Levar tripé na bagagem

trupe

Power Member
Boas, provavelmente já foi discutido algures no fórum, mas não encontrei.
Posso levar o tripé na mochila de bordo do avião?
Vou pela ryanair e vou levar uma flipside 200 AW II e gostaria de saber se posso levar o tripé de alumínio dentro da mochila qie vai comigo para dentro da cabine?
 
À partida sim, porque não haverias de poder? Já consultaste as regras no site deles?

Normalmente tens restrições é a nível de líquidos, armas, aparelhos ligados, etc. Com um tripé acho que o pior que te pode acontecer é ao passar no scanner da segurança questionarem o que é e pedirem para ver. Aconteceu-me isso com uma clamp da SmallRig em Paris, que a mala ficou retida porque o rapaz não sabia o que era. Mas nem chegaram a abrir, estava atrasado e assim que me apercebi da situação disse-lhes o que era e deram logo o OK.

O melhor é sempre veres as regras, até porque cada companhia tem as suas. O mal na Ryanair são os tamanhos, são os que a bagagem incluída é mais pequena a menos que pagues uma taxa para uma mala de tamanho normal. E atenção ao peso, aconteceu-me com a Ural ter tudo dentro das dimensões, mas cobraram-me 50€ porque excedi 2kg no peso máximo.

E não posso frisar o suficiente para veres as regras no site. Até porque no aeroporto é uma roleta russa, tens pessoal que não liga a nada e passa tudo, como já os vi implicar até ao mais fino cabelo e com miúdos, ao ponto de toda a gente que lá estava se ter revoltado.
 
À partida sim, porque não haverias de poder? Já consultaste as regras no site deles?

Normalmente tens restrições é a nível de líquidos, armas, aparelhos ligados, etc. Com um tripé acho que o pior que te pode acontecer é ao passar no scanner da segurança questionarem o que é e pedirem para ver. Aconteceu-me isso com uma clamp da SmallRig em Paris, que a mala ficou retida porque o rapaz não sabia o que era. Mas nem chegaram a abrir, estava atrasado e assim que me apercebi da situação disse-lhes o que era e deram logo o OK.

O melhor é sempre veres as regras, até porque cada companhia tem as suas. O mal na Ryanair são os tamanhos, são os que a bagagem incluída é mais pequena a menos que pagues uma taxa para uma mala de tamanho normal. E atenção ao peso, aconteceu-me com a Ural ter tudo dentro das dimensões, mas cobraram-me 50€ porque excedi 2kg no peso máximo.

E não posso frisar o suficiente para veres as regras no site. Até porque no aeroporto é uma roleta russa, tens pessoal que não liga a nada e passa tudo, como já os vi implicar até ao mais fino cabelo e com miúdos, ao ponto de toda a gente que lá estava se ter revoltado.
Boas, apenas perguntei pois no regulamento da ryan air diz:
  • Instrumentos contundentes: qualquer instrumento contundente capaz de causar ferimentos, o que inclui alguns equipamentos desportivos como raquetes de ténis e bastões de basebol;
O tripé acaba por ser algo que pode ser usado como arma.
Tenho um outro mais pequeno que se dobra em 35cm de altura se calhar levo esse...
A mochila esta dentro dos parâmetros da ryanair.
 
Sim, é verdade. Essas linhas são sempre muito cinzentas. Os exemplos são coisas que têm uma pega e servem literalmente para bater (tipicamente em bolas, mas...). Se podem encarar um tripé da mesma forma, creio que até a própria mala podia ser excluída. Claro que se tiveres os bicos de metal nos pés, vai/pode aparecer no scanner.

"Any sharp objects in Checked Baggage should be securely wrapped to prevent injury to screeners and handling personnel" by Ryanair.

Portanto... Mas segundo a TSA podes:

https://www.tsa.gov/travel/security-screening/whatcanibring/items/tripods
 
Sim, é verdade. Essas linhas são sempre muito cinzentas. Os exemplos são coisas que têm uma pega e servem literalmente para bater (tipicamente em bolas, mas...). Se podem encarar um tripé da mesma forma, creio que até a própria mala podia ser excluída. Claro que se tiveres os bicos de metal nos pés, vai/pode aparecer no scanner.

"Any sharp objects in Checked Baggage should be securely wrapped to prevent injury to screeners and handling personnel" by Ryanair.

Portanto... Mas segundo a TSA podes:

https://www.tsa.gov/travel/security-screening/whatcanibring/items/tripods
Mas a TSA é para os Estados Unidos. A Ryanair (ainda) não voa para lá...
 
Na verdade, será a segurança dos aeroportos que fiscalizam isso e não as companhias aéreas.
Vou para Itália e li que os italianos costumas dar problemas mas acabam por deixar passar.
 
Na verdade, será a segurança dos aeroportos que fiscalizam isso e não as companhias aéreas.
Vou para Itália e li que os italianos costumas dar problemas mas acabam por deixar passar.
Também já fui a itália (2 vezes) e zero problemas. A única vez foi em Bristol e foi porque não percebiam o que era pelo Raio X :p
 
Como já ouvi várias histórias de alguns tripés que não passaram e não querendo ter problemas peço sempre mala de porão e lá vai o tripé. Realmente se tivessem um regulamento mais explicito era mais fácil. Até tripés pequenos tenho medo de levar na mala de mão.
 
Última edição:
Sim, existem. A Ryanair é das mais pequenas, a EasyJet actualmente é das maiores (sendo que ambas andam a cobrar perto de 30€ pelo trolley de dimensões normais carry-on) e a Transavia é das poucas low-cost que ainda permite um trolley carry-on normal mais um saco.

A Ryanair para o saco gratuito (o personal item) é 40 x 20 x 25 cm. Os trolley carry-on tipicamente são 55 x 40 x 20 cm.

Podes ver as outras medidas aqui:
https://upgradedpoints.com/travel/airlines/carry-on-luggage-size-chart/
 
sabes quais são as medidas aceites? obg
existe diferença entre companhias?
Obg

Sim, existem. A Ryanair é das mais pequenas, a EasyJet actualmente é das maiores (sendo que ambas andam a cobrar perto de 30€ pelo trolley de dimensões normais carry-on) e a Transavia é das poucas low-cost que ainda permite um trolley carry-on normal mais um saco.

A Ryanair para o saco gratuito (o personal item) é 40 x 20 x 25 cm. Os trolley carry-on tipicamente são 55 x 40 x 20 cm.

Podes ver as outras medidas aqui:
https://upgradedpoints.com/travel/airlines/carry-on-luggage-size-chart/

Fui viajar em junho e essa medidas estão corretas, mas havia muita gente com mochilas maiores e ninguem foi verificar. Se ultrapassar um pouco o volume não faz mal, principalmente se não forem rigidas.
 
É sempre bastante random... Eu viajava imenso e tento respeitar as regras para não ter surpresas. Como disse acima, em Praga com a Ural aconteceu-me pesarem a mala (extremamente raro!) e por uns kg, obrigaram a pagar 50€.

Em Budapeste com a Lufthansa, estava a passar tudo e mais alguma coisa, até a hospedeira implicar com uma mochila de uma miúda que não cabia no cesto por uns 2cm, por estar demasiado cheia. Obrigou a miuda a andar a reorganizar a mala e a passar coisas para as malas dos amigos, com o pessoal todo ali a olhar e à espera para entrar. Eu estava atrás deles e a mim já não foi pedido nada, nem às pessoas atrás de mim, alguns com malas claramente maiores.

Agora temos três vôos programados para Setembro na EasyJet, comprámos duas mochilas na Decathlon que estão perto do limite, ligeiramente abaixo. A ideia é que depois também dê para levar na Ryanair não enchendo tanto.
 
Última edição:
A minha posição relativamente a tripés na mala de cabine é a seguinte: dependendo do valor do tripé, não levo.

Precisamente pelo facto "random" da coisa. Se calham de implicar com o tripé, podem ter duas opções: ou ainda conseguem mandar a mala para o porão, ou o tripé fica em terra (e depois decidem se também ficam).

Agora depende de cada um o risco que está disposto a correr.

Até pode ter corrido tudo bem até agora, mas basta uma vez para estragar a viagem.
 
Eu cheguei a ler já varias vezes não me lembro em que forum pessoas a se queixarem que foram barradas, perguntei a um familiar que trabalha numa companhia aérea e ele só me disse que poder barrar eles podem sempre se for na mala de cabine ou mando para o porão e tenho a certeza de não ter problemas ou arrisco coisa que nunca fiz visto levar sempre um tripé grande, vou ao fazer Faro - Porto de daqui a 2 semanas e ainda vou testar levar um mini tripé a ver como corre :-P
 
Back
Topo