Fora da garantia? Parece que a toda a gente no reedit, Mac rumors, e aqui no fórum a mim e ao nabais deram a mesma reposta mas ainda bem que aparentemente há excepções, se tiver sido fora do período da garantia claro.
Sim. Fora da garantia. Num Apple agente autorizado em PT, *****/PC Clinic: iPhone, iPad e Macbook. Também fazem
Apple Watch e
AirPods tanto quanto me informaram na altura.
Como podes ver no site da Apple até apontam para um orçamento.
Se as Apple Store's fazem ou não, não sei. Cá não há dessas coisas.
Mas a info existente indica com clareza que as Apple Stores também fazem esse trabalho mesmo fora da garantia:
https://discussions.apple.com/thread/254806772?sortBy=best
https://www.apple.com/batteries/service-and-recycling/
No entanto pode ser que a política nas Apple Stores seja o de apenas aceitar o serviço se a bateria estiver igual ou abaixo dos 80%. Não sei em que circunstâncias recusaram nesses cenários que referes.
Excepção me parece ser o não aceitarem. Coisa que pode acontecer se o dispositivo também tiver outros problemas identificados pela máquina de diagnóstico.
EDIT: Lembrei-me agora agora de que me aconteceu com a troca da bateria do iPhone X.
Fui a um centro autorizado em Lisboa e recusou-se a trocar a bateria do iPhone X uma vez que a porta de carregamento não estava a funcionar. Precisava da porta para fazer verificações etc. Disse-lhe então para substituir a porta e a bateria. Disse-me que não subsistiam portas. Reclamei por escrito pelo fato de a Apple não arranjar a porta e dos side-effects que isso teve ... uma prática repreensível e danosa para a minha propriedade.
Entretanto como disse, já no Algarve, passo em frente a uma loja de reparações e coisas mais, e pergunto se conseguiam arranjar a porta. O tipo lá foi á BD com o modelo e disse que sim, e que por sorte tinham lá o material para o efeito. Ok, passado 30 minutos tinha a porta trocada. Depois, já em Lisboa fui ao mesmo centro autorizado e trocaram a bateria.
Como diria o falecido Herman Sairaiva ... "E esta hein?".
Aprecio a convicção com que o defendes neste preciso momento, espero que no futuro mantenhas a mesma opinião
Espero ter ajudado.
As pessoas devem sempre reclamar perante uma prática de terceiros que afeta ou desvaloriza a sua propriedade. E não apenas se a prática é ou não ilegal. O cidadão comum não é Juiz nem advogado. Infelizmente há por aí muitos malandros que só lá vão com o decreto lei, também já usei noutros contextos, mas não é condição necessária para reclamar, pois nesse caso não seria necessário. E reclamei também para a EU. Obviamente tal fica sempre ao critério da pessoa se vale a pena ou não.
Foi graças a estas reclamações e milhares de outras que surgem agora leis para eliminar novas práticas predatórias no mercado da EU. Não existiam antes porque havia uma prática com algum bom senso ... deixando de haver ... é necessário então legislar. Sim, há uma série de práticas que a Apple está a tentar introduzir no main stream, tornando-as normais e justiçáveis e que efetivamente são danosas para o proprietário do dispositivo como para o meio ambiente.
Não é por acaso que há vários anos tem reforçado a ideia no seu Marketing que usa materiais recicláveis ... não dizem é que está misturado com coisas que não o são. Deixas lá o teu telemóvel trocando por outro e mais meio milhar de euros, arranjam-no por meia dúzia de euros e depois vendem-no a outro por mais meio de milhar de euros ... um negócio de milhares de milhões de euros ... tudo porque não trocam a porta ou isto ou aquilo feito propositadamente ... etc etc etc. É assim que efetivamente reciclam. Entretanto a tua carteira vai ficando mais Slim By Design & Policy ... Not due to technology ... olha como o
iPad Pro, mas não por razões de ergonomia.
A teoria do "voto com carteira" é uma divagação ainda maior. Mas isso fica para outra conversa. Mas cuidado, a ideia que face a uma prática danosa a única solução é procurar outro fornecedor ... vais chegar uma altura que não tens fornecedor para ir pois faz a mesma coi$a ... a tua carteira para o efeito fica a a valer menos que 0. É que as práticas traçam uma cultura, um hábito e jurisprudência no status quo ... e há por aí uma retórica que me parece uma tentativa de se implementar uma Síndrome de Estocolmo á escala planetária nas relações entre a população e qualquer uma das Big Tech.
Diga-se passagem são uma simpatia ... mas é assim que se faz a coisa ... não é com porrada que verdadeiramente se conquista a mente do outro. É brilhante! Mas lá está, quando contrariado, a sua verdadeira natureza fica a descoberto e torna-se bastante feroz. Como se tem observado.
Só que o urso é maior desta vez. Vamos ver.
Abraço.