Entendo bem os dois lados de quem nao acredita e quem acredita que o jogo vai acontecer ( eu pessoalmente ja nao acredito, mas espero estar enganado ) contudo tenho de dizer que tudo o que ouviram do senhor CR ( e o seu irmao tambem ) en relacao a attitude dele para com os seus empregados e a sua megalomania sao inteiramente verdades. Falo em conhecimento de cause que trabalhei neste projecto durante uns quantos anos como Environment artist, e foi a pior experiencia profissional que tive da minha vida. O estudio mais mal organisado de sempre, o crunch e as horas extras nao pagas ( ah sim desculpem, uma pizza ao sabado e domingo ), O pessoal completamente a nora e com um moral baixo porque o senhor Chris Robert passa o seu tempo a dar reset a coisas em producoes quase anualmente ( podem ver as vezes que o shubin interstellar foi modificado ao longo dos anos, estamos a falar de uma estacao que faz perto de 15 km com interiores e exteriores em 2 anos levou reboot total duas vezes, e a ultima vez quando o senhor Nathan Dearsley passou a ser o art director daquela zona e decidiu que nao gostava do trabalho ja feito e direcionado pelo antigo Art Director. Foi tudo para o lixo.
Um turn over e altissimo e constante, uma falta de respeito tremenda por parte de certos superiores ( Nathan Dearsley tem uma reputacao horrivel de uma pessoa shortfused ) , Mails dele ( entre muitos outros ) a dizer que tinha ouvido alguns de nos a falar mal do projecto na cozinha e que seria melhor se a nossa attitude fosse mais positiva para com o projecto que nao queria mais ouvir conversas dessas agora ( parecia que estava na escola ).
E isso quando essa gente com mais poder nao mandavam mails assassinos quando as pessoas nao compriam as deadlines aleatorias e estupidas deles. Falando em deadline, o meu Burnout e a minha ida ao hospital foi pouco depois do natal a custa da primeira vertical slice do squadron 42 ( ja andava a faltar ao trabalho por razaoes medicais umas quantas vezes ). Do nada o meu lead vem para mim a dizer que iam mudar-nos para outra task de maneira a concluirem o trabalho necessario para o trailer de natal que tinham prometido a comunidade. Ok ja estamos meio novembro, que area temos de continuar para aquele trailer? pergunto eu ingenuo. Nenhuma, temos de criar essa area do 0 em menos de 1 mes e meio... para terem uma ideia, uma missao noutro jogo AAA levou-me mais de 8 meses a ser feita essa ia levar menos de 1 mes e meia. Obviamento que foram 11 a 12h horas a trabalhar todos os dias, vindo ao fim de semana para conseguir comprir aquilo a tempo, com um stress tremendo. A deadline estava a chegar e conseguimos terminar a tempo com o meu binome ( e o meu corpo ja a mandar sinais de fraqueza que eu preferia ignorar para o bem do projecto), mas outras equipas tinham certos problema e o demo nao era jogavel.
Foi ai que recebemos um mail do Erin Robert a dizer que certas pessoas nao vinham trabalhar ao fim de semana enquanto outras estavam a fazer tudo o que podiam para que este trailer seja uma realidade, contudo, se nao conseguissemos dar vida a esse trailer, ele nao poderia em boa consciencia oferecer os bonus de fim do ano quando do seu lado tinha prometido aos jogadores um trailer para o natal. Ainda nao sei se ele estava a espera que as pessoas como eu comecassemos a pressionar as pessoas para ficarem a trabalhar mais tarde e virem ao fim de semana como nos, mas definitivamente resultou em certos casos. Os ultimos dias foram os dias mais loucos que presenciei num estudio, tudo a correr emt odo o lado, o Chris jogar o demo a tras de mim com colunas em vez de headsets ( isso e muito mas MUITO mal visto num local de trabalho creativo como o nosso mas ele e o boss portanto faz o que quer e esta-se bem a esborrifar para os peons a volta dele a tentar trabalhar no calmo. ) conseguiram o video.
Vitoria, acabei no hospital e o meu bonus a volta de 600 £ serviu-me para pagar os medicamentos nao reimbolsados pela seguranca social ao longo dos varias meses que seguiram. Ate que acabei num estado tao lamentavel, nao me era possivel deslocar para o estudio e portanto, nao era pago os dias em que nao vinha ao trabalho obviamento ( ou seja vinha a volta de 5 ou 6 dias por meses quando me sentia ligeramente melhor ) O meu salario era quase nulo, tinha de pagar a renda etc... o que vale e que tinha a maria a suportar-me como uma chefe. uma verdadeira heroina digo-vos desde ja. Ao fim de 3 meses nessa situacao, resolvi-me a dar-lhes a minha resignation letter, e nao e que no mesmo dia, recebi uma letra a dizer que tinha de dar refund aos dois dias de holiday que bookei um mese antes por engano no software do trabalho. Retiraram-me 500£ da statutory sick pay pois como nao tinha trabalhado 2 dia sequer naquele mese, nao podiam pegar do meu salario.
Enfim, vou me ficar por ai pois tenho immensas coisas por dizer en relacao a esse projecto, que sim existe, e sim esta repleto de artistas e Devs dos mais impressionantes com os quais tive o " prazer " de trabalhar. Mas infelizmente a ser dirigido por uma cambada de incompetantes com pouco respeito para as pessoas debaixo deles. Ja nao tenho esperenca para aquel projecto infelizmente. Squadron 42 entao nem vale a pena falar daquilo. Se tanto anos depois tudo o que mostraram foi aquele trailerzito recentmente, so me deixar ficar a pensar que deram reboots mais uma vez a muitas coisas.
Essa experiencia quase matou a minha paixao para esta industria, e ponderei realmente simplesmente voltar a trabalhar nas obras antes de arriscar-me a calhar num estudio como esse de novo.
Edit: esta melhor agora?
@rjSampaio ?