Painéis Fotovoltaicos

Não, offgrid é estares desligado da rede. Aqui estão ligados à rede, e a bateria serve para armazenar energia solar (custa 0€) para usar nas horas sem sol (noite), em vez de comprar essa energia da rede, que custa bem mais que 0€.
 
Quem tem carro elétrico pode até dispensar estas baterias se usar o esquema "vehicle to grid".
Não, offgrid é estares desligado da rede. Aqui estão ligados à rede, e a bateria serve para armazenar energia solar (custa 0€) para usar nas horas sem sol (noite), em vez de comprar essa energia da rede, que custa bem mais que 0€.
Quando produz em excesso e injeta na rede, não vendes a energia? e me lembro que até vendia mais caro do que comprava. Ou mudou algo nas leis, etc?

É que s baterias ainda devem ser muito caras, até dar o breakeven pode demorar muito (e se lá chegar se avariar antes da vida útil, etc).

Claro que continuo achando essencial ter alguma capacidade de bateria para enfrentar blackouts, mas nesta idéia não era preciso nada "para segurar a casa toda por horas" (e ainda poderia deixar de fora load não crítico, ou seja, só ligava parte da iluminação, eletrónicos sensíveis e frigoríficos por exemplo).

No Brasil injetas na rede o excesso e consome depois em forma de "crédito", no caso não dá para ganhar dinheiro, já que só ganha crédito para consumir mais tarde ou até mesmo outro lugar. O meu primo por exemplo tem instalação solar na casa "de campo" e consome no apartamento.

E aqui é tão caro baterias que para emergencia mais vale um gerador.
 
Última edição:
Não, agora o excesso de produção que é injetado na rede é vendido a uma preço inferior àquele que é comprado.

No Brasil então é bastante porreiro. Basicamente oferecem uma "bateria" com capacidade ilimitada para quem tem FV em casa 😁 nesse caso basta investirem em painéis.
 
Mas ai é estar "offgrid", ongrid teoricamente não precisa de armazenar que injeta na rede, daí minha curiosidade.
Caro, para quem tem baterias e sistemas inversores inteligentes ou programáveis, a ordem do destino da produção dos paineis, deverá ser primeiro consumo da casa, segundo armazenamento, terceiro injectar na rede.
Ou seja se estiveres a produzir mais que o consumo, o excedente vai para a bateria, se e quando esta tiver cheio, o excedente é então injectado na rede. Há inversores com sistemas destes preprogramados e outros totalmente programaveis.
 
Não, agora o excesso de produção que é injetado na rede é vendido a uma preço inferior àquele que é comprado.

No Brasil então é bastante porreiro. Basicamente oferecem uma "bateria" com capacidade ilimitada para quem tem FV em casa 😁 nesse caso basta investirem em painéis.
Pois, mas não vale a pena investir em mais capacidade que gastas.

E nunca zera a conta de energia, sempre paga qualquer coisa, taxas e afins.
 
Quem tem carro elétrico pode até dispensar estas baterias se usar o esquema "vehicle to grid".

Quando produz em excesso e injeta na rede, não vendes a energia? e me lembro que até vendia mais caro do que comprava. Ou mudou algo nas leis, etc?

É que s baterias ainda devem ser muito caras, até dar o breakeven pode demorar muito (e se lá chegar se avariar antes da vida útil, etc).

Claro que continuo achando essencial ter alguma capacidade de bateria para enfrentar blackouts, mas nesta idéia não era preciso nada "para segurar a casa toda por horas" (e ainda poderia deixar de fora load não crítico, ou seja, só ligava parte da iluminação, eletrónicos sensíveis e frigoríficos por exemplo).

No Brasil injetas na rede o excesso e consome depois em forma de "crédito", no caso não dá para ganhar dinheiro, já que só ganha crédito para consumir mais tarde ou até mesmo outro lugar. O meu primo por exemplo tem instalação solar na casa "de campo" e consome no apartamento.

E aqui é tão caro baterias que para emergencia mais vale um gerador.
Em Portugal não há praticamente valor nenhum em gastar dinheiro para blackouts. É como ter dois carros só para o caso dum avariar.

Esse sistema no Brasil na realidade também paga, quando podes gastar mais tarde, estão-te a oferecer dinheiro. Consumir noutro lugar é mesmo de quem tem o sistema muito à larga, provavelmente porque há pouca geração distribuída. Isso não faz sentido nenhum em termos técnicos. É borla pura e simples, no fundo um subsídio de pobre para ricos.
 
Pois, mas não vale a pena investir em mais capacidade que gastas.

E nunca zera a conta de energia, sempre paga qualquer coisa, taxas e afins.
Há muitos Países com filosofias diferentes de Portugal!!! Aliás neste País só há "idiotas" com grandes ideias, como os que legislaram e alteraram a interpretação da lei sobre os painéis em PT. Aliás agora destroem terrenos agrícolas e florestais para colocar painéis... E a mesma filosofia de criar o habito e vicio para depois colocar taxas sobre o sistema!!!! Vejam o que estão a fazer com o multibanco. Criaram o vicio ao cliente, despediram empregados e agora cobram até taxas de uso do cartão...ou pelo seu não uso!!!
 
Em Portugal não há praticamente valor nenhum em gastar dinheiro para blackouts. É como ter dois carros só para o caso dum avariar.
É verdade, em Lisboa a energia é rock solid... Basta no maximo umas UPS básicas e.... olhe lá.
Mas eu quando morei fora de Lisboa era muito ruim, me lembro em Santa Cruz (Torres Vedras), o microondas não aquecia à noite por underfrequencia :facepalm: E na Ericeira tinha pelo menos 1 blackout ou brownout mensal.

Bom ter dois carros é um gasto beemm maior do que ter baterias :D
Mas lá está, quem optou por baterias para não "comprar" energia acaba por indiretamente ter proteção contra blackouts.

No máximo ter aqueles "mega power banks", se bem que é bem caro. É algo bem comum de vender no EUA, já que lá sofrem mais com tornados, furacões, etc.

Esse sistema no Brasil na realidade também paga, quando podes gastar mais tarde, estão-te a oferecer dinheiro. Consumir noutro lugar é mesmo de quem tem o sistema muito à larga, provavelmente porque há pouca geração distribuída. Isso não faz sentido nenhum em termos técnicos. É borla pura e simples, no fundo um subsídio de pobre para ricos.

O meu primo tem 6 ar condicionados no apartamento e gasta mesmo muita energia, inclusive me disse que vai ter que ampliar a capacidade. alem do consumo do apartamento dele e da própria casa onde tem os paineis solares, tem o apartamento da mãe no nome dele tb.

Ahh e ele ainda instalou aquecimento de água solar térmico, mas não sei se não era melhor ser tudo solar e usar chuveiro eletrico na mesma, porque o tempo que a agua quente demora a chegar pqp...

Desde que todas as residencias estejam no mesmo nome, ele pode gerar energia em local diferente de onde gasta.

Só não entendi porque em termos técnicos é ruim? Se tu moras num apartamento, mas tem uma outra propriedade no campo/praia com espaço para por paineis solares é excelente. Boa parte do tempo a casa tem consumo baixo, tá a injetar na rede e "gastando" em outro lugar.

Há muitos Países com filosofias diferentes de Portugal!!! Aliás neste País só há "idiotas" com grandes ideias, como os que legislaram e alteraram a interpretação da lei sobre os painéis em PT. Aliás agora destroem terrenos agrícolas e florestais para colocar painéis... E a mesma filosofia de criar o habito e vicio para depois colocar taxas sobre o sistema!!!! Vejam o que estão a fazer com o multibanco. Criaram o vicio ao cliente, despediram empregados e agora cobram até taxas de uso do cartão...ou pelo seu não uso!!!
Deixa lá que aqui começaram a taxar a geração de energia solar depois que começou a vender e popularizar em força.

É algo que deveria ter um incentivo monstro, tal como eólica e o ciclismo.
 
Última edição:
É verdade, em Lisboa a energia é rock solid... Basta no maximo umas UPS básicas e.... olhe lá.
Mas eu quando morei fora de Lisboa era muito ruim, me lembro em Santa Cruz (Torres Vedras), o microondas não aquecia à noite por underfrequencia :facepalm: E na Ericeira tinha pelo menos 1 blackout ou brownout mensal.

Bom ter dois carros é um gasto beemm maior do que ter baterias :D
Mas lá está, quem optou por baterias para não "comprar" energia acaba por indiretamente ter proteção contra blackouts.

No máximo ter aqueles "mega power banks", se bem que é bem caro. É algo bem comum de vender no EUA, já que lá sofrem mais com tornados, furacões, etc.



O meu primo tem 6 ar condicionados no apartamento e gasta mesmo muita energia, inclusive me disse que vai ter que ampliar a capacidade. alem do consumo do apartamento dele e da própria casa onde tem os paineis solares, tem o apartamento da mãe no nome dele tb.

Ahh e ele ainda instalou aquecimento de água solar térmico, mas não sei se não era melhor ser tudo solar e usar chuveiro eletrico na mesma, porque o tempo que a agua quente demora a chegar pqp...

Desde que todas as residencias estejam no mesmo nome, ele pode gerar energia em local diferente de onde gasta.

Só não entendi porque em termos técnicos é ruim? Se tu moras num apartamento, mas tem uma outra propriedade no campo/praia com espaço para por paineis solares é excelente. Boa parte do tempo a casa tem consumo baixo, tá a injetar na rede e "gastando" em outro lugar.


Deixa lá que aqui começaram a taxar a geração de energia solar depois que começou a vender e popularizar em força.

É algo que deveria ter um incentivo monstro, tal como eólica e o ciclismo.
Provavelmente seria tensão demasiado baixa, a frequência é igual para toda a rede, daqui até Kharkiv. E oscila mesmo muito pouco (uns 0,02 Hz para cima ou para baixo). A tensão demasiado baixa será uma questão do PT da zona (ao nível da rua mesmo), não é bem o mesmo que continuidade de serviço.

Aquecer água com electricidade não é espectacular, a não ser que seja com bomba de calor (mas estas ainda são particularmente caras). Aí é melhor solar térmico (que também terá um apoio eléctrico). Se demora a ficar quente é porque o reservatório é pequeno para as necessidades.

Em termos técnicos é um bocado absurdo porque não é nada indiferente onde está a geração e o consumo para os impactos na rede. Para o utilizador claro que é excelente (quem não gosta de borlas?) mas ou têm a rede extremamente folgada (o que não é eficiente) ou então estás a criar um subsídio cruzado entre clientes. Um subsídio no tempo já é disfuncional (gerares de manha e "consumir" à noite) mas aí ainda é pior, é no espaço e no tempo.

A ideia não é taxar ninguém, é usar as coisas para o que são, ser remunerado a preços de mercado, nem para um lado, nem para o outro. A fotovoltaica é perfeitamente competitiva por si só, quando tens uma tecnologia madura, estar a subsidiar é tirar dinheiro às pessoas que não podem ter (por localização ou por fragilidade económica) para as que têm possibilidade de investir.
 
É foi isso mesmo, baixa vontagem, me lembro que a UPS ficava toda hora entrando em bateria nesta hora... Mas tem muitos anos isso.

O reservatório é grande, se calhar o problema que ficou bem longe e ai até a agua viajar pelos tubos...
 
Parece-me que deixou de fazer sentido vender o excedente pelo menos no meu caso.
Fevereiro: 36,89 kWh - 0,77€
Março - 36,28 kWh - 0,19€
Abril - 178,23 kWh - 0,24€

Os preços de compra foi sempre a cair. 0,02, 0,005 e 0,001. Por outro lado também podem ver que se tive excedente foi porque primeiro carregou a bateria. Não só carregou na totalidade, mas também fui gastando durante o dia e carregou até 100%. Não sei se me fiz entender.

Em Maio ainda não preciso de ar condicionado. Vou ter mais excedente mas no verão é quando posso ter o conforto sem consumo.
Vejam o vosso perfil e se a informação é útil perfeito.
 
Parece-me que deixou de fazer sentido vender o excedente pelo menos no meu caso.
Fevereiro: 36,89 kWh - 0,77€
Março - 36,28 kWh - 0,19€
Abril - 178,23 kWh - 0,24€

Os preços de compra foi sempre a cair. 0,02, 0,005 e 0,001. Por outro lado também podem ver que se tive excedente foi porque primeiro carregou a bateria. Não só carregou na totalidade, mas também fui gastando durante o dia e carregou até 100%. Não sei se me fiz entender.

Em Maio ainda não preciso de ar condicionado. Vou ter mais excedente mas no verão é quando posso ter o conforto sem consumo.
Vejam o vosso perfil e se a informação é útil perfeito.
Já viste o preço a que a Meo compra?
 
Parece-me que deixou de fazer sentido vender o excedente pelo menos no meu caso.
Fevereiro: 36,89 kWh - 0,77€
Março - 36,28 kWh - 0,19€
Abril - 178,23 kWh - 0,24€

Os preços de compra foi sempre a cair. 0,02, 0,005 e 0,001. Por outro lado também podem ver que se tive excedente foi porque primeiro carregou a bateria. Não só carregou na totalidade, mas também fui gastando durante o dia e carregou até 100%. Não sei se me fiz entender.

Em Maio ainda não preciso de ar condicionado. Vou ter mais excedente mas no verão é quando posso ter o conforto sem consumo.
Vejam o vosso perfil e se a informação é útil perfeito.
Quando toda a gente anda contente na thread dos preços da electricidade com preços a roçar o zero e algumas horas até negativas este é o contraponto.
Mas ânimo, os preços vão começar a subir.
 
Já viste o preço a que a Meo compra?
Não. Não tenho visto nada sobre o assunto.

Quando toda a gente anda contente na thread dos preços da electricidade com preços a roçar o zero e algumas horas até negativas este é o contraponto.
Mas ânimo, os preços vão começar a subir.
Claro. Eu não estou nada desanimado. Isto é um extra. Eu não me importo de contribuir com o excedente a zero. Nunca contei com a venda nas minhas contas.
 
Não. Não tenho visto nada sobre o assunto.


Claro. Eu não estou nada desanimado. Isto é um extra. Eu não me importo de contribuir com o excedente a zero. Nunca contei com a venda nas minhas contas.
Nem compensa a preocupação e trabalho só de ter de preencher um anexo para declarar o IRS. Estou com paineis e baterias há cerca de 1 ano, e tenho alguns excedentes nos bons dias, como foi o caso de hoje (24/05/24), mas sempre achei que o que ia receber não compensava o trabalho e riscos de me registar nas finanças com a abertura de atividade. Pelos vistos não estou a pensar muito mal...
 
Pois, mas não vale a pena investir em mais capacidade que gastas.

E nunca zera a conta de energia, sempre paga qualquer coisa, taxas e afins.
Vale a pena teres mais capacidade do que usas por causa das "franjas" do dia, dias nublados e picos de consumo, a produção varia muito consoante a hora do dia, estado do céu e até da temperatura.
A minha casa tem um consumo em "idle" entre os 200 e 400W, se estiver a trabalhar em casa. (frigorifico, NAS, routers, switches, smart speakers, smart screens, stand-by's de vários aparelhos, etc.)
A minha instalação começou por ter apenas 500W teóricos de produção, porque me baseei no "idle" e nessa configuração apenas tinha a casa a não puxar da rede (consumo 0) entre as 11:30 e as 13:00 num dia de sol não muito quente e em dias nublados nunca tinha consumo 0, e bastava ligar o micro-ondas ou fazer uma tosta que lá se ia o consumo 0.
Agora com 2kW teóricos consigo ter a casa com consumo 0 entre as 8:00 e as 18:30, e mesmo em dias nublados consigo ter consumo 0 por umas horas.

Ou seja, convém teres mais capacidade do que a energia que utilizas normalmente. Por exemplo neste momento 19:07 estou a produzir apenas 180W e está a baixar a cada minuto, já estou a puxar 230 watts da rede.
(valores exemplificativos que variam consoante a altura do ano, usei os valores aproximados para esta altura do ano)

Neste momento aproveito e faço máquinas de roupa e loiça em dias de sol, seco a roupa na máquina de secar também de dia, e em dias sem máquinas uso o excesso para aquecer a água à temperatura máxima que conseguir (não tenho bomba de calor), até porque mesmo que me faça puxar alguma energia da rede, fica sempre mais barato do que aquecer no bi-horário (de noite).
 
Não. Não tenho visto nada sobre o assunto.


Claro. Eu não estou nada desanimado. Isto é um extra. Eu não me importo de contribuir com o excedente a zero. Nunca contei com a venda nas minhas contas.
Não só estás a contribuir a zero mas também para que seja zero.
:beerchug:
 
Correto. Na altura paguei mais 750€. Quem compra baterias da solax por exemplo aí sim, os preços são muito altos. Não com a solução que tenho. Por isso planeiem muito bem tudo.

Tive a googlar as tuas baterias, mesmo sendo muito leigo nestas andanças, essas não são muito pequenas para te aguentarem tanto tempo? È que olhar para elas e a sua capacidade diria que isso não te deve aguentar 1h de AC.
 
Back
Topo