Comparativo Olympus OM-D E-M5 vs Nikon D7200 vs Panasonic GX8 vs Panasonic G80

ISO 3200 com a GX8.

31161488671_9788296c3f_h.jpg


Apesar de não estar nada de especial, como foto, o detalhe e o grão continuam a ser mais do que satisfatórios :)

Cumps
 
É complicado, porque tenho lentes maravilhosas para retrato (42.5mm 1.7, 75mm 1.8 e 100mm 2.8).
Mas para o próximo fim de semana, se der, faço isso :)
Foi uma lente que ainda só usei para macro (com o Raynox 250) :P
Posso estar a perder ali uma lente fenomenal, mas não me parece :D

Cumps
 
A minha máquina não é muito boa para "vida animal" ou desporto...
Vida animal, depende. Se for pássaros paradinhos é tranquilo, se for em movimento já vai ser mais complicado.
Mas é algo que não faço, por isso não me chateia muito. Mas posso testar, quando houver oportunidade...

Mas para desporto não usaria esta lente.
Talvez comprasse uma 45-150mm 2.8, da Olympus.

Cumps
 
Um bocadinho de G80 vs GX8

G80 à esquerda, GX8 à direita - a 1:2.
TfF2nal.jpg


A 1:1
vv047ym.jpg


Não vejo diferenças. A G80 tem melhor reprodução cromática...

As duas a ISO 3200
Ix4ENZl.jpg


Diferenças?! Nas cores, e talvez na G80 ser um bocadinho mais definida (não tem tantos MPx, mas também não tem filtro AA).
Mas andam taco a taco.

Quando puxo a exposição a +1.5 e as shadows ao máximo, a ISO 3200.
B6bQLsh.jpg


A G80 recupera melhor nos pretos.

São duas máquinas muito semelhantes.
A G80 é mais recente, tem melhor estabilização, tem mais funções, como poder controlar o flash fora da máquina, com TTL (a GX8 não permite, até porque não tem flash incorporado).
Vejo a GX8 como máquina "mais de rua" e a G80 como uma faz tudo.

O AF da G80 está melhorado, mais rápido, e certeiro (mesmo em condições de fraca luminosidade, onde a GX8 às vezes andava ali às aranhas).

Uma das coisas que faz a G80 valer ainda mais a pena, vs a GX8, é o novo shutter.
A G80 utiliza um sutter electromagnético, que previne cerca de 90% do shuttershock (que existe na GX8).
Shuttershock existe em muitas máquinas - é quando as cortinas, ao fechar, criam uma vibração que deixa as fotos com um ligeiro desfoque.
Acontece com muitas DSLR, e geralmente em velocidades mais baixas.

Na GX8 acontece até aos 1/100, 1/150s, pelo que tenho visto.
Mas atenção, não é nada de alarmante, até porque basta mudar para o shutter electrónico e pronto :P
Só existe o problema do shutter electrónico não ir a mais de 1s de exposição (tenho uma ou duas paisagens, a 4s que ficaram muito ligeiramente tremidas - só noto a 1:1, no LR).
Também existe a questão do rolling shutter, mas isso é só em ocasiões muito especificas - e a essas velocidades já podem usar o shutter "normal".

Também existe o facto de não quererem usar a máquina em modo silencioso - eu gosto de ouvir as cortinas a fechar e a abrir :P

Deixo um vídeo que compara o shutter da GX8 e da G80 (subam o som porque o shutter da G80 é muito suave mesmo).


Dito isto, até gostava que o barulho do shutter da G80 fosse mais alto um bocado, mas pronto, prefiro que o shuttershock esteja controlado.

Mais diferenças.
A GX8 usa um sensor de 20Mpx, com filtro AA
A G80 usa um sensor de 16Mpx, mas sem o filtro AA.

A G80 consegue, por isso, um bocadinho mais de detalhe, mas não é por aí.
Em termos de prestações, está nas imagens acima - a G80 é 'ligeirissimamente' superior à GX8 (que era quase a mesma coisa que a D7200, por isso é magnifica :P).

Gosto muito do aspecto ragefinder da GX8 - é uma máquina muito bonita mesmo (gosto mais do aspecto dela do que o da G80, que é tipo DSLR normal).
A G80 tem um grip mais profundo e mais confortável.
Nos controlos, são quase a mesma coisa, mas a GX8 tem um dial para a compensação de exposição, que às vezes dava jeito.

São duas máquinas brutais.
Vejo-me a usar mais a G80, pelo factor novidade, mas a longo prazo vamos ver em qual pego mais...

Para trabalho, se eventualmente aparecer mais coisas, a G80 é a escolha acertada (ainda por cima posso-lhe meter um grip oficial).
A GX8 é algo mais para passeio e relax, para estar sentado numa esplanada a olhar para baixo, com o EVF apontado para cima :D

Panasonic-GX8-Use.jpg


É outra coisa que adoro na GX8.

Para já, o melhor é mesmo ter as duas :P

Cumps
 
Back
Topo