I_Eat_All
Plasma Beam!
Sega Saturn foi a encarnação 32-bits da Sega, e para muitos o inicio do declínio da marca, mas não sem mérito, especialmente em Portugal, onde ao contrário do resto da Europa a plataforma foi particularmente bem recebida.
A plataforma foi lançada na Lançada no Japão a 22 de Novembro de 1994; na América do Norte a 11 de Maio de 1995 e Europa a 8 de Junho de 1995. O sistema foi suportado na América e Europa até finais de 1998, e no Japão até finais de 2000. O total de unidades vendidas é de 10 milhões.
Desenvolvimento:
Os primeiros rumores "sólidos" sobre uma sucessora da Genesis/Mega Drive surgiram em meados de 1991, sugerindo o nome de código GigaDrive e afirmando que o novo sistema usaria a arquitectura da maquina de arcade System 32 como base, o que fazia sentido dado que a Genesis/Mega Drive teve origem no System 16, este rumor nunca foi confirmado ou desmentido pela Sega.
Em 1993 começaram a aparecer rumores sobre dois projectos separados, o Jupiter que continuava a usar cartuchos (mais tarde chamado de 32x) e a Sega Saturn que usaria CD's.
Especificações técnicas mostravam que a consola tinha sido projectada para ser a plataforma mais poderosa em 2D. Mas os planos da concorrência envolviam o pulo para o 3D, obrigando a Sega a ter de reformular a sua estratégia, adicionando tardiamente no ciclo de desenvolvimento aceleração 3D à consola.
Performance nos três territórios...
Japão
No Japão a Saturn foi apressada para o mercado em Novembro de 1994, umas semanas antes da sua rival, a PlayStation. As dificuldades de programação, aliadas ao lançamento apressado levaram à escassez de titulos disponiveis no lançamento, apesar disso, aproximadamente 170 mil consolas foram vendidas no primeiro dia atingindo o meio milhão de unidades vendidas antes do Natal de 1994.
Apesar de mais tarde a PlayStation ter ganho vantagem na userbase o software na Sega Saturn frequentemente contava com melhores vendas, facto reforçado pela sua campanha publicitária Segata Sanshiro, levando à percepção de que a Saturn era a plataforma de escolha dos jogadores dedicados e que a PlayStation tinha uma audiência casual.
Muitos dos jogos que fizeram a Saturn popular no Japão, tais como Sakura Taisen e outros géneros tipicamente Japoneses nunca foram lançados em territórios ocidentais devido à politica do então presidente da Sega América, Bernie Stolar (seguindo instruções da Sega Japão) que acreditava RPGs (e a generalidade dos titulos Japoneses) não eram apelativos para a América do Norte.
O ultimo jogo licenciado para a plataforma no Japão foi o Yukyu Gensokyoku Perpetual Collection, publicado pela Mediaworks a 4 de Dezembro, 2000.
América do Norte:
Em inicios de 1995 o presidente da Sega America, Tom Kalinske, anunciou que a Sega Saturn iria sair na América no "dia de saturno" a 2 de setembro. Em resposta a Playstation havia sido agendada para 5 de Setembro de 1995.
No entanto, meses mais tarde na primeira E3 em Maio, Kalinske anunciou que o "dia de saturno" havia sido uma artimanha e que o sistema iria ser lançado imeadiatamente para alguns retailers. Esta surpresa chocou todos os presentes (incluindo a Sony) e parecia que a Sega tinha a oportunidade real de ganhar vantagem na batalha dos 32-bits.
Na realidade, o "ataque surpresa" foi um tiro no pé da Sega, a Saturn saiu demasiado cara custando $399 quando a Sony havia anunciado na E3, em resposta ao lançamento antecipado da Saturn que embora mantivessem a data de lançamento para Setembro iriam vender a Playstation a $299. A Sega havia decidido um preço elevado partindo do inicio que os entusiastas comprariam a maquina de qualquer forma. Tradicionalmente a maior parte das consolas era inicialmente vendida sem lucro (de facto, com perdas) para permitir que o publico se expanda mais rapidamente. Mas a Sega com o mercado das 32 bits todo para si não viu razão para praticar preços mais baixos.
O lançamento antecipado irritou as third parties, porque os seus jogos só estavam previstos estar prontos para 2 de Setembro (data de lançamento original) o que as impediu de aproveitar o momentum. O unico software disponivel nas lojas aquando do lançamento era lançado pela Sega, o que levou muitas pessoas na industra a acreditar que se tratava de uma medida calculada para se anteciparem aos seus rivais.
Como se não chegasse, alguns retailers não foram incluídos no lançamento como o Wal-Mart e KB Toys sentiram-se traídos pela Sega permitir a concorrência de lucrar com a Saturn. Isto gerou conflitos entre estes distribuidores e a Sega, trazendo complicações para a Saturn (e também com a sucessora, a Dreamcast). Como exemplo: a liderança da KB Toys recusou-se a lançar a Saturn de todo e chegou a levar alguns retailers a tirar tudo o que tinham da Sega da loja, dando mais espaço a concorrentes da marca.
Pela altura em que a PlayStation saiu a 9 de Septembro 9, 1995, a Saturn havia vendido aproximadamente 80 mil sistemas. Números facilmente batidos pela PlayStation que vendeu cerca de 100 mil unidades no próprio lançamento, despedaçando dos 6 meses de vantagem que a Saturn tinha, e os desejos de liderança Americana da Sega.
De 1995–1997 a Saturn ficou em terceiro lugar face à Playstation e Nintendo 64. No entanto era um sistema de nichos com muitos jogadores de arcade que antecipavam as conversões dos jogos para a sua plataforma. Como resultado disto as vendas da Saturn normalmente davam um pulo quando as ports de arcade eram lançadas, caindo pouco depois.
O ultimo jogo comercial lançado na América do Norte foi o Magic Knight Rayearth, publicado pela Working Designs a 30 de November, 1998.
Europa:
Lançada em Junho 1995, foi a primeira consola de 32 bits a ser lançada, meses antes da Playstation, apesar do sucesso prévio das consolas Sega na região o hype à volta da futura Playstation estava a crescer, o que se acredita que tenha prejudicado as vendas iniciais da plataforma. A Nintendo 64 também roubou alguma atenção apesar dos adiamentos.
Como resultado, a Sega Saturn nunca teve o sucesso na Europa que teve no Japão, ou mesmo o sucesso inicial pós-lançamento que teve na América do Norte, deixando o mercado às mãos da concorrência.
O ultimo jogo comercial lançado na Europa foi o Deep Fear publicado pela Sega Europe em Novembro de 1998.
Portugal:
A consola liderou em Portugal, graças à representação da Ecofilmes e reclusão do país a noticias do exterior, inicialmente pouca gente sabia o que a Playstation era, e a Nintendo, representada pelo Chaves & Feist (hoje Concentra) encontrava-se no marasmo de sempre.
Eventualmente deu lugar à PSone em finais de 1997 e 1998 com o abandono do suporte da consola pela própria Sega e escassez de títulos, mas não antes de deixar um grande numero de pessoas saudosas da plataforma.
Possíveis razões ou conjectura para o falhanço comercial:
- Lançamento prematuro nos Estados Unidos sem contar com fraca diversidade de jogos;
- Arquitectura mais complexa que a concorrência, com três processadores, o desenvolvimento de jogos para o Saturn custava mais e levava mais tempo do que para a consola da Sony;
- Os kits de desenvolvimento iniciais eram muito complicados e pouco eficazes, o que tornava o trabalho do programador mais difícil e demorado;
- Saiu e viveu o seu ciclo sem nenhum jogo exclusivo do Sonic, contando apenas com uma compilação (Sonic Jam), um jogo de corridas (Sonic-R) e uma port da Mega Drive (Sonic 3D). O verdadeiro Sonic, o Sonic X-Treme foi anunciado, mas eventualmente cancelado.
- Inexplicavelmente, alguns dos melhores jogos da Saturn nunca foram lançados fora do Japão. A biblioteca Japonesa conta com mais de 600 jogos lançados no Japão, a americana não passa dos 250 títulos.
- Abandono prematuro da Sega, levando ao cancelamento e sentimento de abandono de uma plataforma que estavam a suportar, pelas developers.
Titulos de destaque:
Baku Baku Animal
Burning Rangers*
Daytona USA*
Dead or Alive*
Dragon Force
Fighters Megamix
Fighting Vipers
Guardian Heroes
Grandia*
House of the Dead*
King of Fighters
Last Bronx*
Tomb Raider*
Resident Evil*
NiGHTS*
Panzer Dragoon*
Princess Crown*
Magic Knight Rayearth
Shining Force III
Street Fighter II alpha
Radiant Silvergun
Virtua Fighter 2
Virtua Racing
Virtua On
Virtua Cop*
Sonic R
Sega Rally*
Sakura Taisen*
* franchises começados/estabelecidos na consola
Manutenção/modding:
- Resolução de problemas comuns
- Tweak do Laser (não recomendado)
- Saturn Switchless
- Saturn 50/60Hz switch
- Saturn single switch JAP/US/UK
A plataforma foi lançada na Lançada no Japão a 22 de Novembro de 1994; na América do Norte a 11 de Maio de 1995 e Europa a 8 de Junho de 1995. O sistema foi suportado na América e Europa até finais de 1998, e no Japão até finais de 2000. O total de unidades vendidas é de 10 milhões.
Desenvolvimento:
Os primeiros rumores "sólidos" sobre uma sucessora da Genesis/Mega Drive surgiram em meados de 1991, sugerindo o nome de código GigaDrive e afirmando que o novo sistema usaria a arquitectura da maquina de arcade System 32 como base, o que fazia sentido dado que a Genesis/Mega Drive teve origem no System 16, este rumor nunca foi confirmado ou desmentido pela Sega.
Em 1993 começaram a aparecer rumores sobre dois projectos separados, o Jupiter que continuava a usar cartuchos (mais tarde chamado de 32x) e a Sega Saturn que usaria CD's.
Especificações técnicas mostravam que a consola tinha sido projectada para ser a plataforma mais poderosa em 2D. Mas os planos da concorrência envolviam o pulo para o 3D, obrigando a Sega a ter de reformular a sua estratégia, adicionando tardiamente no ciclo de desenvolvimento aceleração 3D à consola.
Performance nos três territórios...
Japão
No Japão a Saturn foi apressada para o mercado em Novembro de 1994, umas semanas antes da sua rival, a PlayStation. As dificuldades de programação, aliadas ao lançamento apressado levaram à escassez de titulos disponiveis no lançamento, apesar disso, aproximadamente 170 mil consolas foram vendidas no primeiro dia atingindo o meio milhão de unidades vendidas antes do Natal de 1994.
Apesar de mais tarde a PlayStation ter ganho vantagem na userbase o software na Sega Saturn frequentemente contava com melhores vendas, facto reforçado pela sua campanha publicitária Segata Sanshiro, levando à percepção de que a Saturn era a plataforma de escolha dos jogadores dedicados e que a PlayStation tinha uma audiência casual.
Muitos dos jogos que fizeram a Saturn popular no Japão, tais como Sakura Taisen e outros géneros tipicamente Japoneses nunca foram lançados em territórios ocidentais devido à politica do então presidente da Sega América, Bernie Stolar (seguindo instruções da Sega Japão) que acreditava RPGs (e a generalidade dos titulos Japoneses) não eram apelativos para a América do Norte.
O ultimo jogo licenciado para a plataforma no Japão foi o Yukyu Gensokyoku Perpetual Collection, publicado pela Mediaworks a 4 de Dezembro, 2000.
América do Norte:
Em inicios de 1995 o presidente da Sega America, Tom Kalinske, anunciou que a Sega Saturn iria sair na América no "dia de saturno" a 2 de setembro. Em resposta a Playstation havia sido agendada para 5 de Setembro de 1995.
No entanto, meses mais tarde na primeira E3 em Maio, Kalinske anunciou que o "dia de saturno" havia sido uma artimanha e que o sistema iria ser lançado imeadiatamente para alguns retailers. Esta surpresa chocou todos os presentes (incluindo a Sony) e parecia que a Sega tinha a oportunidade real de ganhar vantagem na batalha dos 32-bits.
Na realidade, o "ataque surpresa" foi um tiro no pé da Sega, a Saturn saiu demasiado cara custando $399 quando a Sony havia anunciado na E3, em resposta ao lançamento antecipado da Saturn que embora mantivessem a data de lançamento para Setembro iriam vender a Playstation a $299. A Sega havia decidido um preço elevado partindo do inicio que os entusiastas comprariam a maquina de qualquer forma. Tradicionalmente a maior parte das consolas era inicialmente vendida sem lucro (de facto, com perdas) para permitir que o publico se expanda mais rapidamente. Mas a Sega com o mercado das 32 bits todo para si não viu razão para praticar preços mais baixos.
O lançamento antecipado irritou as third parties, porque os seus jogos só estavam previstos estar prontos para 2 de Setembro (data de lançamento original) o que as impediu de aproveitar o momentum. O unico software disponivel nas lojas aquando do lançamento era lançado pela Sega, o que levou muitas pessoas na industra a acreditar que se tratava de uma medida calculada para se anteciparem aos seus rivais.
Como se não chegasse, alguns retailers não foram incluídos no lançamento como o Wal-Mart e KB Toys sentiram-se traídos pela Sega permitir a concorrência de lucrar com a Saturn. Isto gerou conflitos entre estes distribuidores e a Sega, trazendo complicações para a Saturn (e também com a sucessora, a Dreamcast). Como exemplo: a liderança da KB Toys recusou-se a lançar a Saturn de todo e chegou a levar alguns retailers a tirar tudo o que tinham da Sega da loja, dando mais espaço a concorrentes da marca.
Pela altura em que a PlayStation saiu a 9 de Septembro 9, 1995, a Saturn havia vendido aproximadamente 80 mil sistemas. Números facilmente batidos pela PlayStation que vendeu cerca de 100 mil unidades no próprio lançamento, despedaçando dos 6 meses de vantagem que a Saturn tinha, e os desejos de liderança Americana da Sega.
De 1995–1997 a Saturn ficou em terceiro lugar face à Playstation e Nintendo 64. No entanto era um sistema de nichos com muitos jogadores de arcade que antecipavam as conversões dos jogos para a sua plataforma. Como resultado disto as vendas da Saturn normalmente davam um pulo quando as ports de arcade eram lançadas, caindo pouco depois.
O ultimo jogo comercial lançado na América do Norte foi o Magic Knight Rayearth, publicado pela Working Designs a 30 de November, 1998.
Europa:
Lançada em Junho 1995, foi a primeira consola de 32 bits a ser lançada, meses antes da Playstation, apesar do sucesso prévio das consolas Sega na região o hype à volta da futura Playstation estava a crescer, o que se acredita que tenha prejudicado as vendas iniciais da plataforma. A Nintendo 64 também roubou alguma atenção apesar dos adiamentos.
Como resultado, a Sega Saturn nunca teve o sucesso na Europa que teve no Japão, ou mesmo o sucesso inicial pós-lançamento que teve na América do Norte, deixando o mercado às mãos da concorrência.
O ultimo jogo comercial lançado na Europa foi o Deep Fear publicado pela Sega Europe em Novembro de 1998.
Portugal:
A consola liderou em Portugal, graças à representação da Ecofilmes e reclusão do país a noticias do exterior, inicialmente pouca gente sabia o que a Playstation era, e a Nintendo, representada pelo Chaves & Feist (hoje Concentra) encontrava-se no marasmo de sempre.
Eventualmente deu lugar à PSone em finais de 1997 e 1998 com o abandono do suporte da consola pela própria Sega e escassez de títulos, mas não antes de deixar um grande numero de pessoas saudosas da plataforma.
Possíveis razões ou conjectura para o falhanço comercial:
- Lançamento prematuro nos Estados Unidos sem contar com fraca diversidade de jogos;
- Arquitectura mais complexa que a concorrência, com três processadores, o desenvolvimento de jogos para o Saturn custava mais e levava mais tempo do que para a consola da Sony;
- Os kits de desenvolvimento iniciais eram muito complicados e pouco eficazes, o que tornava o trabalho do programador mais difícil e demorado;
- Saiu e viveu o seu ciclo sem nenhum jogo exclusivo do Sonic, contando apenas com uma compilação (Sonic Jam), um jogo de corridas (Sonic-R) e uma port da Mega Drive (Sonic 3D). O verdadeiro Sonic, o Sonic X-Treme foi anunciado, mas eventualmente cancelado.
- Inexplicavelmente, alguns dos melhores jogos da Saturn nunca foram lançados fora do Japão. A biblioteca Japonesa conta com mais de 600 jogos lançados no Japão, a americana não passa dos 250 títulos.
- Abandono prematuro da Sega, levando ao cancelamento e sentimento de abandono de uma plataforma que estavam a suportar, pelas developers.
Titulos de destaque:
Baku Baku Animal
Burning Rangers*
Daytona USA*
Dead or Alive*
Dragon Force
Fighters Megamix
Fighting Vipers
Guardian Heroes
Grandia*
House of the Dead*
King of Fighters
Last Bronx*
Tomb Raider*
Resident Evil*
NiGHTS*
Panzer Dragoon*
Princess Crown*
Magic Knight Rayearth
Shining Force III
Street Fighter II alpha
Radiant Silvergun
Virtua Fighter 2
Virtua Racing
Virtua On
Virtua Cop*
Sonic R
Sega Rally*
Sakura Taisen*
* franchises começados/estabelecidos na consola
Manutenção/modding:
- Resolução de problemas comuns
- Tweak do Laser (não recomendado)
- Saturn Switchless
- Saturn 50/60Hz switch
- Saturn single switch JAP/US/UK
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