Google Pixel 7 e 7 Pro (2022)

Ando há mais de um mês com esse problema nas chamadas. Muito chato. Sim da nowo (rede MEO). Pelo que já li aqui no fórum as chamadas são em 2G (nem sequer consigo utilizar dados durante as chamadas, coisa mais arcaica)
Tenho o mesmo problema desde Fevereiro. Continua na mesma.
 
Haverá alguma atualização do telemóvel em breve que corrija? Utilizadores da nowo sem ser nos pixel não tem queixa deste problema.
 
Ficamos com o mesmo número na hora?

Quando trocar de telemóvel como é o processo?

1) Sim, uns minutos depois o numero está no eSIM... Nem 10 minutos esperei, se calhar nem 5 minutos.

2) Não sei, não troquei de telemovel entretanto. Mas parto do pressuposto que se instalares a app myvodafone no novo telefone e repetires o processo, o nr deverá passar para o eSIM do novo aparelho.
 
WOO com VoLTE. Ainda só me aconteceu uma vez. É muito chato alguém te estar a tentar ligar, e só sabes disso porque recebes SMS de tentativa de contacto 1h depois!
Espero que este novo update resolva, para já ainda não recebi nada.


Não precisas de me dizer que é chato. Eu comprei o Pixel 7 Pro no lançamento e no início havia um bug semelhante com os clientes MEO. Todos os dias tinha 5/6 SMS a avisar que me tinham tentado contactar. No caso da MEO as SMS de aviso de contacto eram praticamente imediatas.

O assunto entretanto ficou praticamente resolvido com as atualizações de dezembro desse ano e desde que passei a ter VOLTE em janeiro ou fevereiro do ano seguinte acho que nunca mais tive nenhum sintoma semelhante.

Na altura porque na MEO me chegaram a dizer que o problema poderia ser do SIM, acabei por mudar para um eSIM, que uso até hoje. Na altura não resolveu nada, mas como depois de resolvido funciona bem, nunca me preocupei em mudar de novo para SIM físico.
 
1) Sim, uns minutos depois o numero está no eSIM... Nem 10 minutos esperei, se calhar nem 5 minutos.

2) Não sei, não troquei de telemovel entretanto. Mas parto do pressuposto que se instalares a app myvodafone no novo telefone e repetires o processo, o nr deverá passar para o eSIM do novo aparelho.

Então é assim, a vodafone só permite trocar esim entre telemóveis na loja e pagas 2,5€, sabem que mais fica assim🤬
 
Haverá alguma atualização do telemóvel em breve que corrija? Utilizadores da nowo sem ser nos pixel não tem queixa deste problema.
Ainda que haja, não é admissível. Testei o cartão da Nowo num Samsung e não tenho o problema que tenho no Pixel. Julgo que vou mudar para a OnePlus novamente.
 
Ainda que haja, não é admissível. Testei o cartão da Nowo num Samsung e não tenho o problema que tenho no Pixel. Julgo que vou mudar para a OnePlus novamente.


Eu não quero aqui defender ou atacar a posição da Google, até porque do ponto de vista técnico provavelmente quem está em falha será a Nowo porque não faz o provisionando IMS dos Pixel que se ligam à rede.

Como as operadoras no geral não fazem o seu trabalho, por norma os fabricantes vão pré programando os perfis das operadoras nos seus telefones. É que as redes de nova geração não funcionam como era com o 2G e o 3G, onde qualquer telefone se podia ligar à rede. Para que as chamadas em 4G/5G funcionem o telefone tem de estar devidamente provisionado na rede.

Com o desligar das redes 3G os telefones que não estão provisionados ficam muito mais limitados, pois só podem telefonar por 2G e por isso os problemas aumentam.

Dito isto, eu não recomendo a ninguém a compra de um pixel para usar numa rede que não é suportada oficialmente, porque provavelmente vai dar raia. Mas no teu caso concreto, se já gastaste dinheiro e não podes mudar de rede, também não perdes nada em reclamar junto da Nowo e logo vês o que te dizem.
 
Eu não quero aqui defender ou atacar a posição da Google, até porque do ponto de vista técnico provavelmente quem está em falha será a Nowo porque não faz o provisionando IMS dos Pixel que se ligam à rede.
...
Se fosse um problema de esta ou aquela rede particular, então não existiam queixas agnósticas de operadoras e que transcendem fronteiras. Da mesma forma que a generalidade dos dispositivos Android da concorrência não evidenciam sintomas tão exacerbados e/ou generalizados.

Algo se está a passar efectivamente, e não parece ser só hardware. É óbvio que a Google é a principal culpada nisto. Se há problemas na network stack/baseband desta implementação tiveram 6 meses para trabalhar nisso (e estou a ser generoso pois o modem Exynos usado no 8 é uma minor revision do usado no 7). Parece que nunca este tão mal como hoje se vê. Se há incompatibilidades então que as resolvam, que dialoguem com as operadoras e tentem encontrar soluções, uma empresa com a dimensão da Google não tem a mínima desculpa para o tempo que isto se tem arrastado. Milhentos de outros dispositivos muitos deles num nicho por si só, não evidenciam o mesmo nível de problemas e isto nas mesmas redes e quer usem Qualcomm, Mediatek, etc.

Para o cliente isto é transparente. Se o sistema de ABS (fabricado pela Bosch) do meu Renault está a dar problemas, não me vou queixar à Bosch, é a Renault que tem que resolver pois foi esta que o implementou.
 
Até ao pixel 7/7 pro (inclusivamente), quem tiver problemas de rede tem de aguentar, estes telefones não são oficialmente suportados em portugal, e nisto a google sempre foi perentória. Quem comprou sabia perfeitamente (ou devia saber) deste factor.

Já tive um xiaomi chinês dos primeiros, que nem rom em português tinha, e apesar de ser qualcomm tinha bastantes problemas de rede. Também passou cá em casa um pixel 3a qualcomm que nunca recebeu chamadas de forma satisfatória. Eu sabia o risco, para o uso que lhes dava não me fez grande diferença. O problema não é do fabricante do chipset, aqui não há dúvida.

Em relação aos 7a / 8, quem tiver os tais constrangimentos de rede, terá apenas que acionar a garantia onde o comprou. Se ainda assim permanecer com problemas, terá de pedir reembolso integral visto que o telefone não cumpre com as suas funções básicas de telefonia.

Vir para um fórum online fazer spammar queixas e não tomar uma atitude definitiva para resolver o problema não serve de nada.
 
...
Vir para um fórum online fazer spammar queixas e não tomar uma atitude definitiva para resolver o problema não serve de nada.
Um forum não é um "livro de elogios", é uma plataforma pública de partilha de ideias e eventual debate. Creio que eu e muitos outros gostariam que a Google toma-se "uma atitude definitiva para resolver o problema" visto este parecer mais complexo e envolver certamente software. Mas infelizmente muitos na comunidade continuam a colocar o ónus no cliente.
 
Um forum não é um "livro de elogios", é uma plataforma pública de partilha de ideias e eventual debate. Creio que eu e muitos outros gostariam que a Google toma-se "uma atitude definitiva para resolver o problema" visto este parecer mais complexo e envolver certamente software. Mas infelizmente muitos na comunidade continuam a colocar o ónus no cliente.
Eu estou solidário, até porque como disse já passei pela mesma situação anteriormente, mas se o meu pixel 7 tivesse evidenciasse esse comportamento, não perderia tempo com betas e updates, era imediatamente recambiado... E sim, a culpa era efetivamente minha porque comprei algo que não é oficialmente suportado no meu país.

Todos nós corremos um risco ao comprar estes telefones, se daqui a 2 ou 3 updates a google inviabilizar as chamadas do meu telefone terei de assumir responsabilidade e resolver de alguma forma.
 
Eu comprei em Outubro de 2022 e nunca perdi uma chamada.

Tive apenas momentos de ouvir mal nos primeiros 2 ou 3 meses e não era sempre, era a questão de não ter o suporte a volte. Assim que isso e o 5G foi implementado, tudo ok.

Repus todas as app's do telemóvel anterior huawei com a ferramenta da Google.

Existem tantas variáveis que podem provocar a anomalia na perda de chamadas. Se acontecesse comigo reunia evidências e depois agia.

Devo fazer entre 2 ou 3h de chamadas por semana com headphones Bluetooth (2 pares de marcas diferentes), mais algum tempo no carro (agora com aawireless) e ás vezes encostado ao ouvido, não sofro dos problemas aqui relatados, felizmente!
 
Se fosse um problema de esta ou aquela rede particular, então não existiam queixas agnósticas de operadoras e que transcendem fronteiras. Da mesma forma que a generalidade dos dispositivos Android da concorrência não evidenciam sintomas tão exacerbados e/ou generalizados.

Algo se está a passar efectivamente, e não parece ser só hardware. É óbvio que a Google é a principal culpada nisto. Se há problemas na network stack/baseband desta implementação tiveram 6 meses para trabalhar nisso (e estou a ser generoso pois o modem Exynos usado no 8 é uma minor revision do usado no 7). Parece que nunca este tão mal como hoje se vê. Se há incompatibilidades então que as resolvam, que dialoguem com as operadoras e tentem encontrar soluções, uma empresa com a dimensão da Google não tem a mínima desculpa para o tempo que isto se tem arrastado. Milhentos de outros dispositivos muitos deles num nicho por si só, não evidenciam o mesmo nível de problemas e isto nas mesmas redes e quer usem Qualcomm, Mediatek, etc.

Para o cliente isto é transparente. Se o sistema de ABS (fabricado pela Bosch) do meu Renault está a dar problemas, não me vou queixar à Bosch, é a Renault que tem que resolver pois foi esta que o implementou.

Uma coisa são as falhas na Vodafone, MEO ou NOS, que sim, nesta fase do campeonato já são inadmissíveis e não deviam acontecer. Embora a minha experiência seja outra, porque desde que saiu o suporte ao 5G/VOLTE para mim está perfeito e nunca mais tive nenhum problema de nenhum tipo, mas reconheço que há demasiados relatos para ser apenas um problema pontual de alguém em concreto.

Outra coisa é na Nowo, que não está entre as redes suportadas, pelo que as pessoas aí estão por conta própria. E quanto a redes não suportadas volto a dizer, não recomendo a compra do Pixel a ninguém, porque embora seja responsabilidade da rede disponibilizar por broadcast perfis IMS para que os telefones fiquem correctamente configurados, a Google também poderia ser mais proativa a instalar configurações pré programadas para mais redes e eles ao longo dos anos têm arrastado os pés, o suporte a novas redes e países é lançado se forma super lenta.

Na Nowo pelos relatos que leio o problema não é falhas do modem, é não ter o suporte ao VoLTE, na rede 4G/5G só há chamadas por essa via. Pelo que neste momento, sem a rede 3G e numa rede onde não têm VoLTE só sobra a rede 2G. Apenas com chamadas por 2G é natural que a experiência seja má. Mas aí a responsabilidade é tanto da Google como da Nowo.
 
Última edição:
Como relatei por diversas vezes na thread do Pixel 7a, tive imensos constrangimentos relacionados com conetividade, seja com Vodafone ou mais recentemente WTF.
No caso da Vodafone, testei com SIM físico, eSIM e nada resultou.
Entre os vários testes, fiz wipe completo ao Pixel, sem repor backup, teste com modo de rede automático, manual, 2, 4 e 5G, conectividade adaptável ON e OFF, utilizar 2G para chamadas, entre outros que me possam estar a escapar.
Secalhar, haveria algo mais que pudesse fazer, mas como considerei que já estava a perder demasiado tempo com o assunto sendo que se trata de uma função básica de um smartphone, devolvi o equipamento (felizmente tive essa possibilidade) e voltei para o iPhone 11.
Cada um sabe de si e no meu caso, considero que tomei a decisão que me pareceu mais acertada.
 
Para mim parece uma decisão sensata. Se tivesse essa experiência teria feito o mesmo. Uso o telefone para "brincar", mas também uso para trabalhar. Seria inadmissível andar incontactável.
 
Back
Topo