Discussão Conversa da Treta: Fotografia & Video

Se estão no direito deles, está visto que câmara é câmara mesmo. O facto de eu não ser conhecedor da lei deixou-me surpreendido mas agora que estou ilucidado, se voltar a acontecer, já não me vai surpreender muito apesar de acreditar que não voltará a acontecer tão cedo.

Vou estando alerta para isso e agradeço a explicação detalhada sobre o tema.

Aproveitando o contexto, se estiver a gravar uma banda de música ao vivo numa festa de arraial e não tiver pedido autorização à banda ou à comissão de festas, aplica-se a mesma lei das fotografias nos estádios?
 
Duvido que peçam CPJ...

Depende do espaço, depende do acesso. Podes até estar num local público mas ser um evento privado (por ex, com bilhete pago à entrada).

Ainda assim, no caso dos músicos e artistas em palco, o mais comum é eles gostarem e agradecerem que se registe a actuação. Na maior parte dos casos é tranquilo.
 
Obrigado pela tua opinião @m4ndr4ke. É o que tem acontecido, valorizarem aquilo que está a ser feito porque os maiores beneficiados são exatamente eles. Geralmente tenho o hábito de fazer o registo na festa da minha terra (espaço público, entrada livre) e se tiver oportunidade informo a banda que o fiz e se autorizam mais tarde a publicação dos melhores momentos. Tem corrido bem... 😄
 
Boas malta, neste momento tenho o seguinte setup:
- canon 77d
- 10-18 stm (sem uso há anos)
- 17-55 usm (lente que uso quase sempre)
- 50 stm (lente para retrato/estudio)
- 55-250 stm (lente que uso quase sempre)

Já há bastante tempo que a R6 me faz muita comichão, e com o preço dela usada a começar a bater nos 1k, a comichão aumentou imenso!!! Começo a ficar com muita vontade de coçar.

O problema nem é o corpo, é o raio das lentes. Para substituir o setup atual, iria ficar com a 50, vender o resto e comprar 2 lentes que substituíssem a 17-55 e a 55-250.

Para isso fiz aqui uma pesquisa de mercado (isto é, cheirar o olx) e vi isto:

24-50(f4.5-6.3 stm); -> 180
24-70 (2.8L IS USM); -> 800(EF) ; 1350(RF);
24-105(F4L IS USM); -> 1025
24-105(F4-7.1 IS STM)


24-240 f4-6.3(750) ; 70-200 ; 100-400

Desta lista acho que o que faz mais sentido seria uma 24-70 EF e a 24-240 ou a 70-200 RF. Excluo a 70-200 EF porque já a experimentei e é demasiado pesada e grande para o uso o que lhe dou.

Acho que do que tenho agora devo conseguir uns 500€. A R6 deve ficar aí nos 1.1k, a 24-70 800 e a 24-240 750€. Ou seja, ia gastar aí uns 2k nisto, se calhar mais um bocado.

Faz sentido isto? Alguma ideia diferente relativamente às lentes?
 
Acho que fizemos mais ou menos o mesmo percurso, mas eu parei de coçar ha algum tempo ja :)
Acho que o meu caminho vai ser diferente, para algo mais leve e pequeno.
Agora ha coisas que nao vale a pena procurar muito o sentido, senao o melhor e' estar quietinho ;)
 
Faz-me alguma confusão lentes como a 24-240 acopladas a máquinas como a R6... E também não me faz muito sentido estares a meter dinheiro em EF nesta altura do campeonato.

Eu olharia para 24-105 e 100-400, para não ficares em desvantagem na tele, ou 24-70 e 70-200 F4, mas tudo depende do que fazes e do quanto precisas ou não de lentes 2.8.
 
Faz-me alguma confusão lentes como a 24-240 acopladas a máquinas como a R6... E também não me faz muito sentido estares a meter dinheiro em EF nesta altura do campeonato.

Eu olharia para 24-105 e 100-400, para não ficares em desvantagem na tele, ou 24-70 e 70-200 F4, mas tudo depende do que fazes e do quanto precisas ou não de lentes 2.8.
Eu ainda não explorei a qualidade das lentes. Apenas pesquisei algumas coisas que poderia substituir o meu setup atual para ter alguma noção dos preços.

Quando ao vidro EF... Pá, é bom e mais barato. Apesar de concordar contigo que o que faz mais sentido é mudar para rf, os custos são muito muito elevados.

Quanto ao 2.8, na tele se calhar não faz sentido, na outra talvez, porque é uma all around e da jeito para algum retrato ou condições mais apertadas de luz.

Obrigado pela opinião.
Acho que fizemos mais ou menos o mesmo percurso, mas eu parei de coçar ha algum tempo ja :)
Acho que o meu caminho vai ser diferente, para algo mais leve e pequeno.
Agora ha coisas que nao vale a pena procurar muito o sentido, senao o melhor e' estar quietinho ;)
Pois isso é uma boa questão. Pequeno e leve é muito bom, mas é uma mudança grande a nível de preço e vai-me tirar uma das coisas boas da Canon que é o mercado de usados.
 
Eu ainda não explorei a qualidade das lentes. Apenas pesquisei algumas coisas que poderia substituir o meu setup atual para ter alguma noção dos preços.

Quando ao vidro EF... Pá, é bom e mais barato. Apesar de concordar contigo que o que faz mais sentido é mudar para rf, os custos são muito muito elevados.

Quanto ao 2.8, na tele se calhar não faz sentido, na outra talvez, porque é uma all around e da jeito para algum retrato ou condições mais apertadas de luz.

Obrigado pela opinião.
Entretanto lembrei-me que também é válido abdicar do gap 70-100 e juntar a 24-70 com a 100-400, para manteres os 2.8 no lado standard.

Quanto ao EF, sem dúvida que vai haver bons negócios e vidro bom, mas a vantagem que tens agora vai ao ar em menos de meia dúzia de anos quando o sistema "afundar". Só ainda não aconteceu porque ainda há DSLRs "recentes" e para já ainda vão acompanhando as primeiras mirrorless adaptadas.
Também sou-te sincero e acho que o vidro para mirrorless deu um salto muito grande em qualidade. Chega a haver lentes budget que competem confortavelmente com vidro profissional de há mais de uma década atrás.

Pois isso é uma boa questão. Pequeno e leve é muito bom, mas é uma mudança grande a nível de preço e vai-me tirar uma das coisas boas da Canon que é o mercado de usados.
Eu neste momento ando a ver as ZV-E10 e A7c como opção para corpo de backup e vídeo, mas que serão sérias candidatas a tornarem-se o corpo principal para andar a brincar por causa disto. Assim como também já pensei comprar a 35mm Zeiss ou a 40mm G juntamente com a 35mm GM, ficando a primeira para passear e a segunda para trabalho (embora não vá acontecer porque 35mm não é assim tão importante para mim e passava de 500€ investidos para 2000€).
 
Boas Nuno,

Ainda não tinha visto aqui o teu post

Provavelmente sou a pessoa mais qualificada por aqui para te falar desse material, até porque já o experimentei todo, ou quase todo. Já experimentei quase todo o sistema RF, quer câmaras, quer objectivas.

Se calhar deixaste passar algumas boas oportunidades. A R6 já esteve a 1399€ no mercado nacional por diversas vezes, e foi isso que a fez descer no mercado dos usados também. Pelas informações que tenho, é improvável que ela volte a aparecer nova a tais preços.
Um passarinho também me disse que ela já esteve a 1250€, mas isso eu não vi com os meus olhos — no entanto era um passarinho muito credível :biglaugh:

Não descures a R8. Ela é uma mini R6 Mark II , com bateria creio que igual à da tua 77D, mas sem IBIS, no entanto o potencial está todo lá, pois o sensor e a focagem sãoos mesmos. Já foi possível adquiri-la por uns 12xx€, ou qualquer coisa à volta disso.

Quanto a vidro EF, a menos que seja muito bem comprado usado, esquece tudo. E quando digo "muito bem comprado", quero dizer "tão bem comprado que possas voltar a vendê-lo pelo mesmo valor, anos depois", e isso é possível, mas muito difícil de acontecer - cada vez mais difícil. A sério, não gastes em EF, é investir em algo que sabes que vais vender depois. Pensa que, sendo isto um hobby, e sendo o sistema RF tão recente, aquilo que comprares agora pode ficar contigo durante décadas. Estarás a comprar o material de última geração, num mount novo. Todas as objetivas são bem sharp, todas são modernas, o mount não vai morrer tão cedo...não haverá razões para vender.

Eu estou há três anos a usar adaptador, já ando a puxar os poucos cabelos que me restam, mas finalmente estou mais para o RF do que para o EF.
O adaptador é bom, é nativo, mas acaba por cansar a cabeça a um gajo. É espectacular no primeiro ano, e no segundo ano reconheces que é bom, mas ao terceiro estás farto daquilo. Eu tenho dois precisamente para reduzir as vezes em que tinha que passá-lo duma EF para outra EF o que, se eu levasse RFs no saco/mochila, acabaria por acontecer. Neste momento já só me restam duas objectivas EF, o que significa que finalmente posso deixar os adaptadores permanentemente encaixados nas objectivas, estava mortinho por acabar com as trocas.

Conhecendo-te, diria que a RF 24-105 f/4 e a RF 100-400mm são a tua cara.

(Nestes valores estou a incluir cashbacks da Canon. Não são os valores de agora, mas são valores que já vi no passado (tenho essas informações apontadas, mas só ando a apontar as objectivas)).

A RF 24-105 f/4 já tem estado diversas vezes a ~980€ (dias sem IVA).
A RF 100-400mm já tem estado a cerca de 500€ (uns trocos abaixo).

Não vale a pena comprares adaptador por causa da EF 50 1.8, eu trouxe a minha RF por 145€ líquidos e ela já esteve mais barata do que isso, entretanto.
Lembra-te também que tu estás a usar a 50mm como uma 80, portanto o equivalente seria a RF 85mm f/2 (470€, bem comprada).

Tudo em mercado nacional, novo.

Aquelas duas zooms davam-te essencialmente a range que tens agora, tu tens 27-88mm + 88-400mm. A 24-105 tem um tamanho semelhante ao da 17-55, já a 100-400 é um bocadito maior do que a 55-250.
Ganharias sempre a performance ISO do sensor maior, e mais moderno. Mesmo em situação de "aberturas equivalentes", terias o sensor a oferecer-te mais do que tens agora.
Quanto à 10-18, se um dia quisesses UGA, era resolver com a RF 16mm, como eu fiz (230/240€, bem comprada).


Quanto às RF 70-200...bom, como sabes, eu agora tenho uma, mas também já peguei na f/4, e é essencialmente uma gémea da RF 24-105. Mas sei que sempre gostaste de ter bom alcance, pelo que duvido que ficasses satisfeito com "apenas 200mm" - é metade do que tens na 55-250, acho que é muita diferença.

Começou agora uma campanha de cashback para objectivas, na compra da R8 ou R6 Mark II. Dura até meio de Julho. Devolvem 150€ na 24-105 f/4 e 80€ na 100-400. Eu diria para ficares atento às campanhas "Mega Noite", ou "Dias sem IVA", pois essas câmaras costumam ter bons descontos, e se calhar podias trazer um kit completo a excelente preço, com a R8.

Não tenhas grande receio de ficar sem IBIS. Se fôssemos a considerar as 24-105, 100-400 e 85mm, todas as objectivas no kit teriam IS. Quanto muito, diria para tentares experimentar o EVF dela primeiro, visto ser mais pequeno, e de menor resolução do que o da R6.

Quanto à R6...o que posso eu dizer? A minha faz três anos nesta semana (hoje ou amanhã, ou assim). Não vou mentir, continuo satisfeitíssimo com ela, mas tenho que reconhecer que não havia uma R8 quando a comprei. A oferta agora está diferente, a R8 oferece muita fotografia pelo que custa.

EDIT:
Nota...se for para trocar tudo, não tens nada que te prenda à marca. Não desta vez.
 
Última edição:
Obrigado @m4ndr4ke pela extensiva opinião.

Já tinha dado uma vista de olhos na r8 e fui agora ver uns vídeos mais aprofundados da mesma e realmente parece algo mais adequado do que a r6.

As diferenças para a r6 mk2 não me parecem que me façam muita diferença. A falta de shutter mecânico não me parece que vá fazer muita diferença, até porque o warp nas fotos no eletrónico é quase inexistente.

O joystick confesso que poderia ser uma adição interessante mas confio no sistema de autofoco e no tap para mudar.

Também não me vejo a fazer bursts capazes de encher a cache da máquina.

A bateria é realmente a única coisa que realmente faz jeito. Além disso o facto de ser um corpo de entrada de gama na FF, a falta de alguns controlos poderá fazer alguma diferença.

Tenho que um dia ir a uma loja e tentar pegar numa para ver a ergonomia.

Quanto às lentes, concordo inteiramente. Uso muitas vezes a 55 250 no máximo, por isso a 70 200 iria ser curta. Tenho algum receio de aberturas tão pequenas, mas com um sensor ff de última geração deve dar para compensar.

Fico mais reticente no F4 da 24-105. Gostava de 2.8 na all around digamos assim. Mas vou ver algumas reviews. O DoF também é diferente em FF, por isso até pode funcionar.

Não me posso esquecer que isto é só um hobby e ao mudar, é mesmo por gas porque efetivamente não preciso.

Por isso é que estava mais de olho nos usados porque até agora tenho feito bons negócios nos mesmos e não me apetece despejar 3k nisto assim do nada.

Obrigado por todas as dicas, terei que ir analisando os preços e ver o que faço. Talvez até tente financiar a compra com alguma venda de quadros ou assim. Porque fica-me difícil justificar um investimento tão grande.
 
A R8 não tem obturador mecânico completo, mas faz EFCS, pelo que podes na mesma fotografar sem rolling shutter. Deixo apenas a nota que no obturador electrónico os RAWs são de 12 bits e não 14, o que também sucede na minha câmara, e sinceramente nunca foi obstáculo para eu fazer mais de 90% das fotos com ele. Só costumo passar para o mecânico a partir de ISO 6400, ou se souber que vou ter rolling shutter.

A ausência de dial traseiro é colmatada com o control ring das objectivas RF. Eu, como já tenho três dials na câmara, acabo por nunca usar o control ring. Ou seja, tens três dials na mesma.

O joystick eu uso sobretudo para uma coisa, que é “voltar ao centro” ao pressioná-lo (ele faz click). Sou capaz de mover os pontos com o ecrã e depois ir ao joystick fazer o reset. Ou seja, também não é realmente crítico.

A bateria é mais pequena, mas também é um modelo mais barato, dá para comprar mais unidades. Se tiver o mesmo modelo do que a 77D, ainda manténs outras baterias que tenhas, se for caso disso.

Quanto aos f/8 da 100-400, eles superam os f/5.6 da 55-250mm, se considerares o crop (daria equivalência a f/9), e depois ainda vem o sensor superior.

Quanto à 24-70, não posso dizer que não compreenda, porque de facto os 2.8 nessa zoom arrumam com muitas das utilizações das primes, se considerarmos as equivalências entre os sensores. Sim, com uma 24-70 f/2.8 faz-se aquilo a que se recorreria a uma prime 1.8 em APS-C, mas com zoom. É verdade, e é impecável nesse aspecto.
No entanto, seguindo um raciocínio de “querermos sempre o melhor resultado possível”, eu considero que acabamos sempre por comprar e trocar para primes na mesma, porque sabemos que é possível a câmara fazer melhor, e não me refiro a profundidade de campo, mas sim a ruído e dynamic range. Vamos sempre procurar melhorar a qualidade dos nossos resultados.

Eu estou a ignorar a RF 24-70, estou à espera duma Mark II, que ainda deve demorar uns anos. Não considero que a nova ofereça diferença de qualidade, tamanho ou sequer peso para me fazer um impacto relevante. Ela é maior, mais pesada, e pouco mais sharp. No caso duma R8, há a considerar a estabilização, que no meu caso torna-se irrelevante, pois a IBIS é muito eficaz nessas distâncias focais.

3-D8815-CD-97-B5-4237-BEBA-3-BFE6-C0-B6-D0-B.jpg

Uma delas está sem filtro mas, como podes ver, a diferença é mínima, e no peso também (900g na RF vs 915 na EF + adaptador).

Mas é a tal questão, investir em EF agora, e de forma avultada…custa-me muito dizer a alguém para o fazer, especialmente se o material é para ficar. Eu gastei, mas já foi há quase três anos, já desfrutei muito da objectiva neste intervalo de tempo, e ela veio muito bem comprada.

Honestamente, eu próprio já pensei inúmeras vezes em passar para a RF 24-105 f/4, estive sobretudo entre essa e a RF 28-70 f/2 mas, após passar uma hora com a 28-70 ao pescoço, cheguei à conclusão que andar com ela é como andar com uma EF 70-200 f/2.8, e eu já tive a minha dose disso. Com tudo considerado, sorrio mais para a RF 24-105 do que para a RF 24-70, actualmente. Mas, como já tenho 2.8 na EF e, o que já cá está, está pago e é de borla manter, deixo-me estar quieto.
 
Última edição:
Está mais ou menos decidido que se for para fazer upgrade deverei ir pela R8 + 24-105 + 100-400 e talvez uma 85 como prime.

Agora falta o mais difícil €€€. Os valores nesta gama é assustador, principalmente para um hobby.

Obrigado a todos pelas dicas!
 
Parece-me um kit médio muito decente. Não sei dizer com certeza, mas talvez a R8 fosse também a minha escolha, caso eu estivesse a passar para mirrorless agora. Para o que custa, ela oferece muito.

Fica atento a campanhas sem IVA, cashbacks (está em vigor aquela campanha que falei, mas ainda não apareceu verdadeira campanha de Primavera ou Verão)...

e fica atento para ver se a Canon faz R Summit neste ano, lá para Outubro.
Eu fui ao de 2023 e eles deram 20% de cashback aos participantes, em toda a gama RF (acho que só a 28mm não estava incluída). 20% sobre o valor que se pagasse em loja, em qualquer loja do país, desde que fosse revendedor oficial Canon. Era só escolher a loja que tivesse o melhor preço. Acabei por não aproveitar, porque estava decidido a não fazer compras naquela altura, mas os valores que conseguia naqueles dias batiam todas as promoções que já houve em Portugal. Podia ter trazido a 70-200 por menos do que trouxe agora.
 
Infelizmente dificilmente avançarei brevemente. Acho que primeiro vou tentar ganhar algum guito com isto para poder compensar alguma coisa. Estou a pensar em fazer um teste e imprimir um ou dois quadros para vender no olx e afins a ver se retiro algo.

Muito provavelmente não vou fazer guito nenhum, mas fico com os quadros para mim. Se fizer melhor!
 
Boas
Acho que vou adquirir uma Nikon D700 com a Nikon 80-200 2.8D (retratos) cerca de 500€
Será que a Nikon 70-200 2.8G VR, vale a pena por mais 50€?
Num site de usados dedicado exclusivamente a material fotográfico, diz well used, mas sem fungos e riscos na lente (costumam dizer se for o caso) Creio que diriam se houvesse problemas internos?
Qual escolheriam? A Nikon 28 1.8G ou 24-70 2.8?
Acho que seria melhor a 28 1.8G (pouca distorção ou nada, 1.8 vs 2.8, e acho que não iria precisar do range até 70mm)
 
Última edição:
Infelizmente dificilmente avançarei brevemente. Acho que primeiro vou tentar ganhar algum guito com isto para poder compensar alguma coisa. Estou a pensar em fazer um teste e imprimir um ou dois quadros para vender no olx e afins a ver se retiro algo.

Muito provavelmente não vou fazer guito nenhum, mas fico com os quadros para mim. Se fizer melhor!
Pah, Canon R Summit. Fica atento, para ver se a Canon anuncia datas (lá para o verão penso que digam alguma coisa), fazes a listinha do material, e preparas tudo para essa altura. Se acontecer, estás preparado. Se não acontecer, terás a black friday à porta, com outras oportunidades.

Boas
Acho que vou adquirir uma Nikon D700 com a Nikon 80-200 2.8D (retratos) cerca de 500€
Será que a Nikon 70-200 2.8G VR, vale a pena por mais 50€?
Num site de usados dedicado exclusivamente a material fotográfico, diz well used, mas sem fungos e riscos na lente (costumam dizer se for o caso) Creio que diriam se houvesse problemas internos?
Qual escolheriam? A Nikon 28 1.8G ou 24-70 2.8?
Acho que seria melhor a 28 1.8G (pouca distorção ou nada, 1.8 vs 2.8, e acho que não iria precisar do range até 70mm)
Olha, posso falar um pouco da minha experiência, e também da de mais duas ou três pessoas, que partilharam as suas comigo.

Já lhes comprei Well Used e fiquei bem servido, e também já fiquei mal servido. A conclusão a que cheguei é que eles não testam o material melhor do que qualquer um de nós, em casa.

Outra coisa: as 70-200 são das objectivas mais escavacadas no mercado. São grandes, são pesadas para a câmara/mount, não têm estrutura reforçada no interior, são as que ficam no carro — ao calor — por serem pesadas. Um comprador duma 70-200, no passado, disse-me que a minha era a 7.ª cópia que estava a ver para comprar, porque todas as outras estavam uma desgraça. A minha tinha sido totalmente reconstruída, portanto comprou-ma — foi com essa que me dei mal no MPB, acabei por mandá-la para reparação, e não era propriamente algo que se detectasse à primeira vista, pelo que passou a garantia de 6 meses e muito mais tempo.

A conclusão a que eu, particularmente, cheguei é que, 70-200 2.8 nunca mais compro usada, a menos que esteja absolutamente imaculada. Por isso, se há objectiva na qual eu fugiria das Well Used, é a 70-200.
 
Qual escolheriam? A Nikon 28 1.8G ou 24-70 2.8?
Acho que seria melhor a 28 1.8G (pouca distorção ou nada, 1.8 vs 2.8, e acho que não iria precisar do range até 70mm)

Qual é o teu objectivo, tipo de fotografia que vais fazer com essas lentes?

Posso contar com a minha experiencia, eu uso lente fixa, mas a minha camera tem 60 Mpx, por isso posso fazer um crop de vez enquando. Depois não fui para lentes fixas desde o "primeiro dia", levou-me uns quantos anos até perceber o que gostava em termos de material, usei algumas lentes, uma delas a 24-70 que mencionas, pau para toda a obra bastante versátil, uma lente que é bastante usada por fotografos profissionais.
Depois tens a distancia 28mm que não é para toda gente, é bastante versátil mas também mais complicada de ser usada do que por exemplo a tradicioanl 35mm.
 
Então a tua 70-200 sempre tinha problemas. Melhorou bastante com o rebuild?
Quando reparei a Canon EF 70-200 só melhorou um bocadinho. Dessa parte tu estavas a par.
O comprador dela depois achou que mesmo assim ela não estava bem, levou-a à Fototécnica e o Rui identificou que a objectiva tinha ficado mal montada. O Rui desmontou, voltou a montar tudo direito e, segundo o comprador, agora sim, ela está boa. Há uns tempos vi-o e ele disse-me que ainda a tinha.

Mas claro que deve ter ficado “boa dentro das limitações duma objectiva luminosa de há 30 anos”.
 
Última edição:
Qual é o teu objectivo, tipo de fotografia que vais fazer com essas lentes?

Posso contar com a minha experiencia, eu uso lente fixa, mas a minha camera tem 60 Mpx, por isso posso fazer um crop de vez enquando. Depois não fui para lentes fixas desde o "primeiro dia", levou-me uns quantos anos até perceber o que gostava em termos de material, usei algumas lentes, uma delas a 24-70 que mencionas, pau para toda a obra bastante versátil, uma lente que é bastante usada por fotografos profissionais.
Depois tens a distancia 28mm que não é para toda gente, é bastante versátil mas também mais complicada de ser usada do que por exemplo a tradicioanl 35mm.
O objetivo seria voltar as origens.
Em vez de point and click a tudo, dedicar-me mais a composição e procurar a melhor luz do dia (ou criar essa luz).
Tenho manuais em pdf, que nunca pesquisei a fundo.
Falam bem da Nikon D700 e do sensor Nikon ou Panasonic.
Qualidade mais orgânica, com grão mais natural, etc.
12 MP chega bem se evitar crop.
Sobre a 70-200 no tal site, parece realmente que andou na guerra (314€)
Mais vale a 80-200 mais barata (269€) menos uso.
A minha dúvida seria a falta de VR na 80-200.
 
Back
Topo