Como Fazer Como adicionar um relógio de tempo real a um time lapse?

pumabr

Power Member
Boas! Basicamente a minha questão é a que está no tópico. Eu fiz uma sequência de fotos para fazer um time lapse, mas gostaria que o video final mostrasse as horas reais a que as fotos foram tiradas, logo teria de ter um relógio acelerado.

Como eu tirei uma foto a cada 12 segundos, e o video que estou a fazer é a 25fps, pelos meus cálculos cada segundo do video corresponderá a 5 minutos do tempo real. Assim o relógio no video terá de andar 300 vezes mais depressa para acompanhar o tempo real. Eu já experimentei utilizar o timecode do premiére (Effects -> Video -> Timecode), e funciona até porque dá para colocar o start time a coincidir com a hora a que foi tirada a primeira foto. O problema é que eu não encontro uma forma de acelerar o andamento do timecode...

Alguma solução?
 
O time lapse é de 28 horas, portanto tenho de fazer um video de 28 horas, e depois o acelerar, certo? Mas o premiere permite acelerar tanto assim um video?
 
Fiz algo semelhante recentemente, um timelapse do solstício de inverno em que era visivel, frame a frame, a hora da foto.
Penso ter optado uma solução mais simples.

Como procedi (software freeware apenas):

- Irfanview, usei uma funcionalidade batch para extraír timestamp do EXIF e colocar o mesmo em cada uma das imagens; no mesmo batch fiz crop das imagens para ficarem com 1920x1080 (1080p);
- ImagestoVideo, gerou um filme a partir das imagens.

cumps
 
Essa forma parece ser mais adequada e precisa do que fazer um video com 28 horas e depois o acelerar. Vou experimentar fazer dessa forma, no entanto aplicar essas duas operações a quase 9000 fotos vai levar tempo...quando eu faço batchs para assinar uma dezena de fotos já leva alguns segundos, então para este nº de fotos...mas pronto, deverá compensar.

Já agora acho que um programa melhor para fazer esse tipo de coisas é o FastStone Image Viewer, é tal como o IrfanView um editor de imagem gratuito, mas com muitas mais opções de edição (o que também o torna um pouco mais complexo). Para o time lapse uso o Adobe Premiere, que também permite adicionar uns textos no início e fim.

Obrigado pela dicas ;) Depois se o video ficar bom eu posto aqui.
 
Boa.
Os settings melhores que experimentei até agora para timelapse foram :

- focagem manual;
- estabilizador desligado;
- modo prioridade à abertura.

PS atenção à quantidade de fotos tiradas, existe algum desgaste nas reflex.
 
Sim, concordo com esses settings. Só usei foi o modo automático mais porque como as fotos seriam tiradas tanto de dia como de noite, achei que seria melhor assim. Quanto ao desgaste do obturador, sim é verdade...mas esperei um ano para fazer este time lapse, tinha mesmo de ser :D
 
Automático vais ter flicker no video, já em Aperture priority tens, além de que em Auto, ele vai usar aberturas diferentes, por isso vais ter DoF diferentes.

A maneira ideal para fazer timelapses é mesmo Manual, em casos de dia-Noite podes usar o AV (se arranjares um plug in de deflicker ainda vai ficar melhor).
 
Pois, tens razão, não havia pensado nisso...mas também as fotos foram tiradas a 35mm e com o motivo bem distante, por isso é que talvez esses problemas não se notam. O computador ainda está a adicionar a data/hora às fotos...
 
Parabéns, a parte do Time lapse está bastante boa. Talvez um pouco extensa de mais ainda assim muito fixe. O movimento dos navios ficou à maneira e as tradições dia noite dia bem como as nuvens. Os settings resultaram bem também.
 
Obrigado ;) De facto há momentos mortos enquanto não há movimento de navios, mas eu queria fazer algo contínuo, por isso mesmo adicionei o relógio. Colocar a informação do exif nas fotos foi realmente a melhor opção, mais preciso do que isso não dá. Teve apenas uma parte em que as imagens ficaram muito escuras, penso que foi quando o sol estava a incidir diretamente para dentro da lente (embora esta tivesse um para-sol) e a máquina acabou por captar as fotos com uma exposição insuficiente. Fora isso...
 
Está realmente muito longo, e sinceramente os settings em auto não dá com nada em timelapse, de dia parecem flashes e torna-se desagradável se estiveres 2 minutos a olhar para lá.
Fazer timelapse noite\dia é complicado, ou usas o Aperture priority e depois usas um deflicker em post, ou fazes um timelapse de noite e outro já de dia e metes uma transição, se não houver sol no enquadramento não se nota e fica bastante credível.
Experimenta fazer uns mais pequenos com os barcos em movimento mesmo ou assim, e fotografa em Raw para poderes ir buscar mais detalhe nas zonas escuras, não tenhas receio de puxar pelas sombras (dentro do aceitavel), vais diminuir em muito a resolução da imagem, não se vai notar tanto o grão.
 
Pois, mas não acho que esses defeitos se notem no video que fiz...sorte? Talvez...mas percebo que esses problemas possam surgir, e convém obviamente evitar ao máximo que aconteçam, ainda por cima quando não há oportunidade de repetir o trabalho (agora só para dia 31/12/2014...)
Eu não queria fazer nenhuma interrupção no time lapse, logo não poderia parar por muito tempo a tomada de fotos. Mas também, mudar as definições da maquina é algo que se faz rapidamente, e perder 1-2 fotogramas no timelapse nem se nota. Obrigado pelas dicas, estão anotadas e serão tidas em conta em próximos trabalhos :hello:
 
Ficou bastante bom.
Mas penso que poderás começar a pensar em 2014/15

Fazia o video menos extenso e não misturava o TimeLapse com o fogo. Fazia um tudo em timeLapse. Até devia ficar giro.
 
Obrigado!!
Um time lapse do fogo ficaria em menos de 2 segundos! Quanto o muito tirava fotos e punha no video com alguns efeitos de movimento e transição ;)
Pode ser que seja uma experiência a repetir...
 
Back
Topo