Multiplataforma Tomb Raider I-III Remastered Starring Lara Croft (Aspyr)

lol é tão engraçado ver a malta a jogar isto. Sem qualquer critica, atenção.
Mas é giro ver a malta que cresceu a jogar isto e a malta que começa agora.
Especialmente a falarem dos controlos, quando antigamente tínhamos memória muscular para saber exatamente onde o "tile" acabava para dar um salto.

Os jogos evoluíram tanto e trouxeram tantos QoL que é muito interessante ver o contraste entre os dois lados.
Eu acabei os 3 em 2 semanas. Ajuda ter jogado estes jogos até à exaustão. E saber todos os segredos e onde ir.
Uma das partes mais engraçadas para mim é o gravar.

A malta está habituada a gravar em todo e qualquer lugar e nas consolas (pelo menos na sega Saturn) só dava para gravar em pontos específicos dos jogo, se bem me recordo eram uns cristais azuis, e não eram muitos o que obrigava muitas vezes a repetir grandes partes dos níveis e sem qualquer falha senão “volta à casa de partida”.

Ler o @Jac Tuga a dizer que está constantemente a gravar quase me soa a cheat (sem ofensa lol), no entanto já na altura sentia isso face aos jogadores de pc (como o meu primo) que tinham esse luxo.

O raio da parte do rei Midas foi outra que, sem qualquer tipo de ajuda naquele tempo, devo ter demorado semanas a sair dali, e só saí porque alguém me disse como o fazer (creio que foi precisamente o meu primo mais velho que talvez tenha visto numa revista ou algo assim).

E claro, a parte mais icónica do jogo, o aparecimento do T-REX que causava calafrios só de começar a ouvir o som das pegadas e a câmara a abanar ligeiramente sem se perceber o que raio vinha aí, só sabíamos que parecia algo grande e assustador :D

Foi o primeiro jogo 3D que joguei e vai ter para sempre um lugar especial na minha memória.
 
@JXulo

Tenho de gravar senão é uma frustração do caraças. Há partes em que salto e depois tenho de saltar novamente, etc, se caio de uma plataforma tenho de repetir tudo de novo.
É mais tentativa/erro, por vezes basta uma distração.

Agora estou no NG+ e pela primeira vez senti a ameaça do T-Rex 😅, mas como é costume em mim quando estou apertado arranjo estratégias, meti-me lá num cantinho e com as pistolas matei-o. 😁
Não vai ser nada fácil, para gravar tenho de encontrar cristais azuis, do que vi dos primeiros níveis acho que irei passar mal mais lá para a frente.
 
A malta está habituada a gravar em todo e qualquer lugar e nas consolas (pelo menos na sega Saturn) só dava para gravar em pontos específicos dos jogo, se bem me recordo eram uns cristais azuis, e não eram muitos o que obrigava muitas vezes a repetir grandes partes dos níveis e sem qualquer falha senão “volta à casa de partida”.
Sim no TR1 era mesmo assim o sistema de save (também joguei na Saturn mas também era assim na PS1).

No TR2 removeram os cristais e colocaram no menu in-game do jogo a opção de fazer save onde quiseres e as vezes que quiseres (ilimitado).

No TR3 voltaram a introduzir os cristais, mas desta vez não estavas limitado a gravar nos sítios onde os encontravas, funcionariam como itens que apanhavas e depois fazias save quando e onde quisesses. Ou seja, o sistema de save era igual ao TR2, mas desta vez não eram ilimitados, estavas limitado ao nr. de cristais que tinhas no teu inventário.

Foi o primeiro jogo 3D que joguei e vai ter para sempre um lugar especial na minha memória.
Partlho exatamente dessa opinião pois comigo também foi igual. Adorei imenso o jogo quando o joguei na altura!

Quando anunciaram na altura o lançamento do TR2 e descobri que não iria ser lançado na Saturn, isso para mim foi a gota de água e foi a principal razão de eu decidir vender a Saturn e comprar a PS1 (infelizmente não podia ter as duas pois era adolescente na altura).
 
Última edição:
Jogar com os controlos modernos é um verdadeiro desafio para quem jogou os originais .

Eu já defendi aqui os controlos modernos e que já me tinha habituado, mas volto com a palavra atrás. Voltei aos controlos antigos e jogo muito melhor com eles.
Há movimentos que não são sequer possíveis com os controlos modernos...
 
Dá para saltar para os lados e para trás mas só a apontar as armas no entanto a partir do momento que se pressiona o botão de apontar o próximo input só pode ser começar a disparar ou um salto lateral ou para trás. Se o input for outro, andar numa direção por exemplo tem que se largar o botão de apontar e voltar a carregar .

Não é nada prático.
 
Última edição:
@JXulo

Tenho de gravar senão é uma frustração do caraças. Há partes em que salto e depois tenho de saltar novamente, etc, se caio de uma plataforma tenho de repetir tudo de novo.
É mais tentativa/erro, por vezes basta uma distração.
É chato de facto, não pode falhar nada. O que vale é que quase só tínhamos um jogo e tempo infinito portanto :coolshad:
Agora estou no NG+ e pela primeira vez senti a ameaça do T-Rex 😅, mas como é costume em mim quando estou apertado arranjo estratégias, meti-me lá num cantinho e com as pistolas matei-o. 😁
Não vai ser nada fácil, para gravar tenho de encontrar cristais azuis, do que vi dos primeiros níveis acho que irei passar mal mais lá para a frente.
Confesso que também fiz isso (se calhar fizemos todos).

Lembro-me que havia um túnel do lado direito e era aí que me refugiava. Depois para o matar tinha de mandar apenas meia dúzia de tiros quando ele passava em frente ao túnel (ele ficava lá fora a andar de um lado para o outro). Se calhar demorava uns 30 minutos para o matar lol, não me lembro mas devia ser muito lento mesmo.
Sim no TR1 era mesmo assim o sistema de save (também joguei na Saturn mas também era assim na PS1).

No TR2 removeram os cristais e colocaram no menu in-game do jogo a opção de fazer save onde quiseres e as vezes que quiseres (ilimitado).

No TR3 voltaram a introduzir os cristais, mas desta vez não estavas limitado a gravar nos sítios onde os encontravas, funcionariam como itens que apanhavas e depois fazias save quando e onde quisesses. Ou seja, o sistema de save era igual ao TR2, mas desta vez não eram ilimitados, estavas limitado ao nr. de cristais que tinhas no teu inventário.
Esse sistema do terceiro é interessante. Acho que nunca vi um parecido a isso.
Partlho exatamente dessa opinião pois comigo também foi igual. Adorei imenso o jogo quando o joguei na altura!
É daquelas sensações que só dá para ter uma vez. Ainda bem que foi num jogo tão bom.

Sei que tive muito poucos jogos (Sega rally e só mais uns 5). Depois saltei para a N64 e foi a minha última consola até ter agora a Xbox séries X.

Pelo meio foi só pc, e a game boy original. Mas antes da Saturn foi uma consola com um joystick que não me lembro do nome, e o salto dessa para a Saturn foi gigantesco, e o tomb raider foi o primeiro jogo da Saturn, foi um choque muito grande face ao que estava habituado (jogava um NES em casa de um amigo mas isso era tudo 2D).
Quando anunciaram na altura o lançamento do TR2 e descobri que não iria ser lançado na Saturn, isso para mim foi a gota de água e foi a principal razão de eu decidir vender a Saturn e comprar a PS1 (infelizmente não podia ter as duas pois era adolescente na altura).
Ah, então é por isso que eu nunca joguei os outros, eu só joguei o 1 e provavelmente teria pedido os seguintes se existissem. Ou então não, vivia no “fim do mundo” longe dos centros de informação de uma grande cidade, num local onde a internet só chegou já era eu adolescente (muitos anos depois de ter a Sega Saturn) por isso talvez nem soubesse da sua existência mesmo que existissem.

Aliás, internet sem ser ADSL 4MB, só chegou aqui já depois de eu ir para a universidade, nunca tive iptv nem nada destas coisas até à poucos anos. Basicamente toda a informação que tinha sobre o mundo dos jogos vinha através de programas como “o templo dos jogos”. Ainda me lembro do Mário 64 ser o primeiro jogo com nota “100” :D. Estou velho.

@IGUANO sim, aqueles movimentos são muito únicos e muito próprios daquele jogo. Não experimentei mas deve ser difícil jogar sem eles como alguns tentaram fazer.
 
Estou a passar em NG+ e estou a ter dificuldades nos capítulos finais. Ontem então foi absurdo tinha aqueles monstros que parecem kangurus a saltar e não havia maneira de os derrotar. Bem fui para trás, outras vezes á campeão, outras a fugir deles só que eles são bem mais rápidos que a Lara. Vi um vídeo e o rapaz desse vídeo disse que era quase impossível passar essa parte de forma normal.
 
Acabei de passar a expansão do TR3 e assim por finalizado todos os jogos e expansões. Que jogo, que nostalgia que isto me trouxe... Fico com pena de os já ter acabado...

Estou com enorme de vontade de continuar com o TR4 (The Last Revelation) e o TR5 (Chronicles) mas ao mesmo tempo não quero começar porque gostava de os ver no mesmo caminho destes ultimos levando uma versão remastered e joga-los depois.

Estou com alguma esperança que venham os próximos...
 
Passei o jogo em New Game Plus, não foi fácil tal como previa, na parte final houve lá partes bem complicadas.

No boss final com os controlos modernos era quase impossível, mudei para o antigo e foi só saltar de um lado para o outro a disparar. Não percebo porque nos controlos modernos é muito difícil saltar para os lados e a disparar é quase impossível. A sensibilidade do analógico esquerdo também podia estar melhor, tal como a camera que atrofia em espaços apertados ou quando o adversário te ataca de perto.

A parte em que me vi mais apertado foi quando tive de eliminar o tipo que ficou com as magnum, depois descer lá em baixo na lava, em que bastava um salto mal efetuado e ainda ter de defrontar o skater. Na 1a vez ainda o defrontei, morri mas na 2a passei por ele, ele ainda veio atrás de mim, gravei já com ele em cima e já estava a ver que tinha feito asneira mas depois lá me safei.
 
O troféu Welcome to my home para a versão PS4 está completamente bugado. Aparentemente foi depois do último patch, um troféu que devia ser simples...a Lara devia falar por etapas, uma espécie de tutorial enquanto vamos com ela a cada divisão da sua casa e ela deixa de falar logo no início.
 
Back
Topo