessariamente ser muito movimentada. Uma ou 3 pessoas podem compor muito bem a foto. Tenta tirar fotos com um número impar de pessoas, vais ver que são mais interessantes que aos pares normalmente.

Estas fotos poderiam muito bem ser tiradas numa cidade pequena: http://robinwong.blogspot.pt/2012/07/olympus-mzuiko-75mm-f18-review-street.html
 
Última edição:
E mais duas. Uma re-revelada desta feita a BW (conforme vou aprendendo vou melhorando algumas coisas ao nível da revelação).

P71206957.jpg


P70902664-1.jpg
 
Última edição:
Adorei a da moça em frente a queda de aguá, está mesmo muito boa, pois ficou aquela sensação de movimento.
As outras duas estão boas, a penúltima está ligeiramente torta (uma coisita de nada mas salta logo a vista), o shutter speed se estivesse ligeiramente mais lento(ou mais rápido para para a acção) poderia ter ficado um efeito ainda melhor nas pessoas que estavam a atravessar.
A última realmente ficou melhor a PB, é uma foto excelente.
Continua e manda mais.
 
Tens toda a razão ao facto de estar torta :) Corrigido ... penso.

Quanto ao shutter speed, também. Ainda me atrapalho todo com os botões. Quando reparei estava apenas a 1/80 :(.
 
Back
Topo