Nova aplicação do Large Hardon Colider Test4Theory@Home

Actino

Portugal@Home Member
The Large Hadron Collider team will be tapping into the collective computing power of the public to help it simulate particle physics experiments. Among other pursuits, the effort could help uncover the Higgs boson.
The effort, dubbed LHC@home 2.0, is a vastly updated version of a 2004 effort to enlist the public's computers to simulate beams of protons.
Advances in home computers now allow simulations of the enormously more complex particle collisions themselves.
The LHC facility is the world's most powerful "atom smasher", occupying an underground, 27km ring beneath the Swiss-French border.
"Volunteers can now actively help physicists in the search for new fundamental particles that will provide insights into the origin of our Universe, by contributing spare computing power from their personal computers and laptops," read a statement from Cern, the European Organization for Nuclear Research which runs the LHC. BBC

Mais informações em link
 
Parei por uns tempos a minha actividade no Folding@home para me juntar a este projecto durante uns tempos, por achar bastante interessante.

Na verdade, tem alguns pontos que nunca tinha visto serem aplicados neste tipo de projectos, se calhar por desconhecimento.

A work unit é uma máquina virtual de Virtualbox. É necessário ter o Virtualbox instalado.
O download não é muito grande e a máquina virtual até consome pouca ram e pouco disco.
A máquina virtual é Scientific Linux, uma distribuição compatível com Red Hat, mantida pelo próprio CERN.
Não é preciso configurar nada na máquina virtual. Ela inicia com tudo configurado e começa a efectuar cálculos.
Por ser uma máquina virtual, só usa o CPU e não o GPU.
Uma pequena dica, ALT+F2 vêm o que ele está a fazer e ALT+F5 mostra o "top" com os processos que estão a ser executados.
 
realmente não é habitual um projecto correr com uma máquina virtual.
As wus parecem-me é muito grandes. 125h? achei um exagero
 
realmente não é habitual um projecto correr com uma máquina virtual.
As wus parecem-me é muito grandes. 125h? achei um exagero

Acho que ele calcula mal o tempo restante. Num core 2 Duo 2.0 Ghz, só com um core para este projecto, a primeira Work Unit demorou menos de 48 horas, apesar de no ínicio aparecer que faltavam 150 horas.
 
Última edição:
Um maquina virtual dentro do boinc? cena marada :D

Tenho estado afastado do boinc. No verão isso desliga-se...

Pensei o mesmo no início, mas como já tenho o Virtualbox instalado, resolvi experimentar.

Ele lança o processo do Virtualbox com um nice de 19, em Linux, o que faz com que nem repare que tenho uma VM a correr em background.

Nas verdade, acho uma ideia bem interessante, porque uma VM não deixa de ser uma máquina.
Neste caso só é usado em computação, mas estou a imaginar vários cenários onde talvez seja possível partilhar outros recursos, como storage, bandwidth, etc.

O problema é que para usar um Gpu ou outro dispositivo físico, é preciso suporte passthrought e sem ser placas de rede, storage e alguns processadores que suportam VT-d, ainda são raros os dispositivos usados desta maneira.
O problema nem é o suporte. Grande parte dos produtos de virtualização já suportam isto, até mesmo na última versão do Virtualbox para Linux.

O outro problema é que uma VM tem sempre um overhead, por mais pequeno que seja. Uma das coisas que reparei é que as VMs neste projecto nem as tools do Virtualbox se encontram instaladas, o que é estranho.
Como é só para usar o cpu, talvez não faça grande diferença, mas mesma assim, seria uma boa prática.
 
Ya, também achei este projecto interesante e por isso estou a executá-lo. No site diz para ter 9GB de disco mas para mim pelo que vi so ocupa 1.5GB no maximo mas pelo que sei, existem WU que podem chegar perto dos 9GB. A ideia da virtual machine é bem pensada, existem vários projectos que só correm em certos sistemas operativos, e na maioria das vezes têm que lançar versões diferentes para cada sistema operativo. Com a VM isso deixa de ser assim uma vez que se instala o SO que eles acham adequado, neste caso um linux scientifico do cern, pelo que sei. Gostava era de ver a Portugal@home neste projecto. Já me juntei a equipa em outro projectos como SETI@Home e World Comunity Grid.
 
Back
Topo