Análise Análise ao Windows 8 e videos da apresentação portuguesa do Windows 8

Nemesis11

Power Member
banner.png


Dia 26 de Outubro de 2012 marca o dia de lançamento do Windows 8, a nova versão de um sistema operativo que tem raízes há mais de uma década no desktop da maior parte dos utilizadores.
Este é o artigo da Zwame com a análise ao Windows 8.

É um artigo que vai dar uma vista geral sobre o sistema operativo, especialmente pelo novo GUI principal, o “Modern UI”.

Ele encontra-se neste link.


Além da review, temos também os vídeos da apresentação do Windows 8 em Portugal, que decorreu no dia 25, na Sede da Microsoft.

Penso que se vêm bem e estão no youtube a 1080p.

Os vídeos encontram-se neste link.

Dêem as vossas opiniões e espero que gostem do artigo e dos vídeos. :)
 
Excelente análise e ajudou à minha decisão: apesar do preço tentador, vou-me manter no Windows 7, porque não consigo achar piada à nova interface e à forma como a M$ a quer impor aos utilizadores tradicionais.
A nova interface é prática e engraçada para uso em touchscreens, mas pouco prática para quem usa o PC tradicional com rato/teclado e está habituado a ter tudo à mão.
 
O win 8 tem como alvo os tablets e smartsphones que hoje em dia se usam cada vez mais.
O win 7 adequa-se mais aos desktops/notebooks.
 
Muito boa análise, que tenta ser o máximo imparcial possível. :)

No entanto, há algumas notas/dicas que podem ajudar na navegação do Win8, num PC.

- No ecrã inicial, com o calendário e o wallpaper de Seattle, é possível apenas carregar na tecla de espaço e, assim, o ecrã de login aparece.

- Para fazer zoom in/out, que é representado pelo botão no canto inferior direito do Start Screen, pode ser feito com Ctrl,+ ou Ctrl,- .

- No caso em que existe scroll horizontal para fazer, normalmente, dá para fazer scroll vertical normal e ele andar na horizontal. No entanto algumas apps (até agora, reparei na da RTP), não o permitem.. :S

- Na questão do Windows Update, comigo, não aconteceu ir para o desktop, ao carregar para instalar as actualizações.

De resto, parabéns pela análise!
 
Última edição:
era tão fácil a MS por uma opção metro ou interface antiga e deixar o utilizador escolher, e evitava 90% da insatisfação que anda por aí...
bom trabalho na analise
 
Última edição:
90% da insatisfação é do tipo

A: Gostas do Windows 8?
B: Não.
A:Porquê?
B:Porque não.

Nao venhas com essas ideias lol... nao podemos gostar todos de maneira igual às coisas que nos impoem e este artigo mostra bem...

Não gosto do windows 8 porque :

Mete cores sobrias em tudo o que se lembraram (feio), as janelas do windows que nos habituamos e o 3d todo do 7 passa a ser em 2d... feio
Forcam -nos a deixar de usar o menu iniciar só porque querem, porque há mais de um ano que teem a internet toda e reviews a falarem disso e que tyem mta gente contra... faz me lembrar a apple que só faz o que lhe apetece...
Esta opção de nao incluir o menu iniciar apesar do descontentamento geral da malta, faz me lembrar em regimes ditaturiais mas pronto... eu quero posso e mando ( felizmente existe aplicacoes como o pokki windows 8 start menu...

basicamente entro no windows 8 clico no metro em ambiente de trabalho e nao penso em lá voltar mais... uso o menu iniciar instalado pelo pokki e é tudo taaooo simples de encontrar... Tasnta gente que ganha milhares de euros e faz estudos nao foi capaz de ver que isto vai ser dos maiores fracassos da historia da microsoft... obrigar um utilizador de teclado rato a trabalhar como se de touch se tratasse... ridiculo

Voces falam como se desliga o pc no windows 8... realmente nunca tinha pensado nisso lol sempre usei o pokki e vou ao menu e shutdown.... deixa la descobrir isso no metro lol deve estar num sitio ridiculo e dificil de encontrar... mas calma eles sao os mestres... eles é que sabem...

O que gosto no windows 8

a leveza do windows em comparado com o 7 ( penso que seja derivado de termos voltado a 1995 e à epoca do 2d tambem ajuda a que esteja tudo mais rapido ), a microsoft lembrou se finalmente que na transferencia de ficheiros do windows deveriamos ter um botao pausa brutal eu ja me tinha lembrado há uns anos atras, nao entendo porque esperaram tanto ?... talvez para nao criarem concorrencia a outras ferramentas... mas mesmo essa explicação nao tem nexo...

Os meninos lembraram-sede uma coisa extraordinaria que é utilizar sempre a função de hibernar no desligar do windows 8 lol... ya a maioria das vezes funciona muito bem e é uma das coisas que adoro a rapidez com que o windows 8 recupera do desligar ... porque o pc fica hibernado e nao desligado mesmo podendo recuperar tudo mais rapidamente.... mas tambem tenho alturas qd o windoes esta a iniciar que fico com o ecra a preto e com o disco rigido copm mto uso ... mesmo coisa que acontecia com o hibernar do windows 7...

basicamente ficava satisfeito se o meu windows 7 tivesse o modo de desligar e ligar do windows 8 e um patch tambem por exemplo para sacar a net framework automaticamente em vez de ir ao centro microsoft.... havia um programa que usava o net framework 4 e eu nao tinha instalado no windows 8, temntei executa lo e o windows detectou isso e sacou da net o net framework... gostei bastante da ideia pena o download ser super lento mas isso pode ser melhorado

para já nao me ocorre mais nada... foi tudo feito de cabeça com o windows 8 instalado ha dois dias
 
Se não fosse por "pequenos pormenores" como a falta de menu Iniciar, até que era capaz de mudar. Assim fico-me pelo Windows 7.

Boa análise.
 
Também fiquei de pé atrás. Acho é que a Microsoft podia disponibilizar aquele client mail para o W7, acho que é a melhor parte do novo W8
 
Como uso multimonitor o start menu nem me chateia muito pois abro-o no monitor secundário.

O que me chateia mais é a pouca qualidade das apps para Metro, estou habituado ao iOS (iPhone e iPad) e tentei arranjar apps para por exemplo ler feeds RSS compatíveis com o Google Reader e só apanhei apps estilo Flipboard mas muito piores, quando só queria uma que me listasse os feeds que tenho assinados e pudesse eu escolher os posts que quero ler.
 
O que mais me incomoda nem é o software. Pelo que tenho lido e visto ao vivo penso que as dificuldades poderão estar no hardware. Em particular no formato dos ecrans para os hybridos Tablet/Portatil.

Os ecrans que tem saido sao estao num formato mais virado para se usar um teclado, rato e estar em modo de dock. Uma das coisas fundamentais num Tablet e que funcione bem na vertical. É FUNDAMENTAL!!!!!!!! Essa foi uma das falhas do Tablet PC e um dos grandes sucessos do iPad! É que se a melhor forma for usar um tablet sempre na vertical a sensação que que se tem é que está mesmo a pedir um teclado!

Pois bem, os modelos que têm saído, inclusivamente o Surface são uma nulidade na vertical. Aliás, o facto da MS produzir hardware com esta deficiência mostra a sua visão de futuro nesta matéria. O que poderá acontecer vir a aprender da forma mais custosa que essa visão não é a melhor. E a melhor, no sentido de mais equilibrada o que nem sempre é a mais futurista ou inovadora, é aquela que tem mais receptividade.

Isto é, onde a porca pode potencialmente torcer o rabo está nos detalhes. A MS nunca foi boa nos detalhes e as pessoas estão fartas de "workarounds" e coisas afins. Querem que a coisa funcione muito bem out-of-the-box.

PS: Já agora, como tem sido usual este lançamento está a ser uma confusão quando comparado com os métodos da concorrência.
 
Última edição:
Grande análise, os meus parabéns!
Este w8 não me convence muito...para tablet até me parece a melhor opção de software actual, mas para desktop e portáteis, esta nova interface revolucionadora não me parece boa alternativa...

Também me vou ficar pelo w7, "Old School" :lol:
 
tenho um pc portatil com o vista, o pc é o HP Pavilion dv5-1110em, será que ficará mais rapido se instalar o windows 8?

O Vista a meu ver é um Sistema Operativo morto para quem instala agora uma máquina. No entanto, ainda vai ter suporte por uns tempos.
Está morto, porque não há razão para instalar o Vista quando existe o 7. É melhor em todos os sentidos.
Dou o exemplo também do ultimo photoshop, que não é suportado oficialmente no Vista, mas penso que é suportado ainda no XP, o que não deixa de ser estranho.

O 7 já era mais leve que o Vista. O 8 acho que é mais leve que o 7.
Se vais instalar um sistema operativo novo, a escolha é entre o 7 e o 8.
 
O Vista a meu ver é um Sistema Operativo morto para quem instala agora uma máquina. No entanto, ainda vai ter suporte por uns tempos.
Está morto, porque não há razão para instalar o Vista quando existe o 7. É melhor em todos os sentidos.
Dou o exemplo também do ultimo photoshop, que não é suportado oficialmente no Vista, mas penso que é suportado ainda no XP, o que não deixa de ser estranho.

O 7 já era mais leve que o Vista. O 8 acho que é mais leve que o 7.
Se vais instalar um sistema operativo novo, a escolha é entre o 7 e o 8.


entao será o 8 visto nao arranjar o 7 em lado nenhum e caso arranja-se seria mais caro que o 8.
 
Back
Topo