Máquina Café Manual vs Automática

Ora Viva,

Venho solicitar a Vossa ajuda e opinião sobre maquina de café.

Antes de mais, reparei que existe um tópico recente sobre maquina de café manual, porem pareceu-me que o contudo e interesse é diferente do meu.

Aqui em casa, já há muito que somos clientes Nespresso. Porém, já estamos "cansados" do café, sendo que, sentimos tb a falta de outros sabores, cheiros e principalmente a tiragem e qualidade na extração do café. Sem esquecer o fator custo que, facilmente é recuperado com uma maquina de moinho.

Tenho andado a ver umas maquinas manuais (manipulo) com moinho integrado, da marca Delonghi e Sage / Breville.
Não são maquinas baratas, mas acredito que sejam de qualidade, com valores rondar entre os 500 e 800 eur.
Em qualquer parte deste tópico ficará excluído cafe em capsulas..!

A questão prende-se principalmente com todo o processo desde a moagem até a extração do café.
Numa máquina automática assistimos, à moagem do grão, à compressão deste e depois a extração. Na moagem, por norma as maquinas tem poucos níveis de afinação e não conseguimos dosear decentemente a quantidade do café que pretendemos.
A compressão da moagem, por norma tb fica como numa maquina manual, pois só em maquinas mais caras ( Jura, Aeg, etc..) é que tem mecanismos mais robustos e que, mesmo assim o café fica demasiado solto. Falo com conhecimento de causa.
A extração é totalmente oposta, saí com menos espuma (mesmo com lotes cremosos e afinações para tal) e também com muito maior caudal. Fico com a sensação que o café fica com pior sabor e pouco creme.

Tendo já experimentado 1 ou outro cafe de maquinas manuais, gostei do que vi e provei, o café são quase em forma de pinga, muito mais cremoso, também mais intenso no sabor. Lógico que, o lote faz toda a diferença.

Há muitos anos atrás, fiquei fã das capsulas, pratico, sem grande preocupação de limpeza, mas ... já me cansei ...
Parece que atualmente as maquinas de manipulo estão de regresso. São maquinas mais exigentes e com outro tipo de preocupação, no entanto gostaria de obter o vosso feedback/experiência em relação a este assunto.


Obrigado e votos de Boas Festas
 
Nas automáticas também consegues um café cremoso e com corpo denso, tudo depende da afinação da máquina do lote de café e não menos importante há quantos dias a embalagem de café está aberta, porque o café é totalmente diferente no 1º dia em que se abre um pacote. Eu tenho uma automática delonghi ecam b e estou mais que satisfeito com ela não trocaria para uma manual pela simplicidade do processo para tirar um café. O caso do meu irmão é o oposto. Tem uma sage barista e não a troca por uma automática porque ele adora todo o processo de extrair um café e ter maior controlo sobre o mesmo.
 
Nas automáticas também consegues um café cremoso e com corpo denso, tudo depende da afinação da máquina do lote de café e não menos importante há quantos dias a embalagem de café está aberta, porque o café é totalmente diferente no 1º dia em que se abre um pacote. Eu tenho uma automática delonghi ecam b e estou mais que satisfeito com ela não trocaria para uma manual pela simplicidade do processo para tirar um café. O caso do meu irmão é o oposto. Tem uma sage barista e não a troca por uma automática porque ele adora todo o processo de extrair um café e ter maior controlo sobre o mesmo.
Lá está...
a automática tem a simplicidade e a dinamica no ato de tirar o café... menos sujidade à partida...

No caso do irmão.... talvez seja o que procuro.
Utilizam o mesmo lote de café?

porque qdo me deram a provar o Delta diamante na automatica, senti o cafe diferente da manual com o mesmo lote...

Daí a ter estas duvidas..
 
Lá está...
a automática tem a simplicidade e a dinamica no ato de tirar o café... menos sujidade à partida...

No caso do irmão.... talvez seja o que procuro.
Utilizam o mesmo lote de café?

porque qdo me deram a provar o Delta diamante na automatica, senti o cafe diferente da manual com o mesmo lote...

Daí a ter estas duvidas..

Basta a afinação da automática estar diferente da afinação da manual. Sem saber nível do moagem / quantidade de café usado em ambas nao é possivel fazer essas comparações. No meu caso o meu irmão diz que a extração que eu tenho na automática nao difere muito da dele, mas ambos temos o moinho no mais fino possível.

Sim temos gasto o portucale conquistador mas pelo menos eu já o enjoei.
 
Basta a afinação da automática estar diferente da afinação da manual. Sem saber nível do moagem / quantidade de café usado em ambas nao é possivel fazer essas comparações. No meu caso o meu irmão diz que a extração que eu tenho na automática nao difere muito da dele, mas ambos temos o moinho no mais fino possível.

Sim temos gasto o portucale conquistador mas pelo menos eu já o enjoei.
pr acaso tenho curiosidade nesse lote...
porém as opiniões divergem...

parece-me que é um café mais ao meu estilo... + forte..

A ver se mais alguém opina sobre as maquinas .
 
Back
Topo