Quanto gastam por ano em jogos?

Eu vejo sempre o lado prático das compras, nem sempre foi assim mas agora está completamente entranhado..

Tenho a Series X com gamepass.
Não compro um jogo por mais barato que esteja se não for para jogar de imediato. E isso raramente acontece porque tenha no backlog do gamepass jogos que quero jogar tanto ou mais dos que poderia comprar.
Em hardware não compro outras consolas se a que tenho ainda tem jogos que eu queira jogar.
Recentemente existiu aquele erro /promoção da expansão de 1TB para a Séries X, 89€, muito tentador mas pensando friamente seria gastar 89€ por espaço que não preciso.

Sem querer dar lições a alguém custa _me a compreender que alguém tenha necessidade/tempo para ter as consolas todas, comprar jogos no lançamento para todas, ou até que 1TB não seja suficiente.

É justamente por isso que não comprei a series S, apesar do preço fantástico.
Além da falta de tempo, ainda tenho muito para jogar na ps4.
Comprando outra consola, uma delas ia ficar encostada.
Nos tempos de hoje um 1TB já não é assim tanto como dantes, já tive que apagar jogos na minha ps4, para ter espaço para instalar outros.
 
Vou ter que separar em 2 segmentos, o que comprei para content creation (que muitas das vezes acabo por nunca jogar), e o que compro efetivamente para mim.
Então desde Janeiro até agora fui subscritor ou do Stadia PRO (antes de anunciarem que encerraram) ou do Gamepass, por isso em subscrições gastei 120€.

Para content Creation comprei:
Dying Light 2 (39.40€)
Judgment (39.99€)
The Callisto Protocol (54.32€)
Total: 133.71€

O que comprei para mim efetivamente:
Witcher 3 GOTY Edition (9.99€)

Os jogos que me foram "oferecidos" pelos Devs/publishers:
Dysterra
Goat Simulator 3
The Entropy Centre
Wavetale
From Space
Hard West 2
Far: Changing Tides
Dynasty Warriors 9 Empire Deluxe Edition

Dos jogos todos que adquiri este ano ou que me foram oferecidos apenas acabei o The entropy Centre e o Wavetale, tudo o resto foram jogos que tinha para aqui em backlog ou eram do gamepass.
 
Nos tempos de hoje um 1TB já não é assim tanto como dantes, já tive que apagar jogos na minha ps4, para ter espaço para instalar outros.
Isso é um não problema. Tenho a Series S já joguei prai uns 5 jogos e nunca senti falta de espaço assim como nao senti quando tinha a ps4 de 500gb. Acho que quase ninguém joga mais de uns 4 ou 5 jogos ao mesmo tempo a contar com os online competitivos. Ainda percebo é aqueles que tenham a net lenta e que demora imenso a fazer download de um jogo.
 
Isso é um não problema. Tenho a Series S já joguei prai uns 5 jogos e nunca senti falta de espaço assim como nao senti quando tinha a ps4 de 500gb. Acho que quase ninguém joga mais de uns 4 ou 5 jogos ao mesmo tempo a contar com os online competitivos. Ainda percebo é aqueles que tenham a net lenta e que demora imenso a fazer download de um jogo.

Por experiência própria uma Series S + GamePass é receita para andar sempre com falta de espaço.

Ainda para mais quando os jogos hoje em dia, muitos deles, já andam perto (ou ultrapassam) dos 100Gb. Penso que o NBA 2k2 ou 2k1 tem 130Gb se a memória não me falha. Flight Simulator se calhar tem outros tantos... Só nestes 2 jogos já foi mais de metade do espaço.... Fora os outros AAA que não andam longe destes valores.

Outra coisa, os 500Gb não são 500Gb verdadeiros, mas sim 400 e tal.

O que recomendo é arranjarem um disco externo e usarem como armazenamento de jogos que não precisem da tecnologia da S ou X.
 
Por experiência própria uma Series S + GamePass é receita para andar sempre com falta de espaço.

Ainda para mais quando os jogos hoje em dia, muitos deles, já andam perto (ou ultrapassam) dos 100Gb. Penso que o NBA 2k2 ou 2k1 tem 130Gb se a memória não me falha. Flight Simulator se calhar tem outros tantos... Só nestes 2 jogos já foi mais de metade do espaço.... Fora os outros AAA que não andam longe destes valores.
Muitos deles? Não me parece que sejam assim tantos... Mesmo que ocupem isso para mim continua a ser um não problema. É uma questão de gerir o que se vai jogar, por exemplo intercalar um jogo que ocupe mais com outros 2/3 que ocupem menos, tempo não falta para fazer esta gestão com o gamepass. Eu recomendo a expansao do armazenamento apenas aqueles que têm net lenta e que têm o habito de jogar mais de 3 jogos ao mesmo tempo, ou que joguem muitos jogos ao mesmo tempo a ocuparem mais de 100gb cada um (não me parece que sejam assim tantos casos).

Podia ter comprado aquele cartao de 89€ de 1tb e até agora nao estou arrependido de nao o ter feito, ia ter algo que passo bem sem isso e assim é mais algum que poupo, o valor que ia dar pelo disco já dá para mais tarde acrescentar 3 anos de gamepass por aquele método.
 
Muitos deles? Não me parece que sejam assim tantos... Mesmo que ocupem isso para mim continua a ser um não problema. É uma questão de gerir o que se vai jogar, por exemplo intercalar um jogo que ocupe mais com outros 2/3 que ocupem menos, tempo não falta para fazer esta gestão com o gamepass. Eu recomendo a expansao do armazenamento apenas aqueles que têm net lenta e que têm o habito de jogar mais de 3 jogos ao mesmo tempo, ou que joguem muitos jogos ao mesmo tempo a ocuparem mais de 100gb cada um (não me parece que sejam assim tantos casos).

Podia ter comprado aquele cartao de 89€ de 1tb e até agora nao estou arrependido de nao o ter feito, ia ter algo que passo bem sem isso e assim é mais algum que poupo, o valor que ia dar pelo disco já dá para mais tarde acrescentar 3 anos de gamepass por aquele método.

É a tal coisa, sempre a gerir e tentar ter disciplina. Os jogos que jogava eram grandes e implicava que andasse sempre a instalar/desinstalar jogos para jogar outros.

Relativamente à NET, mesmo tendo 1000mb em casa e a consola estar ligada por fio, o sacar um jogo é sempre algo que demora um bocado. Logo, é melhor ter os jogos instalados.

Eventualmente troquei por uma SeriesX e notei bem a disponibilidade de espaço extra.
 
Aproveitei agora as Summer Sales do Steam para limpar a wallet:
-Monkey Island Collection (7.26€)
-Bad Mojo Redux (1.49€)
-Deus Ex Human Revolution Director's Cut (2.99€)

Provavelmente volto a carregar a wallet no Natal. Já tenho material para algum tempo.

A terminar o ano, adicionei em Outubro mais 20 euros na Steam Wallet e comprei:
-The Long Drive 9.99€
-Initial Drift Online 0.49€
-Police Stories 4.49€
-Katamari Damacy REROLL 4.99€

Ainda comprei um gamepad a 5 euros para desenrascar com o Katamari Damacy (não ia dar o triplo ou mais para fazer o mesmo).

E para o ano há mais. Para já é disfrutar do que tenho e quando posso.
 
Com o Mass Effect:Legendary Edition o estaminé fechou,por isso horas de deixar aqui a lista...


Max Payne (SeriesX)- 5 euros

Max Payne 2(Series X)- 5 euros

Far Cry 6(Series X)- 24 euros

Dying Light 2(Series X)- 45 euros

Horizon Forbidden West(PS4)- 55 euros

Guns,Gore,Canolli(Series X)- 5 euros

Residente Evil 7(Series X)- 25 euros

Resident Evil 3(Series X)- 30 euros

Alien vs Predator (Series X)- 7,5 euros

COD Black Ops Cold War(PC)- 30 euros

Dead Rising 4(Series X)- 10 euros

Guns Gore Canolli 2- 6,5 euros

Modern Warfare 2019(PC)- 21 euros

Guardians of the Galaxy(Series X)- 27 euros

GTA Trilogy(Series X)- 31 euros

Chorus(Series X)- 24 euros

Mass Effect Legendary Edition(Series X)-34 euros


36 euros dlc variado

180 euros gamepass-comprar uma mistura de cartoes de Gamepass Ultimate e codigos de Gold para comverter durante a primeira metade do ano,para estender o meu Gamepass Ultimate activo até Julho de 2025.


601 euros


Edit: e uma PS4 Pro por 300 euros,mas que tive de vender por ao fim de 6 meses de uso ter tido um bug de nao querer lançar jogos e a Worten dizer que eles nao detectavam nada nos testes. 140+retoma de uma PS4 Slim,que depois vendi por 200 euros. Ganhei 60 euros.

Assim sendo firam 541 euros este ano.
 
Última edição:
Quase de certeza que me esqueci de alguma coisa mas deve andar perto disto:

PS5
Resident Evil 2 e 3 - 20€ PSN
Gow Ragnarock PS5 - 80€
The Last of Us Part I PS5 - 80€
Gran Turismo 7 PS5 - 80€
Ratchet Clank Rift Apart PS5 - 30€ Usado
Horizon Forbidden West PS5 - 80€
Judgment PS5 - 15€
Demon Souls - 40€ PSN

Xbox
Halo: The Master Chief Collection - 15,99€
Mass Effect™ Legendary Edition - 17,49€

Nintendo
Kirby and Forgotten Land - 60€
Pokemon Arceus- 40€
Zelda BOTW - 40€
Bravely Default II - 20€

Total - 620€
 
Não foi grande o gasto este ano, em grande medida porque ia jogando aos poucos Elden Ring:

Elden Ring - 51€
PSplus - 47€
Cuphead dlc - 5€
Inscryption / Ghost Song - 27€

Total 130€
 
Ora aqui vai o meu estrago deste ano:

24/12/2022​
Total War: Warhammer I e II30,07 €
25/11/2022​
Warhammer: Back to Uberskreik3,51 €
23/11/2022​
Warhammer: Grail Knight1,74 €
23/11/2022​
Warhammer: Engineer1,74 €
23/11/2022​
Warhammer: Sister of Thorn1,74 €
23/11/2022​
Warhammer: Warrior Priest2,19 €
23/11/2022​
Fallout 769,99 €
22/10/2022​
Dishonored 25,99 €
24/09/2022​
Final Fantasy 1519,98 €
14/09/2022​
Star Wars: Fallen Order7,99 €
16/08/2022​
Dishonored3,99 €
28/07/2022​
Pathfinder: Kingmaker - Enhanced Plus Edition8,99 €
28/07/2022​
Disco Elysium - The final cut13,99 €
15/04/2022​
Destiny 2: The witch Queen39,99 €
17/03/2002​
Alice Madness Returns7,99 €
30/01/2022​
Deep Rock Galactic14,99 €

Total: 174,88 €

"Felizmente" destes só estão em backlog o Alice Madness Returns, Pathfinder, Dishonored 2 e Total War (instalei no dia de natal). A cada ano que passa a minha wishlist vai ficando mais reduzida e isso ajuda imenso a comprar cada vez menos jogos. Ainda tenho esperança de poder aproveitar o meu backlog na minha reforma :D
 
Por acaso este ano decidi que vou anotar tudo o que compro de jogos (só compro físico) para ter uma ideia geral no final do ano (como faço com os jogos que termino).

Até ao momento, 45€:
- Pro Rally 2002
- Geas Tactis
- PGA Tour 2k21
- Watchdogs Legion
- Rayman Legends + Rayman Origins DOUBLE PACK
 
Como tinha dito no meu último post, este ano vai ser para contabilizar tudo o que gasto desde início (pelo menos ir fazendo um balanço mensal) para ter noção do que já gastei e do que ainda estou disposto a gastar:

Janeiro:
- Xenoblade Chronicles 2 - 69.99€
- Xenoblade Chronicles 3 + Bayonetta 3 + Kirby and the Forgotten Land + Final Fantasy XII: The Zodiac Age - 0€ (adquiridos a partir de um cartão de loja oferecido)

Fevereiro:
- 0

Março:
- Metroid Prime Remastered + Kirby’s Return To Dream Land Deluxe + Cuphead - 85.98€
- Into the Breach + Ni no Kuni II: Revenant Kingdom - Prince's Edition - 38.95€

Abril:
- Super Mario 3D World + Bowser’s Fury - 25€
- Super Mario Run - 5.99€

Maio:
- The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom + Octopath Traveler II + Fire Emblem Engage - 110.34€

Junho:
- Red Dead Redemption 2 - 19.99€
- Resident Evil Origins Collection + Resident Evil 2 - 50.68€
- Batman: Arkham Collection - 28.50€
- Lost Odyssey + Final Fantasy XIII + Final Fantasy XIII-2 - 27€

Julho:
- 0

Agosto:
- 0

Setembro:
- 0

Outubro:
- Persona 5 Royal + The Legend of Heroes: Trails from Zero - 91.96€
- Ys Origin - 18€
- The Legend of Heroes: Trails to Azure + Blasphemous II - 77.60€

Novembro:
- 0

Dezembro:
- 0

Total: 649.98€
 
Última edição:
Este ano decidi que não vou comprar nada Day One e apostar a 100% nos serviços.

Com o regresso da PS5 isto vai ser um redopiar de GamePass e PS Premium. Quero ver o quanto consigo aproveitar destes serviços e avaliar se para mim compensa esta aposta. (Tempo, diversão, et)

Por isso, no final do ano irei apenas avaliar o quanto gastei por cada serviço.
 
Últimos 3 meses:

Plus Extra 75 euros
GOW Ragnarok 80 euros
RE Village 30 euros
Mário Kart 50 euros

Total: 235 euros
 
Última edição:
Back
Topo