Fotografar batizado

joaomiguel 94

Power Member
Boa tarde,

Vou ter um baptizado no próximo fds e fui convidado pelos pais para ser o fotógrafo do baptizado. Eles sabem que não sou profissional e no passado já fotografei um aniversário de forma descomprometida.

Eu consegui alinhar com eles os momentos que querem que fotografe e são os seguintes:

- Tirar fotos às miúdas (a miúda a ser baptizada + irmã) a vestir;
- Cerimónia da igreja:
1. Participações (pessoas a fazerem leituras);
2. Momento do baptismo;
3. Ambiente;
- Tirar fotos à saída da igreja:
1. Grupo;
2. Padrinhos;
3. Família do lado da mãe;
4. Família do lado do pai;
- Fotos da festa após o baptizado;

A festa em si vai ser feita numa casa que conheço bem. A igreja não conheço de todo. Vão estar presentes cerca de 70 pessoas.

Que dicas dariam para fotografar este tipo de evento? A que devo de estar atento? Algum momento em particular que deva mesmo de fotografar que não está listado acima?

Não me comprometi com nenhum output com eles mas aquilo que estava a pensar fazer era surpreendê-los com um álbum com as melhores fotos e entregar as restantes em ficheiro.

O equipamento que tenho disponível e que estou a pensar levar são: Nikon D7200 + Sigma 17-50mm f2.8 + Nikon 35mm f1.8. Não tenho flash.

Obrigado!
 
faz uma busca por "fotografar batizado" aqui no forum e vai lendo, alguns dos resultados:
https://forum.zwame.pt/threads/fotografar-batizado-uma-ajudinha.1036226/
https://forum.zwame.pt/threads/ajuda-fotografia-de-batizado.1033380/
https://forum.zwame.pt/threads/fotografar-batizado-uma-ajudinha.1036226/#post-15977847

penso que já consigas ter uma boa ideia sobre o assunto, mas pode ser que alguém com experiencia te deixe também a opinião deles.
Obrigado pelas dicas. De facto podia ter pesquisado primeiro antes de postar! Já deu bastante ajuda.
 
Se não tens flash, não te preocupes com isso. Mesmo que alguém te empreste, provavelmente até lá não vais aprender a controlar confortavelmente a luz.

Não tenhas problemas em fazer o que precisas para conseguir a foto, porque especialmente não estando lá como fotógrafo "oficial", as pessoas vão simplesmente ignorar-te, meter-se à tua frente e atrapalhar-te de toda forma de feitio. Um simples "com licença" e "é para os pais" assegura muita foto. Podes mesmo falar com os pais, visto que eles estão a par e pedir-lhes ajuda para eles próprios pedirem às pessoas para te dar passagem ou pedirem um segundo ao padre. Eles sabem que não tens experiência e são os primeiros interessados em que consigas as fotos.

Sê conservador e depois criativo. Primeiro garante umas fotos aceitáveis, depois inventa à vontade. Ninguém quer 1000 fotos do mesmo.

Eu agarrava-me à Sigma e aos ISOs altos. A 35mm 1.8 é das minhas focais favoritas, mas em FF. Em APS-C podes-te sentir "apertado" por ser 52mm 35efl e se fotografares a F1.8 dificilmente focas mais que uma pessoa. É fixe para quando as pessoas estiverem a ler no pupito e umas fotos das pessoas nas filas da frente que tipicamente são as mais importantes. De resto, a Sigma. A 2.8 não será super nítida e ISOs 1600-3200 não serão super limpos, mas a maioria das pessoa só usa as fotos para web. Mesmo numa impressão A4 já será melhor que nada. E permite-te fazer variações perto-longe em segundos.

E antecipa as coisas. Fotografa os momentos no início e verifica o que tiveres que verificar (trocar cartões, bateria, lente) antes do próximo. A última coisa que queres é chegar o momento e a bateria morrer ou o cartão esgotar ou estares a meio da troca de lentes.
 
Se não tens flash, não te preocupes com isso. Mesmo que alguém te empreste, provavelmente até lá não vais aprender a controlar confortavelmente a luz.

Não tenhas problemas em fazer o que precisas para conseguir a foto, porque especialmente não estando lá como fotógrafo "oficial", as pessoas vão simplesmente ignorar-te, meter-se à tua frente e atrapalhar-te de toda forma de feitio. Um simples "com licença" e "é para os pais" assegura muita foto. Podes mesmo falar com os pais, visto que eles estão a par e pedir-lhes ajuda para eles próprios pedirem às pessoas para te dar passagem ou pedirem um segundo ao padre. Eles sabem que não tens experiência e são os primeiros interessados em que consigas as fotos.

Sê conservador e depois criativo. Primeiro garante umas fotos aceitáveis, depois inventa à vontade. Ninguém quer 1000 fotos do mesmo.

Eu agarrava-me à Sigma e aos ISOs altos. A 35mm 1.8 é das minhas focais favoritas, mas em FF. Em APS-C podes-te sentir "apertado" por ser 52mm 35efl e se fotografares a F1.8 dificilmente focas mais que uma pessoa. É fixe para quando as pessoas estiverem a ler no pupito e umas fotos das pessoas nas filas da frente que tipicamente são as mais importantes. De resto, a Sigma. A 2.8 não será super nítida e ISOs 1600-3200 não serão super limpos, mas a maioria das pessoa só usa as fotos para web. Mesmo numa impressão A4 já será melhor que nada. E permite-te fazer variações perto-longe em segundos.

E antecipa as coisas. Fotografa os momentos no início e verifica o que tiveres que verificar (trocar cartões, bateria, lente) antes do próximo. A última coisa que queres é chegar o momento e a bateria morrer ou o cartão esgotar ou estares a meio da troca de lentes.
Obrigado pelas dicas!

Sim, nem sequer pensei em arranjar um flash. Não me iria sentir confiante em usá-lo porque nunca usei flash antes.

O plano que referes é mais ou menos o que tinha em mente e que tinha sido confirmado através dos outros tópicos. A Sigma é uma boa lente todo o terreno e não sendo mega luminosa, safa-se bem.

Também já estive a ver algumas imagens da igreja e parece-me ter "bastante" luz. É uma igreja relativamente recente por isso não tem tantas decorações em talha dourada ou coisas semelhantes.
 
Ao contrário de algumas respostas, eu não me preocuparia muito em ver o espaço, podes ir no próprio dia mais cedo e ver. Isto porque na verdade o espaço é o que for, não vais mudar nada e tanto podes ter sol radiante a entrar por todo o lado, como um dia nublado em que não há grande luz. E também não tens equipamento para decisões de "levo esta ou aquela, se calhar mais isto". Portanto é o que é.

Procura antes conhecer os limites do teu equipamento. Qual é o ISO máximo em que consideras a qualidade aceitável? E até que abertura podes ir até começares a sentir dificuldades com DoF e foco? Com esses limites, num ambiente mal iluminado, que velocidades consegues? É suficiente para não ficar tremido, nem haver "vultos" do movimento?

Para te dar uma referência, as últimas fotos que tirei numa igreja (em Évora junto à capela dos ossos, é uma igreja tradicional), num dia de sol extremo, a exposição foi 1/100s F2.8 ISO 10.000. Se for uma igreja com mais luz, faz experiências em casa. Ajusta a luz para bater mais ou menos com os parâmetros que te indiquei e testa por exemplo com ISO 3200-12800 e com velocidades entre 1/100 e 1/200 a ver como corre.
 
Back
Topo