Steam Steam Link e Controller

Também estava para aproveitar a promoção porque ficava a menos de 10€, mas quando vi o preço dos portes tirei logo a ideia da cabeça.
 
Os portes são o problema maior, mas honestamente, se o objectivo é jogar na TV, e têm cabo, eu continuo a recomendar vivamente. A experiência a jogar overcooked com mais 3 pessoas tem valido bem a pena. Neste momento, só tenho pena de não arranjar mais 2 jogadores para Towerfall Ascension (se com 2 é óptimo, com 4 imagino).

Inadvertidamente testei por Wifi, estando o link quase colado ao router, e não aconselho. A fluidez em... 90% do tempo é igual, mas depois vem o stutter da ligação, e oh meu deus... Que quebra de imersão! E não falamos de micro stutter ou assim... Breaks completos de quase 1s de cada vez, num espaço de 5s. É impossível de não ser distractivo. Mas com cabo, tem sido uma maravilha.

Outro ponto que testei, foi usar um comando xbox 360 com receptor wireless. Para quem tiver interesse, o receptor tem de estar ligado ao PC, porque pelo que li, o steam link não o sabe gerir. A parte chata foi colocá-lo a ser correctamente detectado, até ter descoberto o essencial. Instalar os drivers da Microsoft e, no meu caso, remover software de virutalização de comandos. Quando fiz isso, ele passou a ser consistentemente detectado. Precisam de cabo com o link, aparentemente. Eu posso depois testar com o receptor no link, mas não tenho expectativas.

Fora isso, os comandos do steam têm-se portado bem até. Não me posso queixar.
 
Viva.


Aproveitei a última sale de Natal da Steam e adquiri o Steam Link. Ontem estive a testá-lo e encontrei dois problemas para os quais agradecia a vossa ajuda.


O primeiro está relacionado com o funcionamento do comando da XBOX360 sem fios em jogos non-steam, quando está ligado diretamente ao aparelho, em que o mesmo funciona como um rato+teclado in-game. Aqui consegui ultrapassar o problema remapeando o comando. Mas pelo que percebi, isto tem de ser feito em todos os jogos non-steam, o que para mim, que me falta de tempo, é um grande inconveniente. Haverá alguma forma de fazer com que o Steam Link reconheça automaticamente o comando como um…comando?

O segundo tem a ver com os jogos non-steam que têm um launcher, como por exemplo o FIFA 15 na Origin. Quando inicio o jogo no Steam Link ele abre-me o launcher do jogo e após clicar na opção de "jogar", ele em vez de transmitir a janela do jogo, mantém a transmissão da janela do launcher. Como ultrapassar isto?

Admito que com mais tempo talvez conseguisse resolver estas situações, mas se alguém já passou por isto e resolveu, agradecia a partilha de informação.

Já agora acrescento que tirando estas duas situações, que na verdade me limitam bastante porque há vários jogos non-steam que queria jogar via Steam Link, o aparelho funcionou na perfeição e fiquei bastante satisfeito com o resultado.
 
Se o jogo não traz implementação nativa de comando, é difícil não ter de fazer o mapeamento para cada um. Tenho muito pouca coisa mesmo fora do steam, daí que seja difícil testar isto. Que jogos tens fora? Posso tentar ver isso do meu lado mais tarde se encontrar algo comum.

Quanto ao fifa, não tenho, mas vou tentar encontrar algum jogo numa situação semelhante para testar.

De forma geral, se tens um jogo non-steam, a forma correcta de fazer as coisas é adicionar o jogo à tua library de steam (add non-steam game dentro do programa), desligar as outras overlays (como as do origin), e abrir o jogo a partir da steam. Compreendo o problema do fifa ter um launcher que possa ser chato, mas tenho de testar com outro a ver se é possível dar a volta.
 
Obrigado pelo feedback e vontade de ajudar @miguelbazil .

Eu penso que os jogos trazem essa implementação, pois se o jogar no PC via cliente original o comando funciona corretamente sem a necessidade de qualquer procedimento. O problema estará no Steam Link que para os jogos non-steam não tem suporte para os comandos.

Os jogos que tenho fora e gostava mesmo de jogar através do Steam Link, são os Assassin's Creed a partir do 3 e eventualmente, The Crew. Isto da Ubi. Da Origin gostava de jogar Need for Speed (mais para o meu miúdo mais velho) e o FIFA 15.

Realmente, agora que leio o que escreveste, não desativei o overlay da Origin...logo também vou ver se arranjo tempo para testar.

Mas relativamente a esta questão do launcher, lembro-me que tive o mesmo problema com o Batman Arkham City e este é jogo steam.

Mais uma vez agradeço a tua ajuda. :)
 
Alguém em consegue ajudar?
Não tenho som e a imagem está num formato mais pequeno que a TV apesar da resolução estar correta.

Obrigado
 
Alguém em consegue ajudar?
Não tenho som e a imagem está num formato mais pequeno que a TV apesar da resolução estar correta.

Obrigado
Nas opções do steam link podes fazer scalling da imagem. Em relação ao som tenta mudar opções de som no menu do steam link.

Será que alguém me poderá ajudar? Tenho o steam link ligado ao router e o pc ligado a uma powerline. A imagem e som têm qualidade mas tenho "apagões" da imagem de certa de meio segundo (a imagem fica preta e o som corta).

Alguém já teve um problema similar? Será da ligação pela powerline?
 
boas

tenho precisamente a mesma ligação que estas a usar:

Steam Link -> Router -> Powerline -> PC

não tenho qualquer problema com a imagem, nem tenho experiênciado lag.
o router é o da NOS
o powerline TP Link 4226 Kit
 
Update da situação que apresentei acima.

Ontem consegui ultrapassar o problema que me impedia de jogar jogos non-steam da Origin. Basicamente, o que se deve fazer é adicionar a Origin enquanto jogo non-steam em vez dos jogos em si. Tem também que se desativar o overlay da aplicação Origin e nos próprios jogos. Outro passo que fiz mas não sei se é relevante ou não, foi definir que a Origin corresse em modo de compatibilidade com o Windows 7. Et voilá. :)

Também arranjei uma maneira simples de resolver a questão do funcionamento do comando. Existe uma opção que permite exportar o remapeamento das teclas que realizamos para uma pasta pessoal, que posteriormente podemos importar para outros jogos. Isto significa que apenas se tem que efetuar o remapeamento uma vez. Outra opção que ontem me apercebi que existe, é selecionar um dos layouts disponibilizados pelo próprio Steam Link. Neste momento existem 3, sendo que um deles, penso que se adapta a praticamente todo o tipo de jogos.

E pronto, posto isto, posso agora afirmar que a minha experiência com o Steam Link está a ser quase perfeita. :)

Se alguém tiver dúvidas digam. ;)

Cumprimentos
 
Alguém em consegue ajudar?
Não tenho som e a imagem está num formato mais pequeno que a TV apesar da resolução estar correta.

Obrigado

Isso de não ter som deve ser algo com o driver de som. Já reiniciaste o PC desde que ele instalou os drivers?

Quanto ao tamanho da imagem, isso a mim só me acontece por haver diferença de resolução entre a TV e o meu ultrawide. Normalmente, se meter 1080p e mesmo assim a resolução está incorrecta na TV, estranhamente, passar a modo de janela costuma resolver, experimenta.
 
Entretanto surgiu-me uma nova dúvida. Já procurei pela internet fora mas não encontrei respostas conclusivas. Alguém sabe se é possível conetar headsets sem fios diretamente ao Steam Link e dessa forma usufruir quer do audio quer do microfone?
 
@ELgatu, do que pesquisei na net, há pessoas que conseguiram conetar por exemplo uns Sony Wireless Headset 2.0. Agora não percebi se foi por ligação bluetooth direta ou se usaram o USB dongle. Ontem estava demasiado cansado e não consegui testar, mas hoje vou ver se consigo.

@alexvieira estás-te a referir a comandos/gamepads? Se for isso, oficialmente, a Steam diz numa FAQ o seguinte:

O Steam Link é compatível com os seguintes periféricos:
  • Comando Steam (Steam Controller)
  • O comando por cabo oficial da Xbox One
  • O comando por cabo oficial da Xbox 360
  • O comando sem fios oficial da Xbox 360 para o Windows (com recetor sem fios)
  • Comando sem fios Logitech F710
Atenção: outros comandos, como os comandos por cabo da PS3 e PS4, podem funcionar com o Steam Link mesmo que não sejam suportados oficialmente.

Fonte

Eu até agora usei apenas o oficial XBOX360 sem fios, com recetor. Mas logo vou tentar emparelhar o DS4 para ver se poupo em pilhas. :P
 
Sobre os comandos, se forem compatíveis com XInput, em princípio, deverão ser compatíveis com o Steam Link. Eu só testei ainda os Steam Controllers e o wireless de XBox 360, sobre os outros não tenho dados.

FYI, as configurações de comandos de steam mencionam também lá compatibilidade com comandos PS4, portanto...
 
Também estou a pensar adquirir um steam link, mas tenho uma dúvida pertinente:

Tenho 2 comandos NOX KHROM, que assumem o perfil Xinput. Alguém me sabe dizer se são imediatamente detetados pelo link?

Normalmente não tenho qualquer problemas com eles, sendo facilmente detetado por qualquer jogo
 
Essencialmente deve ser isso sim. Mas nunca tentei aceder ao OS que corre por baixo. Mas desconfio que não deves conseguir. Mas lá está, se for XInput, deves conseguir ligar no Link. O único defeito do Link, para mim, é só ter 3x USB em vez de 4x.
 
Back
Topo