Problema Reparação lente (Canon 18-55 IS STM)

leatavsan

Power Member
Boas,

Como o título indica tenho a referida lente que precisa de reparação.
Quando a tento usar muitas das vezes aparece "Erro 01". Penso que à partida seja o flat cable.
As outras lentes que tenho (50mm 1.8 STM e 55-250 IS STM) funcionam normalmente na mesma máquina.

Alguém sabe se enviar para reparação compensa no caso desta lente? Se sim, onde é que posso mandar arranjar? Na minha zona só conheço uma loja (estúdio PT) mas só para orçamentar a reparação levam 25€

Desde já obrigado pela atenção!
 
O que vais gastar nao vale a pena.
Se quiseres uma igual, compra usada no olx.
Se quiseres algo equivalente mas melhor, procura por uma sigma 17-50 ou uma canon 17-55, ambas f/2.8.
 
Sabe me dizer para que valores poderia ir? Só para ter uma ideia

Já tinha ideia que não iria compensar mandar arranjar...
O que pensei em fazer é encomendar o flat cable do ebay e depois tentar trocar eu, pois tenho à vontade para me aventurar nisso. Sei que é um pouco arriscado, mas avariada já está, pior também não deverá ficar...
 
De facto por esse preço já se compra uma lente em segunda mão.

A sigma 17-50 2.8 poderia ser uma boa alternativa a troco dr mais algum dinheiro. Já a 17-55 da Canon tem um preço demasiado elevado para mim, por isso fica fora de questão
 
18-55 da canon avariam que é uma coisa doida. Eu reparei a minha na altura mandei vir a fita e passado 2 anos estragou novamente a fita.
Recomendo a ter um jogo de chaves com chaves de estrelas finas e muita calma. Pois a lente no interior tem bastantes coisas pequenas e frageis. Ve primeiro uns videos antes de aventuras-te.
 
Ok o @TheMadyor gastou cento e tal euros mas foi na 17-55 f/2.8

Nas 18-55 de kit há (ou havia) quem faça isso a 35€, até costumas ter no Olx pessoal a anunciar que faz a reparação. É uma avaria comum, decorrente do desgaste.
 
Eu na minha zona (Aveiro) só conheço a loja que referi no primeiro post. Eles não fazem a reparação, mas enviam para a Canon para dar orçamento e então depois reparar - os 25€ que pedem para orçamento são descontados caso aceite o valor dado para a reparação.

Fico na dúvida e envie para lá a lente ou não.

@TheMadyor um pormenor que só vi agora no teu tópico foi que no caso da tua lente também trocaram o diafragma, não foi? Se calhar se for só o flat cable até vale a pena. O problema me só é se houver mais alguma coisa que seja necessário trocar
 
Na Canon esquece.
Para começar, a objectiva lá não é avaliada em 80 nem 120€, mas sim em 250 ou 300€, que é o seu PVPR em venda isolada.
Por isso facilmente te orçamentam isso com três dígitos.

Mas se quiseres mandar para a marca, não precisas da loja para nada. Envias por correio para a Photostation, com os formulários de reparação que tens no site deles, e eles depois contactam-te. É só enviar com os documentos, à vontadinha, não requer aviso prévio (já reparei lá a minha 70-200).
 
Andei por estes dias a ver na net se encontrava uma 18-55 próxima de mim que alguém estivesse a vender e acabei por encontrar uma Canon 17-55 2.8 que uma pessoa está a vender que tem o mesmo erro 01 que a minha, sendo que por vezes dá para tirar fotos segundo o que a pessoa me disse.

Estava a ponderar comprar essa lente e mandar arranjá-la. A pessoa quer por ela 120€ mas parece me que seja negociável. Pelo que vi nas fotos a lente está em muito bom estado exterior e não tem qualquer risco.

Consideram que possa ser um bom negócio? Sei que depois o valor do arranjo pode ser mais 100/150€, mas mesmo assim não parece que seja um mau preço a pagar pela lente que é...
 
Opah isso é aquela situação complicada…

Se houver a certeza de qual é a avaria é uma coisa (por ex, se a pessoa tiver enviado para diagnóstico), mas sem saber é sempre um risco. E se afinal o problema fosse outro?
 
Sim, eu sei que no fundo é uma lotaria. A pessoa disse que não mandou arranjar pq acabou por passar para full frame. Se é verdade, não consigo saber, no entanto a pessoa também tem uma 55-250 IS STM para venda...
 
Atualização

Acabei por comprar a lente hoje.

Esteticamente está num estado literalmente irrepreeensível. Agora mecanicamente, nuns testes assim mais rápidos que já fiz (alguns deles junto do vendedor) a lente basicamente funciona corretamente nas várias distâncias focais quando a abertura se encontra a 2.8. Se mexer na abertura, aí já começa a dar erro01. Parece-me que poderá ser um problema no diafragma.
 
Back
Topo