Técnica Fotografar a via láctea

Alentejo

_DSF1349.jpg
 
Tentativa bem sucedida, diria eu.
Manda mais.
Muito obrigado :D
Tenho mais um deste passeio, mas não me parece que vá ficar tão bom... Tive a tirar umas fotos à via láctea com o drone e esqueci-me que aquela porcaria tem uns led's verdes demasiado brilhantes :lol:

Têm alguma... Mas como são as montanhas mais próximas de minha casa acabo por fotografar muito por lá!
Percebo, é como eu ir ali para a Lousã.

Fotos espetaculares! Tenho pena de não conseguir nada parecido sequer. Na zona de Lisboa consegue se alguma coisa?
Não tens que ter pena, ninguém nasce ensinado :D
Estas são as minhas 2 primeiras fotos à via láctea, ambas de Setembro de 2015, e até 2017 ou 2018 nunca fiz nada melhor :p

DSC-0824-story.jpg


DSC-1066-story.jpg


Para veres se é bom ou não, podes usar este site: https://www.lightpollutionmap.info/#zoom=5.99&lat=39.5299&lon=-6.3324&layers=B0FFFFFFFTFFFFFFFFFFF
Estando em Lisboa diria que te deves safar ali para o norte de Vendas Novas. Até te podias safar mais perto, mas para a via láctea vais querer apontar para sudoeste, e ainda vais ter semrpe a grande Lisboa. Disto isto, não estás muito longe do Alentejo, num fds de lua nova e sem nuvens safas-te bem.
 
sempre me impressiou estas fotos, entao tenho uma serie de perguntas

  1. qual o diametro do circulo?
  2. quantas voltas? so uma ou multiplas/continuamente para o circulo ficar "limpo"
  3. o inicio/fim do circulo esta obscuro pelo edificio? é por isso que é "perfeito"?
Quanto ao background, fantastica como de costume :clap:. Mas essas eu sei tirar, dai ficar mais intrigado com o que não sei :007:
 
1. No idea :p
2. Para esta foto? 1 volta. Para conseguir uma boa? Muitas
3. Exactamente! És o primeiro que percebeu o truque sem que tenha de ser eu a dizer :p A junção nuca ficava perfeita, portanto o que fiz foi começar e acabar atrás do edificio.
 
Estou mortinho para arranjar um drone, mas com as novas leis ando com o pé atrás, e também gastei vários milhares no novo gear de astro que ainda não tive oportunidade de usar fora da cidade.
 
Estou mortinho para arranjar um drone, mas com as novas leis ando com o pé atrás, e também gastei vários milhares no novo gear de astro que ainda não tive oportunidade de usar fora da cidade.
A série mini tem muito menos problemas legais, mas os maiores problemas são em ambiente urbano, se queres usar para astro estás safo :p

Entretanto, mais uma do Alentejo :)

_DSF4069.jpg
 
Só me vem uma coisa á cabeça...apita o comboio 🤣

Quando fizeres uma excursão para levar aprendizes contigo, let me know, quero bilhete
 
Só me vem uma coisa á cabeça...apita o comboio 🤣

Quando fizeres uma excursão para levar aprendizes contigo, let me know, quero bilhete
Tinha alguns workshops planeados para este ano, mas literalmente não tive um único fds de lua nova disponível... Eram casamentos, aniversários, etc...
 
Este ano ainda nao tinha tido "tempo"(ou vontade :D ) para fazer nada de fotografia nocturna.
no fds passado fui mais uns amigos para o Alentejo aproveitar a ultima ou uma das ultimas oportunidades de fotografar a VL este ano.


Fuji X-T4 + Viltrox 13mm
F2 | 15seg | iso6400
52325428447_9951fae939_z.jpg
 
E que tal essa Viltrox?
como disse no Face, soberba :D encostou a 10-24 e isso quer dizer muito. a 10-24 é mais versátil, mas esta viltrox está muito boa em todos os aspetos e é uma 1.4 o que na fotografia noturna é muito bom. antes de sair a viltrox, estava prestes a comprar a samyang 12, mas com o lançamento da viltrox e as primeiras reviews a saírem, comprei a um bom preço logo que pude.
 
como disse no Face, soberba :D encostou a 10-24 e isso quer dizer muito. a 10-24 é mais versátil, mas esta viltrox está muito boa em todos os aspetos e é uma 1.4 o que na fotografia noturna é muito bom. antes de sair a viltrox, estava prestes a comprar a samyang 12, mas com o lançamento da viltrox e as primeiras reviews a saírem, comprei a um bom preço logo que pude.
Estava na duvida se eras tu, dai a repetição da pergunta :lol:
 
Back
Topo