Eu uso AFMF desde o primeiro preview driver e já saíram 6 ou 7 updates. O ultimo, já deste mês, está com excelentes resultados, o frame pacing estável, HDR a funcionar, VRR a funcionar a em fast movement os artefactos visíveis são ínfimos . Para mim está uma ótima solução e que aconselho vivamente a que tem uma placa grafica AMD suportada. Joguei recentemente Last Of Us Part I, Uncharted 4 "A Thief's End" e Alan Wake 2 com AFMF On, a 3440x1440 com max settings e foi uma otima experiência. O upscaling (FSR Quality) apenas foi usado no Alan Wake 2, para poder jogar com RT High (com Path Tracing em Low). Uma nota, este ultimo driver dá um boost de performace RT no Alan Wake 2 entre 15 a 35%. A partir de um base de 40fps (na zona de floresta com RT High) oAFMF faz muito bem o seu trabalho, permitindo aumentar a suavidade e transformar a experiência como se de uma base 60fps se tratasse. Uma vez mais recomendo a todos owners de uma Radeon (6000/7000) a testar o último preview driver.
Experimentei o preview driver com o AFMF activo em alguns jogos na minha 6700XT @ 1440p, e sinceramente não consigo usar o AFMF em nenhum deles porque pura e simplesmente não consigo encontrar qualquer vantagem nesta tecnologia, só pontos negativos.
Primeiro, a latencia aumenta bastante. Por mais que digam que +20ms não é "perceptivel", depende de cada pessoa. Para mim é péssimo esta perca de rapidez de movimentos, mesmo em jogos single player. Ter lá um numero de 120FPS e não sentir fluidez nenhuma adicional e parecer que está a 60FPS é inutil na minha opinião. Ou ter os 60-70FPS que tenho agora ou ter 110-120FPS é pior por causa da latencia e não se ganha absolutamente nada.
Segundo, são acrescentados artefactos de movimento em todos os jogos que experimentei, o que piora a imagem.
Terceiro, alguns jogos até ficam melhor se ativarmos o Vsync, o que é totalmente um retrocesso na tecnologia, uma vez que o Freesync veio substituir com inumeros beneficios, e agora temos de andar para trás?
Quarto, em jogos em que realmente seria util ter mais frames (onde temos de origem menos de 60FPS), não podemos usar o AFMF pois até a propria AMD não o recomenda fazer.
Eu agora pergunto, que vantagem tem esta tecnologia mesmo? não encontrei nenhuma...
Eventualmente, puxando mesmo pela AMD, o unico ponto positivo que encontrei em dois jogos apenas, foi que ao ativar o AFMF parece que o load/bottleneck do CPU fica mais aliviado, notei nesses dois jogos (The last of Us e Cyberpunk 2077) que a grafica estava mais tempo nos 98-99% load, em que sem o AFMF havia mais situações em que o load descia para os 85-90% load, mas também não acrescentava mais fluidez portanto... sem grande vantagem.