Discussão Plano de Fotografia Adobe

leatavsan

Power Member
Boa tarde,

Desde que comecei a usar máquinas fotográficas que comecei também a usar o Photoshop e o Lightroom, mas nunca nenhum dos programas foi comprado e por isso a estabilidade dos programas nem sempre foram fiáveis e algumas funcionalides não as posso usar pq fazem o programa crashar. Não que isso afetasse alguma resultado, pois até este momento nunca fiz nenhum trabalho pago, nem nada que se pareça.

As edições que faço são por uma questão de gosto, ao mesmo tempo que aprendo novas técnicas de edição (e também de fotografar claro). Isto tudo pq aquilo que até agora tem sido apenas um hobby, quero que no futuro rentabilize o investimento que fiz no material.

Posto isto, estava a ponderar adquirir o plano de fotografia da adobe - Photoshop, Lightroom e Lightroom Classic. Já há alguns meses que ando a ponderar isto e neste momento está em promoção a 10,23€.

Acham que compensa aquirir este plano? Até pq assim tenho acesso às funcionalidades mais recentes que por vezes podem dar jeito

Desde já obrigado
 
O preço é bom e acho que deves comprar, porém não penses que os bugs que tens vão desaparecer, um dos problemas da adobe é mesmo esse, bugs em todo o lado e se no meu caso que uso mac eles mais dia menos dia resolvem para quem tem windows tenho ouvido historias mais desagradáveis, em que por vezes o hardware influencia os bugs e com tanta escolhe é impossível para a adobe resolver todos os problemas que possam existir.

No meu caso substitui o lightroom pelo capture one + photoshop por preferências pessoais.
 
Eu tenho e uso. O Sync entre Lightroom CC e o iPad dá-me jeito.

Em relação estabilidade, tenho update mais recente e ainda hoje me crashou umas 2x
 
Estes crashes dependem do sistema operativo, se pesquisares há alguns que só acontecem em Mac e outros só em Windows, tal como disse antes, os que acontecem em Windows podem acontecer a ti mas não a outra pessoa que conheças que usa o mesmo programa pelo facto de usar uma gráfica diferente, processador, motherboard, etc... Em Windows é muito mais difícil corrigir alguns bugs por causa da quantidade diferente e combinações diferentes de hardware que existem.

Eu por exemplo desde Janeiro que não tive nenhum bug estranho, porém Novembro, Dezembro e Janeiro forem meses que um bug era muito chato para o que faço e me atrasava bastante.

Outra coisa, não contes muito com o suporte da adobe, eles sabem tanto como tu ou menos sobre os programas e computadores no geral.

O facto é que na maioria dos programas eles não têm um verdadeiro concorrente. Photoshop, Illustrator, Indesign, são os que mais se destacam para mim. No video e audio já têm concorrência ao mesmo nível ou até superior em alguns parâmetros mais específicos.
 
agradeço imenso o feedback!

no meu caso apenas interessa-me a fotografia (photoshop e lightroom)

será que comprando o plano de fotografia vou conseguir mais estabilidade? dado que vou passar a ter acesso a atualizações com mais frequência...
como estou neste momento sempre que tento abrir várias fotos do lighroom para o photoshop para layers , o photoshop abre, mas as fotos não abrem , e isto é apenas um dos exemplos...
 
Em princípio podes contar com esse problema resolvido, mas como disse cada user tem os seus bugs...

Uma coisa que não referi foi o forum da adobe, se o support via chat e telefone é mau já o forum é muito bom, a maioria dos bugs já lá estão reportados e alguém já os conseguiu ultrapassar e "admin" ali as vezes dão ajudas boas.

Como disse o inicio o preço está bom, não é uma pechincha, é um desconto de 2€ mês mas é melhor que nada.
 
Crashs dependem da combinação de máquina e sistema operativo, mas em nenhuma é perfeito. Eu uso em Windows e em Mac (mais em Mac) e há falhas dos dois lados, e nem acho que num lado seja melhor do que no outro. O software é, duma forma geral, mal optimizado (ainda hoje não usa correctamente os múltiplos núcleos dum CPU). No entanto é muito funcional. Enquanto não fizeres brush adjustments aquilo vai muito bem. Quando começas a usar é que perde desempenho que é uma coisa doida, mas depois basta fechar a aplicação e voltar a abrir, e ele retoma a performance normal.

Eu pago 9,99Eur/mês. Se meteres o contribuinte nas facturas eles não cobram o IVA. Uma das coisas que vejo como vantagem é que já tem o Adobe Portfolio incluído, onde acabei por criar o meu novo site. Apesar de ao fim do ano ser um gasto mais ou menos, mensalmente tem um impacto simbólico nas contas, e por isso entendo que vale a pena.

O Capture One tem andado frequentemente com desconto de 30%. Eu estou registado na plataforma deles há alguns meses e com o passar do tempo o desconto tem aumentado cada vez mais. Já me tem tentado, mas quando experimentei o software não me agradou, pois senti falta da biblioteca que temos em Lightroom.
 
@Pedro_dias já tinha ouvido dizer isso, mas agora nem me lembrava disso! obrigado!
será que conseguiria um preço mais reduzido? o mais barato que cheguei a ver foi 9,99€ , o que ao fim de um ano apenas são pouco menos de 3€ de difença...

@m4ndr4ke sem o iva fica-te a quanto? e onde é que depois introduzo o contribuinte? isso é válido para qualquer pessoa?
Isso e o adobe portfólio fica a quanto ao fim de um ano? não encontro isso no site da adobe em portugal. se bem que neste momento acho que ainda não estou preparado para começar a criar portfolio.
 
Não sei se é válido para qualquer pessoa ou não, na verdade nem sei porque é que me cobram assim, mas não fiz nada de especial para ter isto, só pus o NIF.
 
Crashs dependem da combinação de máquina e sistema operativo, mas em nenhuma é perfeito. Eu uso em Windows e em Mac (mais em Mac) e há falhas dos dois lados, e nem acho que num lado seja melhor do que no outro. O software é, duma forma geral, mal optimizado (ainda hoje não usa correctamente os múltiplos núcleos dum CPU). No entanto é muito funcional. Enquanto não fizeres brush adjustments aquilo vai muito bem. Quando começas a usar é que perde desempenho que é uma coisa doida, mas depois basta fechar a aplicação e voltar a abrir, e ele retoma a performance normal.

Eu pago 9,99Eur/mês. Se meteres o contribuinte nas facturas eles não cobram o IVA. Uma das coisas que vejo como vantagem é que já tem o Adobe Portfolio incluído, onde acabei por criar o meu novo site. Apesar de ao fim do ano ser um gasto mais ou menos, mensalmente tem um impacto simbólico nas contas, e por isso entendo que vale a pena.

O Capture One tem andado frequentemente com desconto de 30%. Eu estou registado na plataforma deles há alguns meses e com o passar do tempo o desconto tem aumentado cada vez mais. Já me tem tentado, mas quando experimentei o software não me agradou, pois senti falta da biblioteca que temos em Lightroom.
Também andei a experimentar o Capture One. E eu como tenho fuji, é uma diferença brutal em relação aos raw. Muita mais qualidade.. Mas faltam ali uns pormenores que sinto falta e que tenho no lightroom.
Até ao final do mês está com -50%.
 
Também andei a experimentar o Capture One. E eu como tenho fuji, é uma diferença brutal em relação aos raw. Muita mais qualidade.. Mas faltam ali uns pormenores que sinto falta e que tenho no lightroom.
Até ao final do mês está com -50%.

Eu também tenho fuji fui para o C1. Não tenciono mudar.

O meu problema e' nao querer pagar 2 subscricoes... Sabem se a vitalicia inclui updates?
 
O meu problema e' nao querer pagar 2 subscricoes... Sabem se a vitalicia inclui updates?
Não. No site na subscrição fala em "Always on newest version" na versão vitalícia tem "Save on new versions".
Já experimentaste o trial?
 
Última edição:
Back
Topo