Jogos para Linux

É o problema de o jogo não correr nativamente mas através de um "wrapper".

Mas há uns dias atrás foi anunciado um FPS para linux de uma empresa russa, baseado no CryEngine

Crossing The Line is an in-development first-person shooter built with CryEngine that will come to Linux. From the new developer Zomboko Entertainment.
http://www.gamingonlinux.com/articles/crossing-the-line-a-new-cryengine-fps-coming-to-linux.3689
http://zomboko.com/

Não sendo exactamente novidades:

- Wasteland 2 RPG Release Date Announced Plus New Build Live For Linux
The high profile game Wasteland 2 which finally has a Linux version has announced a release date for the full version at the end of August this year, so Linux gamers the wait is almost over for a full game.
http://www.gamingonlinux.com/articl...-announced-plus-new-build-live-for-linux.3742



- RETURN TO POST-APOCALYPTIC MOSCOW
Metro 2033 Redux, Metro: Last Light Redux and the compilation Metro Redux are scheduled for release this Summer for Xbox One, PlayStation, and Windows PC.

Dedicated Linux and SteamOS versions will also release later this year.
http://enterthemetro.com/us/news/game_information/return_to_post_apocalyptic_moscow_us/
 
É bom estarem a sair bastantes jogos para Linux desde que saiam bem feitos e não ports com demasiados problemas.

Do port do Witcher 2 por acaso ainda só tinha ouvido boas notícias até agora.
 
Eu exactamente o contrário, usaram um wrapper é quase como correr o witcher 2 pelo wine e está cheio de problemas de performance.
 
Algo que aconteceu quando o Witcher 2 saiu também no Windows. É um jogo bastante pesado, presumo que seja mais problemas de drivers e má optimização (o uso do tal wrapper) para Linux que outra coisa. Actualmente o jogo já corre bastante bem em Windows, mas só depois de alguns updates se não me engano.
 
Vamos ver a resposta deles, pode ser que melhorem...
Mas se tem tantos problemas, pode ser complicado. Não percebo é aonde ficou o controle de qualidade, antes de lançarem isto para o mercado.
Se acham que as edições de linux é do género "qualquer m**da serve", mais vale ficarem quietos então.
 
Eu sinceramente acho que os problemas devem chegar a eles e saberem que o pessoal do Linux não quer um jogo só porque sim, tem de funcionar perfeitamente como uma versão para Windows ou MacOS. Poderá ser este feedback que eles desejam, saber se o pessoal que usa Linux está interessado ou não. Se não estiver talvez não valha apena estar a perder tempo a portar os jogos para Linux visto que mesmo com eles bugados o pessoal não quer saber deles. Agora se for o contrário e o pessoal mandar vir com todos os problemas que o jogo tem na versão Linux que não tenha na versão Windows, eles começam a ver que o pessoal sempre se importa e que realmente vale apena portar os jogos para Linux.
 
GOG.com Now Supports Linux!

50+ games for the free OS available right NOW!

A while ago, we've announced our plans to add Linux support as one of the features of our digital platform, with 100 games on the launch day sometime this fall. We've put much time and effort into this project and now we've found ourselves with over 50 titles, classic and new, prepared for distribution, site infrastructure ready, support team trained and standing by, and absolutely no reason to wait until October or November. We're still aiming to have at least 100 Linux games in the coming months, but we've decided not to delay the launch just for the sake of having a nice-looking number to show off to the press. It's not about them, after all, it's about you. So, one of the most popular site feature requests on our community wishlist is granted today: Linux support has officially arrived on GOG.com!

The first 50+ titles we've have in store for you come from all the corners of our DRM-Free catalog. Note that we've got many classic titles coming officially to Linux for the very first time, thanks to the custom builds prepared by our dedicated team of penguin tamers. That's over twenty fan-favorite GOG.com classics, like FlatOut, FlatOut 2, Sid Meier's Colonization, Darklands, or Realms of the Haunting we've personally ushered one by one into the welcoming embrace of Linux gamers. That's already quite a nice chunk of our back-catalog, and you can expect more from our dedicated Linux team soon!

Now, for the recent titles. We've got some indie games with native Linux versions that finally find their well-deserved spot in our store. Among them, debuting on Linux, CLARC - a well received original comedic Sci-Fi puzzler. On top of that, be on the lookout for two new additions to the GOG.com catalog: Gods Will Be Watching (coming in a couple of hours) and Unrest: Special Edition (Linux build coming right up!), both of them very fresh and intriguing. This is the very first time we can provide you with all the PC versions of a premiere game, and we will continue to do so in the future. If there's a Linux version of a title we're releasing, our aim is to deliver it to you Day-1. But enough about us, let's talk about the games. Here's what you can be playing on Linux today:


As if this wasn't exciting enough, we've put more than half of these titles on a special promo! Head out to the promo page and find out which of them you can get up to 75% off until Tuesday, 9:59AM GMT. Of course, all of the games from the list above that you already own will be updated with Linux versions with no additional cost for you, just as you might have expected from GOG.com.

"OK, but how will Linux support actually work on GOG.com" - you might ask. For both native Linux versions, as well as special builds prepared by our team, GOG.com will provide distro-independent tar.gz archives and support convenient DEB installers for the two most popular Linux distributions: Ubuntu and Mint, in their current and future LTS editions. Helpful and responsive customer support has always been an important part of the GOG.com gaming experience. We wouldn't have it any other way when it comes to Linux, and starting today our helpdesk offers support for our official Linux releases on Ubuntu and Mint systems.

Diversity and freedom of choice have always been an important part of the GOG.com way. We're very glad that we could improve our service with the addition of the free (and DRM-Free) alternative to the commercial operating systems. Talking with gamers is just as important, so we're counting on your feedback! If you've got any questions, suggestions, or run into any trouble, just tell us in the forum thread below this post. Just please be gentle, this is our very first time with Linux. Happy launch day, everyone!
 
Borderlands: The Pre-Sequel Coming to Linux This Fall

Games publishers 2K have confirmed that Borderlands: The Pre-Sequel will be released on Linux later this year.

The news comes three months after the boss of Gearbox Software, the development team behind the franchise, told Linux users they ‘houldn’t get your hopes up…’ about seeing potential ports of earlier entries in the famed first-person shooter series brought to the platform.

But it seems that the ‘economic’ issues cited as reason for the hold off in April are not a barrier to supporting new titles. As such, Borderlands: The Pre-Sequel will be the first title in the series to support Linux, 2K confirmed to gaming site IGN.

Set between Borderlands 1 and 2, the pre-sequel centers on Handsome Jack, the chief antagonist in the second entry of the franchise, as he attempts to escape exile from the Hyperion moon base. The plot will also chart his journey from someone with “morally good intentions” down into villainy.

The game is being developed by 2K Australia and Gearbox Software and is set for release in the US on October 14.

Exact pricing and system requirements are not yet known.

http://www.omgubuntu.co.uk/2014/08/borderlands-the-pre-sequel-linux-release-confirmed

Mais um grande jogo a caminho de Linux.
 
Última edição:
Excelentes noticias :) e mais uma prova que o pessoal de Linux não está limitado a jogos "casuais", com o GOG a começar a contruir um catalogo para Linux o futuro para o Linux gaming parece risonho.

A coisa ainda está longe de atingir o nível do Windows e tão cedo não abandono o SO, mas Linux é cada vez mais uma alternativa a quem tem um budget apertado e não quer ou não pode gastar 100€ num SO.
 
A coisa ainda está longe de atingir o nível do Windows e tão cedo não abandono o SO, mas Linux é cada vez mais uma alternativa a quem tem um budget apertado e não quer ou não pode gastar 100€ num SO.
(Offtopic)
Esse argumento ainda existe? Voltemos mais uma vez à conclusão que 9x% dos utilizadores de GNU/Linux, não o são por questões de orçamento.
Em 99.9999% dos casos, mais vale gastar os tais "euritos" do que ter que re-aprender a utilizar um computador, até porque maior parte dos utilizadores de GNU/Linux tiveram que comprar o windows forçosamente por falta de (des)opção.

Há n motivos para usar, esse é mais um "bonus" do que propriamente a killer feature.
Killer features há muitas, não acho que tenha de listar alguma nesta secção do forum, e muito menos neste tópico :)

Cumps
 
Obviamente que é "bónus", se eu quero um PC para gaming não vou optar à partida por Linux como disse, mas a verdade é que começa a ser alternativa e reforço o começa, está longe de ser alternativa para gaming, mas também já está longe do que era há 15 anos quando comecei a utilizar Linux, alguém que jogue maioritariamente em consolas e use o PC apenas para tarefas básicas, por pouco mais do preço do Windows OEM pode comprar por exemplo uma 750Ti e pode jogar alguns excelentes exclusivos do PC, como CIV 5, X-COM EU, FM's, excluivos Valve e uma série de jogos indie.

Claro que podes argumentar e é completamente correto que a grande maioria não está para se chatear e "adquire" uma cópia grátis do Windows e claro também há quem compre portáteis ou desktops completos onde o Windows já faz parte do pacote, mas ainda existe uma percentagem de pessoas que compram PC's às peças, não é de todo a maioria, possivelmente nem chegará os 10%, mas existe.

Quano ao reaprender a usar o PC, já foi mais argumento do que é hoje, ainda há uns tempos comprei um SSD e tive que reinstalar o Windows 7 e nem as drivers da placa de rede tinha e o CD que veio com a MB já estava mais que perdido, não tivesse eu outro PC estava lixado para colocar o PC a funcionar, teria que ir a casa do vizinho fazer o download dos drivers :), instalar uma distro de linux, é basicamente next, next, next e 10 minutos depois temos o PC pronto a funcionar com o software que 90% das pessoas utilizam já pré instalado, dependendo da distro como é obvio e a utilização, tirando instalação de software, é extremamente semelhante ao Windows.

Resumindo, não pretendi afirmar que o steam e a sua biblioteca de jogos em Linux é neste momento opção ao Windows, o tamanho da biblioteca de uma ou outra plataforma é incomparavel, mas que as coisas estão a melhorar bastante estão, até o comando da XBOX que tenho funciona a 100% out of the box em linux :)

Quanto a killer features depende de pessoa para pessoa, neste momento uso Linux no PC secundário por motivos bastante simples, quero-me chatear o minimo possivel com o SO, instalei o Manjaro, versão open box, o processo de instalação demora uns 15 minutos num disco mecânico, perdi 10 minutos a instalar o que precisava basicamente steam + spotify + vlc + xnoise + docky e pronto, agora é só utilizar o pc e fazer updates quando necessário, já quando tive que reinstalar o Windows no PC principal devo ter demorado umas 4 horas até ter as coisas a 100%, é evidente que deveria ser mais esperto e ter as drivers guardadas num backup, pelo menos as de rede :)
 
Claro que podes argumentar e é completamente correto que a grande maioria não está para se chatear e "adquire" uma cópia grátis do Windows e claro também há quem compre portáteis ou desktops completos onde o Windows já faz parte do pacote, mas ainda existe uma percentagem de pessoas que compram PC's às peças, não é de todo a maioria, possivelmente nem chegará os 10%, mas existe.

Eu desconfio que nem ao 1%. A quantidade de pessoas que se vêm nas lojas de informática a comprar coisas, comparada à quantidade delas que se vêm nas Wortens e demais venenos.
Concluo portanto que 99.x% do país deve de ter licença de Windows. Até eu tenho uma, e no entanto não utilizo o Windows à vários anos.

Isto era só para salientar que o preço não é nenhuma killer feature como dava a entender. Não é preciso ser um roto nos bolsos para gostar de GNU/Linux, há muito mais coisas para gostar.

A steam também não é nenhuma por agora, mas já começa a beliscar um pouco. Pelo menos a mim, o Civ e os Portal's já dão muito que falar, mais um pouco de DotA ocasional.
Bastava a EA alinhar, e isto dava uma reviravolta. Mas também duvidaria muito seriamente se eles anunciassem algo parecido, eles são demasiado porcos por dinheiro para fazerem algo parecido.

Ok, digamos a Activision Blizzard e a Bethesda... nem eram percisos muitos mais jogos, bastavam os destas empresas.
Sonhar é tão facil...

Cumps
 
O Linux precisa de ganhar quota de mercado para ser um sistema apetecivel para essas empresas. Ainda assim, é bom ver que já existem editoras e estúdios a apostar no linux. A Deep Silver e a 2K, já são dois pesos pesados da industria. Tenho que experimentar o Metro.
 
Sim, a quota de mercado de linux é ainda extremamente baixa, acho que tudo vai depender em grande parte do sucesso do steam OS e/ou das steam machines, se o steam conseguir fazer subir a quota de mercado linux para digamos 5 - 10% a médio prazo, é bastante possivel que as outras editoras vão atrás, se por outro lado não tiverem sucesso não me parece que alguém vá arriscar tão cedo, de qualquer das formas os users linux já ganharam bastante com a saida do steam e com o crescente nº de titulos disponiveis para a plataforma.

Também quero experimentar o Metro, tenho o jogo, mas não posso testar no meu PC principal, onde neste momento não tenho Linux instalado, mas vou tentar colocar a minha 560 Ti moribunda no PC secundário e ver se consigo jogar alguma coisa, para pelo menos comparar a versão Windows e Linux, atualmente tenho uma Radeon 7770 no PC secundário, mas as drivers da ATI ainda não estão à altura das nVidia, portanto antes de enviar a 560 Ti para reciclar (a gráfica está mais ou menos morta, mas ainda funciona às x's) vou coloca-la no PC secundário para testar alguns jogos mais "pesados", na ATI corro bem CIV, FM, Trine 2, mas existem uma série de jogos que são injogaveis, como o Gone Home e o Left4Dead, o PC não é grande coisa, mas deveria correr os jogos mencionados sem problemas pelo que atribuo os problemas às fantasticas drivers proprietárias da ATI, vou ver se este fim de semana brinco um bocado com isto :D
 
No Desktop (nVidia) os meus jogos correm perfeitamente, já no portátil com uma ATI sinto alguns arrastamentos de imagem. Neste aspecto a AMD/ATI tem que melhorar bastante o suporte.
 
astrisko, não sei se vale muito a pena dizer mas siga: O maket share dos jogos da steam é feito com base no SO em que são comprados, e jogados nas primeiras semanas.
Se tinhas por exemplo o Metro, e vais exprimentar em linux, vais contar como um user de windows. O "nosso" user share até que pode ser um pouco maior do que o que dá a entender, visto que o pessoal já tinha jogos comprados á meses/anos antes de terem release em Linux.

No Desktop (nVidia) os meus jogos correm perfeitamente, já no portátil com uma ATI sinto alguns arrastamentos de imagem. Neste aspecto a AMD/ATI tem que melhorar bastante o suporte.
Não contes com isso. Eles alinharam com a Khronos (empresa por trás do OpenGL) para utilizarem partes do Mantle para fazer a API que supostamente substituirá o OpenGL.
O investimento deles agora será em refazer a driver para essa nova API (depois de acabada a especificação) visto que era o objectivo deles com o Mantle.

Eu não estou a ver é a quantidade de tempo que vai demorar a fazer tal feito, construir uma driver de raiz, e convencer os devs a moverem-se para a nova API... daqui a uns 10 anos já deve de estar aceitavel!
Parece que vamos adicionar uma layer nova ao problema se isto pegar, passamos de "D3D para OpenGl", para "D3D para OpenGL para g4#%$#d".
 
Back
Topo