Discussão Conversa da Treta: Fotografia & Video

Como é a questão da ergonomia?
eu refiro-me às estilo rangefinder, que são definitivamente mais compactas e leves.
Nas que assemelha-se a uma range finder, há opções que até oferecem um bom grip, outras nem tanto.
No meu caso eu que já passei por diversas DSLR´s desde Canon´s e ultimamente Nikon, quando fiz a mudança para a Sony A6000 que tenho agora, achei o grip da maquina satisfatório/bom isto porque depende da lente que eu lhe meto a frente, se for uma lente levezinha até aos 400g ainda se manuseia bem com uma mão, agora acima disso já é um problema. Mas com ambas as mãos durante muito tempo de utilização até o acho confortável se bem que podia ser um bocado mais profundo, mas também tendo em conta o tamanho do corpo da maquina que deve ser umas das mirrorless mais pequenas com um sensor APS-C, não se podia mexer mais.
Outra maquina que a vista "a olho" pode não ter um bom grip, é a Olympus E-M5, que é a maquina que a minha prima têm, na qual já estive quase um dia inteiro a tirar fotos com ela, e achei o grip dela até bom/muito bom:
7nqakdV.jpg


O que eu quero dizer com isto é, o melhor que podes fazer é ires a uma loja testar as maquinas e veres a qual que te adapta melhor em termos de grip.
Já agora qual é a maquina que tens neste momento?
 
Eu até tenho agarrado em várias nas lojas, daí as minhas dúvidas. Porque fico sempre com a sensação que falta qualquer coisa, por isso perguntei a quem tem dado um uso mais intensivo, se depois da fase de deslumbramento o prazer de tirar fotografias se mantém ou se por outro lado surgem pequenas frustrações. Eu tenho uma Pentax K-3.
 
Há pequenas frustrações com todos os equipamentos; infelizmente como todos fazemos uma utilização diferente, só depois de usar é que se descobrem estes "pain points". Mas não há nenhum equipamento que não os tenha.

Eu vim de uma 1100D para a E-M5. A grande razão foi por caber no bolso de um casaco com uma lente pancake. E devido a isso levo-a para locais e em ocasiões em que jamais levaria uma DSLR.

Só dei por falta do grip depois de passar uma manhã inteira com ela e a 12-40 f/2.8 -- que é muito mais pesada que a maior parte das lentes MFT.

Para a mim a ergonomia sofreu, de facto, por o corpo ser mais pequeno, forçando os botões a estarem em posições menos ideais do que numa DSLR. Mas é o preço que se paga pela portabilidade.
 
A E-M5 precisa de, pelo menos, a parte de cima do battery grip.

omd_grip_horiz.jpg


Esse é o oficial, com botão disparador na pega, mas existem um monte deles :)

Cumps
 
Só uma cena Myllez (já que estou no telemóvel e não me apetece a andar a pesquisar) com esse grip, o botão normal de disparar e o dial(no corpo da maquina), dão para configurar como custom buttons, para depois dedicar certas funções?
 
Já agora entre um tripé pequenino que estou em olho (PIXI Mini Tripod) e aqueles de espécie Gorillapod, isto para a minha a6000, qual é que acham que vale mais a pena, tendo em conta o preço, funcionalidade,etc?
 
Já agora entre um tripé pequenino que estou em olho (PIXI Mini Tripod) e aqueles de espécie Gorillapod, isto para a minha a6000, qual é que acham que vale mais a pena, tendo em conta o preço, funcionalidade,etc?

Os Gorillapod são sempre um poço de versatilidade. Acho que são a melhor escolha para a esmagadora maioria dos casos.
 
Eu tenho um desses Pixi - é bom para ter em cima da mesa.
Para vídeos caseiros (Youtubers e Vloggers). Não é bom para levar para a rua.

O Gorillapod acaba por ser muito mais versátil (se eu sabia tinha comprado um gorilla em vez do pixi)...
Mas, mesmo assim, acabo por andar quase sempre com um Vanguard Veo bem compacto, na mala do carro.

Cumps
 
Trazendo então a conversa para aqui...



Já quanto a trocar mesmo a DSLR por mirrorless...a única coisa que digo é: neste momento não trocava nem que me dessem o dinheiro, porque de facto o que mais gosto em reflex é o facto de não estar a fotografar por um ecrã e de ver o mundo real pelo pentaprisma. E por muito boa que uma mirrorless possa ser, neste momento não oferece essa experiência.
No entanto, com o passar do tempo certamente os EVF's delas irão ter LCD's cada vez melhores e poderão chegar ao ponto em que me deixem satisfeito. Portanto sim, daqui a uns anos não sei se terei DSLR. Mas para já não quero outra coisa. Dispenso mais ecrãs :P
Eu também achava isso do OVF vs EVF.
Até experimentar bons EVF's. Agora, sempre que pego numa DSLR e olho pelo OVF, parece coisa do passado mesmo :D

É de habituação, acredita.

Cumps
Opah...estou céptico quanto a isso :P
Porque uma questão é depender do hábito...outra é não querer mesmo ecrãs.
Antes de comprar a Canon eu andava a fotografar no iPhone, apenas. E quando comprei a câmara...comprei-a essencialmente por causa do controlo manual, lentes intermutáveis e RAW. Mas mal a experimentei e vi como era usar um OVF, o feeling foi literalmente "Epah, é mesmo isto que eu queria!", por ser uma vista TTL com ocular (que não é exclusivo a DSLR, claro), e por não se tratar dum ecrã. Já me contento e fico muito satisfeito com o facto de ter algumas luzes para confirmação de foco e ter as settings e o fotómetro em baixo. Simples e eficaz, está ali tudo o que preciso. Não é preciso mais nada. De resto, quero é ver no ocular o mundo como os meus olhos o vêem, não quero features extra.

Não me importava de ter um OVF maior, mas isso realmente o da 1200D é pequeno. Ainda assim não é coisa que me incomode.
 
Não me importava de ter um OVF maior
Maior e mais brilhante, já que o teu e de certas maquinas entry-mid level, utilizam o Pentamirror em vez do Pentaprism.
Quando comecei nas DSLR´s a uns bons anos atrás, sendo a minha primeira DSLR Nikon D70s em meados de 2007, tinha um OVF do caneco (pentaprisma), mas depois de ter sofrido um aparatoso acidente por culpa de um colega meu, as consequentes DSLR´s que tive sempre tiveram um OVF pentamirror, o que era um retrocesso imenso, até me ter habituado depois.

(Já agora não há ninguém que tenha uma D70s para venda? Porra até hoje, quase 10 anos depois, nunca adorei tanto uma camera como a aquela, não me perguntem porquê porque não sei explicar.... :sad1:)
 
Maior e mais brilhante
Não digo que não...Confesso que a preview da profundidade de campo é praticamente inútil aqui por causa do OVF ficar muito escuro. Se ele fosse mais brilhante certamente poderia ver melhor mesmo quando estivesse a fechar a lente. É uma ferramenta muito útil e que praticamente não uso por não ser viável. Carrego na tecla e raramente consigo perceber o que está em foco.

Mas isso também só na gama da 80D, não?
 
Pois...previsível :P

Não me parece que o meu caminho vá por aí...isto é, por comprar uma câmara dessa gama.

Acho que uma 750D já me iria doer na alma pelo gasto que implica :lol:
 
A questão dos EVF's é que já os há tão bons que não consegues preferir um OVF.

Quando usei a X-E1 fiquei renitente relativamente aos EVF's, era lento, as cores não eram um espectáculo, tinha arrasto, etc.. Depois de usar o da X-T1 e agora com a X-T2...é o mesmo que teres um OVF mas cheio de features.
 
Nao sei como se posiciona o EFV da E-M10 mkII, mas adoro, imagino de cameras de gama superior :D
 
Última edição:
é o mesmo que teres um OVF mas cheio de features.
Lá está, disso sei eu :biglaugh:
É precisamente o que quero evitar, pois prefiro algo simples :p
Já é demasiada electrónica, na minha opinião :P

Eu até já estive muitas vezes tentado a comprar uma SLR com mount EF para 2ª câmara, com a vantagem de poder partilhar lentes. Mas decidi conter-me quanto a essa ideia por ter a Yashica com uma prime 45/1.7
 
Ontem acabei por "testar" numa loja várias mirrorless, desde os modelos de entrada de gama até aos já aqui muito elogiados modelos de gama média/alta da Fuji/Olympus/Panasonic. A minha conclusão foi de que os modelos que me agradam, pelo tamanho, robustez, features são demasiado caros para aquilo que acho razoável investir em fotografia (tenho outras prioridades neste momento), até porque é só um hobby e não faço qualquer dinheiro com isto.
Posto isto, talvez tenha de carregar mais 250 gr. do corpo e em média mais 200 gr. por objectiva, mas é um "sacrifício" que estou disposto a fazer tendo em conta a relação custo/benefício.
O que muitas vezes nem se aplica, porque grande parte das vezes que trago a máquina comigo para fotos casuais, levo apenas a prime de 35mm, que é prática e tem o tamanho/peso de uma lente M43.
 
Um OVF que te mostra um histograma, que te ajusta o que estás a ver à imagem final, que faz double screen onde um deles te faz zoom ao ponto de foco em foco manual, enorme, brilhante.

É o mesmo que dizeres que podes ter direcção assistida mas que isso é modernice e gostas de te ver à rasca para curvar lol
 
Back
Topo