MEO tentativa de burla departamento comercial

mike3645

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Boas, Reencaminho a situação que sucedeu abaixo, parte da reclamação que apresentamos. Isto já sucedeu a mais alguém? Existe mais algo que possamos fazer sem ser apresentar reclamação ?

Boa tarde,



Estou a contactar pois acredito ter sido burlada por um dos serviços de telemarketing da MEO. Passo a explicar a minha situação.

Fiz o meu contrato com a MEO no passado dia 1 de Fevereiro, tendo sido o serviço instalado no passado dia 6 de Fevereiro.

Há uns dias recebi uma chamada de um senhor que se identificou como sendo do departamento de faturação da MEO, que me indicou que, apesar de ter feito o meu contrato há apenas uns dias, já em 2024, o mesmo iria sofrer o aumento devido à inflação, e que para colmatar o impacto desse aumento, a MEO estava a oferecer a possibilidade de ter um novo pacote, apenas 50 centimos acima do que estou a pagar, com mais serviços (que eu não uso nem tenho intenções ou necessidade de usar).

Eu pedi para me enviarem essas informações por escrito, pois não tinha nada que me garantisse que ia de facto receber esse aumento e não me parecia legítimo ser aumentada no próprio ano em que fiz o contrato. O senhor respondeu que não me poderia enviar nada antes de eu aceitar a proposta, e que iria ser contactada mais tarde por alguém do departamento comercial para fazerem esta alteração.

Entretanto ligaram-me múltiplas vezes, sempre com o mesmo discurso, que entretanto evoluiu para "não sabemos para quanto vai ser aumentada, mas com este novo pacote tem a garantia de que não é aumentada durante os dois anos de contrato, mesmo com os aumentos da inflação".

Hoje voltaram a ligar-nos e, uma vez que esta garantia de não haver aumentos durante dois anos por apenas mais 50 centimos na fatura era vantajosa, pedimos para nos garantirem em gravação da chamada todas as condições. Garantiram-nos então que:
  • O valor da fatura seria fixado nos 30,49€ durante os dois próximos anos;
  • Que nos iriam enviar o contrato por email para aceitarmos as condições
  • Que teríamos direito à livre resolução do contrato até virem fazer a instalação da box de televisão (que não temos nem queremos ter)
Aceitámos mediante essas condições, informando que iríamos cancelar este novo contrato caso se verificasse que as condições não estavam contempladas no novo contrato, em chamada gravada.

Quando recebemos o contrato verificámos que, sem surpresa, as condições que nos tinham sido prometidas não eram reais, e na verdade o contrato indicava que seríamos aumentados na mesma a cada ano.

Contactei o numero do apoio ao cliente da MEO, e falei aí sim com um senhor da faturação, que me pediu desculpa pelo sucedido e informou que realmente o meu contrato não iria sofrer aumentos este ano, apenas em 2025. Este senhor foi impecável, e passou a chamada para uma colega do departamento comercial para eu poder exercer o meu direito de livre resolução de contrato.

No entanto, confrontada com esta situação, a colega tentou mais uma vez vender-me o pacote M3, insistindo numa alteração contratual que foi feita com base em mentiras. Após deixar bem claro para a colega que quero exercer o meu direito à livre resolução, a mesma indicou-me que não poderia fazê-lo, que já temos o pacote alterado (apesar de eu nunca ter aceite as condições contratuais nem pelo email, nem pelo link, nem pela SMS), e que irei receber uma chamada do departamento comercial que trata de serviços exclusivamente de internet na segunda feira ou terça feira para verem o que podem fazer por mim.

Perguntei se não seria possível passar a chamada ou dar-me o contacto certo, uma vez que, obviamente, a partir de agora não tenho como confiar que me estão a ligar realmente da MEO, ou de um dos call centers de telemarketing da MEO que engana os clientes, mas a colega indicou que não seria mesmo possível e que esta seria a única forma.

Irei proceder à reclamação via livro de reclamações online, mas gostava que me esclarecessem algumas questões:

  • Como é que o pacote foi ativado se eu não aceitei as condições contratuais pela SMS nem pelo email?
  • Para que serve esta aceitação das condições se o pacote é logo ativado?
  • Como é que exerço o meu direito de livre resolução de contrato se não é possível fazê-lo pelo apoio ao cliente?
  • Como é que eu garanto que me estão a ligar realmente da MEO e não de uma empresa que burla os clientes da MEO?
A instalação da box está marcada para terça feira, mas reagendei a mesma para dia 29 de Fevereiro de modo a dar tempo de nos contactarem da MEO, mas gostava de ter o apoio da ANACOM pois parece que, mesmo a lei estando do meu lado, pela inatividade da MEO isso não interessa para nada.
 
Como é que o pacote foi ativado se eu não aceitei as condições contratuais pela SMS nem pelo email?

Isso já me aconteceu, diria que se agarram à gravação da chamada para justificar o avanço do processo. No meu anterior contrato (entretanto já substituído pelo atual) nunca enviei nenhum email nem SMS e ele ficou ativo os dois anos, como previsto.

Se é efectivamente legal... isso já são outros quinhentos.
 
Boas, Reencaminho a situação que sucedeu abaixo, parte da reclamação que apresentamos. Isto já sucedeu a mais alguém? Existe mais algo que possamos fazer sem ser apresentar reclamação ?

Boa tarde,



Estou a contactar pois acredito ter sido burlada por um dos serviços de telemarketing da MEO. Passo a explicar a minha situação.

Fiz o meu contrato com a MEO no passado dia 1 de Fevereiro, tendo sido o serviço instalado no passado dia 6 de Fevereiro.

Há uns dias recebi uma chamada de um senhor que se identificou como sendo do departamento de faturação da MEO, que me indicou que, apesar de ter feito o meu contrato há apenas uns dias, já em 2024, o mesmo iria sofrer o aumento devido à inflação, e que para colmatar o impacto desse aumento, a MEO estava a oferecer a possibilidade de ter um novo pacote, apenas 50 centimos acima do que estou a pagar, com mais serviços (que eu não uso nem tenho intenções ou necessidade de usar).

Eu pedi para me enviarem essas informações por escrito, pois não tinha nada que me garantisse que ia de facto receber esse aumento e não me parecia legítimo ser aumentada no próprio ano em que fiz o contrato. O senhor respondeu que não me poderia enviar nada antes de eu aceitar a proposta, e que iria ser contactada mais tarde por alguém do departamento comercial para fazerem esta alteração.

Entretanto ligaram-me múltiplas vezes, sempre com o mesmo discurso, que entretanto evoluiu para "não sabemos para quanto vai ser aumentada, mas com este novo pacote tem a garantia de que não é aumentada durante os dois anos de contrato, mesmo com os aumentos da inflação".

Hoje voltaram a ligar-nos e, uma vez que esta garantia de não haver aumentos durante dois anos por apenas mais 50 centimos na fatura era vantajosa, pedimos para nos garantirem em gravação da chamada todas as condições. Garantiram-nos então que:
  • O valor da fatura seria fixado nos 30,49€ durante os dois próximos anos;
  • Que nos iriam enviar o contrato por email para aceitarmos as condições
  • Que teríamos direito à livre resolução do contrato até virem fazer a instalação da box de televisão (que não temos nem queremos ter)
Aceitámos mediante essas condições, informando que iríamos cancelar este novo contrato caso se verificasse que as condições não estavam contempladas no novo contrato, em chamada gravada.

Quando recebemos o contrato verificámos que, sem surpresa, as condições que nos tinham sido prometidas não eram reais, e na verdade o contrato indicava que seríamos aumentados na mesma a cada ano.

Contactei o numero do apoio ao cliente da MEO, e falei aí sim com um senhor da faturação, que me pediu desculpa pelo sucedido e informou que realmente o meu contrato não iria sofrer aumentos este ano, apenas em 2025. Este senhor foi impecável, e passou a chamada para uma colega do departamento comercial para eu poder exercer o meu direito de livre resolução de contrato.

No entanto, confrontada com esta situação, a colega tentou mais uma vez vender-me o pacote M3, insistindo numa alteração contratual que foi feita com base em mentiras. Após deixar bem claro para a colega que quero exercer o meu direito à livre resolução, a mesma indicou-me que não poderia fazê-lo, que já temos o pacote alterado (apesar de eu nunca ter aceite as condições contratuais nem pelo email, nem pelo link, nem pela SMS), e que irei receber uma chamada do departamento comercial que trata de serviços exclusivamente de internet na segunda feira ou terça feira para verem o que podem fazer por mim.

Perguntei se não seria possível passar a chamada ou dar-me o contacto certo, uma vez que, obviamente, a partir de agora não tenho como confiar que me estão a ligar realmente da MEO, ou de um dos call centers de telemarketing da MEO que engana os clientes, mas a colega indicou que não seria mesmo possível e que esta seria a única forma.

Irei proceder à reclamação via livro de reclamações online, mas gostava que me esclarecessem algumas questões:

  • Como é que o pacote foi ativado se eu não aceitei as condições contratuais pela SMS nem pelo email?
  • Para que serve esta aceitação das condições se o pacote é logo ativado?
  • Como é que exerço o meu direito de livre resolução de contrato se não é possível fazê-lo pelo apoio ao cliente?
  • Como é que eu garanto que me estão a ligar realmente da MEO e não de uma empresa que burla os clientes da MEO?
A instalação da box está marcada para terça feira, mas reagendei a mesma para dia 29 de Fevereiro de modo a dar tempo de nos contactarem da MEO, mas gostava de ter o apoio da ANACOM pois parece que, mesmo a lei estando do meu lado, pela inatividade da MEO isso não interessa para nada.
Como é que o pacote foi ativado se eu não aceitei as condições contratuais pela SMS nem pelo email?
Para que serve esta aceitação das condições se o pacote é logo ativado?
R: pode ser feito via telefone gravação da chamada são obrigados ficarem com gravação durante o contrato coisa que não vai acontecer.
Como é que exerço o meu direito de livre resolução de contrato se não é possível fazê-lo pelo apoio ao cliente?
https://www.anacom-consumidor.pt/pesquisa-de-centros-de-arbitragem-de-conflitos-de-consumo
Como é que eu garanto que me estão a ligar realmente da MEO e não de uma empresa que burla os clientes da MEO?
Enviarem sempre por email a proposta caso não o queiram fazer não aceitas e quando receberes o email tem que ser telecom.pt senão for este domínio são empresas parceiras não pessoas oficiais da meo.

Lê estes links https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1384042, https://www.anacom-consumidor.pt/-/ja-alguma-vez-celebrou-um-contrato-por-telefone- onde podes ver que não é legal mesmo sendo via telefone.
 
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