Nintendo The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom

Gostava de DLC a explicar algumas pontas soltas na historia. Como por exemplo as duas bruxas do Ocarina of Time estarem ao lado do Ganondorf. Ia ser porreiro tambem ver pelos olhos da Zelda a Imprisioning War (ainda me faltam algumas memorias though pode ser que haja mais conteúdo ai).

Posto isto passei ontem pela segunda vez a luta final com o Ganondorf. Agora faltam-me 2 sages e algumas missoes e completar todas as shrines e light roots nas Depths.

Tenho ali o Pikmin 4, Red Dead Redemption entre outros para jogar mas nao esta facil largar este jogo! lol
Mete isso em spoiler sff. Ainda não acabei 😅
 
Bem, acho que amanhã termino o jogo.

Tenho todas as shrines feitas (e neste jogo consegui fazê-las todas sem recorrer à internet muito por causa das LightRoots), tenho todos os corações, tenho já um bom leque de armas e escudos, e tenho todos os sages (com todos os Sage's Will).

Só me faltam umas coisas que deixei mesmo de propósito para fazer antes de iniciar a parte final do jogo: tenho uma última memória da quest Dragon's Tears, e tenho que obter a Master Sword. Depois disso, julgo que irei iniciar a sequência final do jogo.

Impressões antes de fazer a sequência final do jogo....

O Tears of the Kingdom é um jogo muito bom... mas por o mapa da superfície ser praticamente o mesmo que o do Breath of the Wild, por vezes ficava com a sensação que estava jogando Breath of the Wild, voltando a explorar o mesmo que já tinha explorado anteriormente. E isso às vezes desmotivava-me. Tive ocasiões em que me apeteceu apressar o jogo, deixando quests, shrines, armaduras e coisas do género para trás. Mas para não me vir a arrepender mais tarde, lá continuei a explorar e a fazer o maior número de conteúdo possível. Ao todo já investi 185 horas no jogo, talvez termine na marca das 190 horas (dependendo do quão longa a sequência final for).

De momento, se tivesse que dar uma nota ao jogo, dava um 8. Mas aposto que o final do jogo vai influenciar essa nota, porque aparentemente o final é espetacular (não sei de nada, o único spoiler que levei, e foi há bem pouco tempo, é de que aparentemente o Ganandorf tem 2 bruxas consigo, que fazem lembrar as 2 bruxas do Ocarina of Time). Amanhã se terminar o jogo depois deixo impressões finais. Eu acho que se tivesse jogado outro Legend of Zelda antes do Tears of the Kingdom, como por exemplo o Wind Waker (de todos os jogos mainline da série em 3D, é o único que me falta), talvez ao jogar Tears of the Kingdom não ia sentir tanto as semelhanças entre TotK e BotW.

De qualquer forma, quer fique bem satisfeito com o final, quer não, de uma coisa tenho a certeza: vou ficar satisfeito por finalmente terminar o jogo e assim poder jogar outros jogos que estão em standby.
 
Descobriste e fizeste as shrines todas sem recorrer à Internet? Gabo-te a paciência.
Vou com 114 e tem algumas bem escondidas.
Sim, descobri tudo sozinho. Já no Breath of the Wild consegui descobrir praí 98% das shrines sozinho, só umas 2 ou 3 é que tive que ir à internet descobrir.

Aqui no Tears of the Kingdom acho ligeiramente mais fácil descobrir por causa das Lightroots nos Depths, em que geralmente na mesma posição onde tens uma Lightroot também tens uma Shrine na Superfície.

Agora por falar em shrines, uma coisa que gostei das shrines é a liberdade que tens na forma de as resolver. Por vezes, eu sabia qual a maneira que os programadores tencionavam que a shrine fosse solucionada, mas resolvia solucionar a shrine de uma maneira completamente diferente.

Nesse sentido, uma das shrines que mais gostei de resolver foi esta


Basicamente é uma shrine onde tens 3 alvos ao todo, e em cada alvo tem que fazer com que uma esfera toque no alvo. Nos primeiros 2 alvos, fazer isso foi relativamente fácil, era só deixar a esfera girar em direção ao alvo. Mas no 3.º alvo não sei como é que era suposto resolver. Então fiz daquela forma 😅
 
Boa eheh.
Confesso que algumas tive de ir ver na Internet. Principalmente onde se encontrava a entrada da cave.

Essa shrine resolvi de outra forma também 😁
But if it works...
 
Por curiosidade, que nota davas ao BotW?
Dava um 9.

Relembro que a nota que disse sobre o TotK é ainda antes de o terminar. Por acaso estou mesmo no momento onde, acho eu, vou enfrentar o Ganondorf. Provavelmente quando terminar deverei aumentar um pouco essa nota.

Mas acho que a minha opinião final será a seguinte: Tears of the Kingdom é um jogo melhor que o Breath of the Wild, mas o Breath of the Wild teve um maior impacto em mim do que Tears of the Kingdom.

EDIT: Tears of the Kingdom terminado.

Mantenho a opinião acima: BotW teve maior impacto em mim do que TotK.

Contudo, devo dizer que comigo, ao terminar o TotK aconteceu o reverso do que aconteceu comigo ao terminar BotW.

O BotW foi uma experiência completamente nova, uma lufada de ar fresco para a série Legend of Zelda. E esse impacto inicial foi tremendo, tanto que eu completei aquele jogo "100%": não apanhei todas as Korok Seeds e talvez uma ou outra quest ficou para trás, mas tive todas as shrines, obtive a Master Sword (que era facultativo), fiz upgrade ao Tunic of the Wild (que foi uma trabalheira), e até fiz as expansões todas antes de ir para o confronto final. Mas quando vou para a parte final do jogo, é aqui que BotW desapontou-me um bocado. Apesar da dungeon final ser imo a melhor do jogo, os bosses finais foram desapontantes, e acabei terminando o jogo com um "sabor" algo amargo.

Já o TotK foi o reverso. TotK para mim foi um jogo com muito conteúdo novo, mas ao mesmo tempo com demasiadas familiaridades para o meu gosto. Daí ter tido momentos em que não sentia aquela vontade de explorar tudo como senti ao jogar BotW. Mas agora chegando ao final do jogo, epá o final foi espetacular. Se me tivessem que pedir para dar uma nota só relativamente aos finais do BotW e do TotK, eu daria 7 ao BotW, e ao TotK dou nota 10. Houve alguns aspetos da história do jogo que consegui prever, mas não deixou de ser algo épico. Mesmo o confronto final, antes mesmo de o iniciar, imaginei logo como seria, e acabou sendo. Por exemplo, quando vi o Ganondorf a comer a Zonai Stone dele e a transformar-se num dragão e indo para a superfície, fiquei logo imaginando que o confronto final teria a ajuda da Light Dragon (aka Zelda), e que o confronto final seria no céu. E foi exatamente assim que foi. Mas mesmo tenho previsto isso, não deixou de ser mesmo épico.

Posto isto, ao fim de cerca de 190 horas (é o que a consola diz), a nota final que dou ao TotK é 9/10.

E apesar de ter gostado imenso do final, tal como previ, fico satisfeito por ter finalmente terminado o jogo e por poder agora jogar outros jogos que estão no backlog. Também fico satisfeito por saber que não haverá DLC para TotK e que provavelmente nem tão cedo irão voltar para este "mundo" de Legend of Zelda. Acho que estou satisfeito, e espero que um próximo Legend of Zelda de grande dimensão tenha uma nova arte visual, com um novo mapa, novos locais, etc...
 
Última edição:
Boa noite

A onde é que posso ver as horas de jogo No Heropath acho que só tenho a barra

Devo usar a APP de controle parental apesar de não ver resumos?

Obrigado
 
Tempo de jogo que demorei a descobrir que é possível fazer dismiss aos guardiões: 102 horas 🫠

Heh, não sabia que era possível, e dei 120 horas. Teria usado o dismiss, chegou um ponto em que era um bocado insuportável ver tantos bonecos à minha volta.

Pergunta: faz sentido para a história completar os Depths antes de ir para o Castelo?

A única coisa que o jogo te sugere, por razões óbvias, é teres a força de todos os guardians antes de ir ao castelo - embora sejam opcionais. Como deves saber, o jogo termina mesmo quando matas o último boss. Existe um ponto de não retorno, e tudo o que ficou por fazer, ficou. Portanto, se há alguma coisa que queiras fazer nas Depths, tens de faze-lo antes.
 
E está feito, 129H depois.
Um pouco desiludido com a luta final, estava à espera de mais dificuldade, se calhar fui demasiado bem preparado.

Uma nota para a Mineru, podia ter sido mais bem aproveitado. Tanto mistério em volta do quinto Sage e no final não serviu de nada para as últimas lutas.

Se em abril estava com medo que o jogo fosse à volta do ultrahand acabei por não o sentir assim tanto, apesar se ter sido a habilidade mais usada.

Foi uma grande experiência no geral e sem ter jogado os outros tem de ser Game of the Year 😅😎
 
Tempo de jogo que demorei a descobrir que é possível fazer dismiss aos guardiões: 102 horas 🫠
Eu por acaso só descobri porque eu gosto de ir à Death Mountain fazer regen das armas com os stone octoroth e o Tulin às vezes matava-os antes lol, e lá fui à procura se dava para os desligar.

Heh, não sabia que era possível, e dei 120 horas. Teria usado o dismiss, chegou um ponto em que era um bocado insuportável ver tantos bonecos à minha volta.



A única coisa que o jogo te sugere, por razões óbvias, é teres a força de todos os guardians antes de ir ao castelo - embora sejam opcionais. Como deves saber, o jogo termina mesmo quando matas o último boss. Existe um ponto de não retorno, e tudo o que ficou por fazer, ficou. Portanto, se há alguma coisa que queiras fazer nas Depths, tens de faze-lo antes.
Pode sempre recomeçar no último save antes do mencionado no spoiler.
 
Acabei ontem finalmente. Foram 205h bastante boas e produtivas. Das tarefas que podem ser contabilizadas (por exemplo, não existe contagem na tarefa de ajudar o Addison a manter os sinais do Hudson de pé), só não fiz os Koroks e 9 receitas.

Considero que foi um dos melhores jogos que joguei. Isto é Breath of the Wild com história, que foi algo que não gostei nesse jogo e não me fez ficar agarrado (em termos comparativos, no outro devo ter ficado apenas pelas 70h). Com uma narrativa decente tudo ficou melhor, já para não falar das shrines cujos puzzles são superiores. Os pontos positivos já toda a gente sabe quais são, porque a base já era bastante sólida e só melhoraram o que já era muito bom.

O negativo continua a ser o sistema de menus e falta de opções que a Nintendo continua a ignorar. Passei imenso tempo destas horas todas a trocar de roupa peça a peça porque não há um sistema de favoritos; queres seleccionar um item para meter numa seta, tens que percorrer um carrousel enorme; queres ver no mapa principal só as shrines que ficaram por fazer? não podes porque não há um sistema de filtragem; queres saber quantas side quests fizeste? hora de saber se sabes contar, porque vais ter que o fazer uma a uma... e por aí em diante.

Tem também alguns problemas de performance aqui e ali, mas nada que comprometa a experiência. Que me lembre só tive duas quebras de frame rate graves aí para os 15 fps nestas horas todas.

Houve algures um comentário que este jogo ficava horrivel em TVs 4k. Joguei uns 80% numa LG OLED de 77'' e devo dizer que com as opções certas a experiência foi superior a outras TVs. A LG tem um modo fantástico que mete os jogos da Switch a parecer que correm com frame rate superior, deixo aqui o video de configuração caso queiram tentar:

 
Back
Topo