Cursos Fotografia

DrummerMagnetic

Power Member
Boas, gostaria de saber se sabem da existência de algum curso de fotografia que seja basicamente não presencial que possam recomendar.

O não presencial é mesmo fundamental visto não ter horários com flexibilidade neste momento.
Comecei mais a sério (enquanto hobbie) à cerca de 1 ano e queria ter alguma formação que julgo ser importante para evoluir nesta área.

Cumprimentos
 
Boas, gostaria de saber se sabem da existência de algum curso de fotografia que seja basicamente não presencial que possam recomendar.

O não presencial é mesmo fundamental visto não ter horários com flexibilidade neste momento.
Comecei mais a sério (enquanto hobbie) à cerca de 1 ano e queria ter alguma formação que julgo ser importante para evoluir nesta área.

Cumprimentos
Tens alguns sites tipo a Hotmart, Udemy que tem muitos cursos por lá. A pagar e free.. até no próprio YouTube tens. Aqui em tempos fiz um curso que comprei pela Hotmart,custou me cerca de 2€, princípios básicos e tal. Mas para isso o YouTube tem muita matéria boa e gratuita.
 
Reforço o conselho do user anterior, começa pelo youtube, ou outros cursos gratuitos, mas no youtube tens muita informação útil... eu tenho aprendido algumas coisas assim.
 
Alguma recomendação no youtube?
Peço desculpa, mas sobre cursos de iniciação à fotografia não tenho propriamente sugestões... no meu caso tenho sorte de ter alguém, com alguma experiência, que me explicou alguns conceitos, e que me deu a oportunidade de trabalhar com ela, e com isso ganhei alguma experiência, e fui percebendo na pratica alguns conceitos, e depois foi praticar, praticar, praticar...
Neste momento os canais que acabei por descobrir, e seguir, falam de outros aspectos, ou sobre um tipo de fotografia especifico...
Mas procuras algum tipo de informação em especifico, ou queres perceber melhor conceitos gerais sobre fotografia, tipo exposição, velocidade de obturação e abertura, e como estão interligadas?
De qualquer das formas, e apesar de não gostar propriamente "da maneira como ele apresenta os videos", não sei bem porquê mas irrita-me um pouco, ve se seria este tipo de canal, com este tipo de conteudo, que procuras: https://www.youtube.com/@VascoEstrelado/videos
ou se preferes algo mais tecnico
 
Última edição:
Alguma recomendação no youtube?

Eu costumava seguir os seguintes:
Cezar Augusto Fotografia
Escola de Fotógrafos
Megapixelers
Armando Vernaglia Jr

Há muitos, se pesquisares por "cursos fotografia", vais ter muitos muitos mesmo.


Se percebes espanhol, este Sr em duas horas de vídeo explica mais que muitos em vários cursos, para mim foi dos melhores que vi:
 
Obrigado pelas vossas sugestões.
Tenho visto de facto carradas e carradas de vídeos no YouTube e tem sido uma ajuda brutal.
Desde início que tenho tentado fotografar em modo manual, nada contra os presets disponíveis...mas quanto a mim retiram boa parte da magia do que é tentar encontrar as definições que mais vão de encontro ao que queremos atingir com determinada foto.

Ou seja tenho andado a tentar evoluir sozinho, através dos meios conhecidos, mas não iria ser benéfico ter acompanhamento "profissional"?

Cumprimentos
 
Se tiveres alguém que esteja disposto a te ensinar, seja profissional ou simplesmente alguém com mais experiência, aprenderás sempre mais depressa, ou pelo menos terias alguém com quem tirar duvidas, e conversar sobre o assunto, seria sempre benefico para ti... a questão é se consegues encontrar alguém que te ajude, ou simplesmente se tens disponibilidade financeira para pagar uma mentoria, etc... isso já ficaria ao teu criterio, mas o melhor conselho seria mesmo que te deram, investir primeiro em aprender com os recursos gratis, certamente serão uteis... ve videos, tira fotos, experimenta acima de tudo, para também poderes perceber melhor o tipo de fotografia que gostas mais, e em que te queres focar...
Porque não criar uma galeria aqui no forum e expor as tuas fotos? Assim também poderias ter uma opinião sobre as mesmas.
 
Falta referir o que queres aprender em concreto. Há cursos e cursos, áreas e áreas. Há áreas em que não vais encontrar grande coisa ou áreas em que encontras muito mas de péssima qualidade. E nunca te esqueças que "nas internets" qualquer um diz o que quer e lhe apetece, seja verdade ou não.
Se queres uma coisa mais séria, tens cursos de fotografia de universidades conceituadas e gratuitos, quer nas páginas das mesmas, quer no Coursera e edX.
Se queres uma coisa mais curta e generalista, Udemy e LinkedIn Learning are your friends. Já experimentei o Skillshare e honestamente parece-me só propaganda para influencers, nunca encontrei lá nada de especial.

Um canal muito bom, mas que cada vídeo é extenso, é o School of Visual Arts: https://www.youtube.com/@SVANYC

Mas novamente, depende sempre dos teus interesses fotográficos. Usar a máquina é ler o manual (ou nem isso) e meia dúzia de tutorials sobre o que faz cada controlo (que é mais ou menos igual para todas as máquinas). Daí para a frente já é preciso saber o que queres.

Desde início que tenho tentado fotografar em modo manual, nada contra os presets disponíveis...mas quanto a mim retiram boa parte da magia do que é tentar encontrar as definições que mais vão de encontro ao que queremos atingir com determinada foto.

Uma dica: Aprende cedo que a máquina é só uma ferramenta, ninguém vê ou quer saber do modo em que tiras a fotografia.
Digo-te isto tendo tirado se calhar mais de 80% das fotos da minha vida em Manual e algumas até com focagem manual também. Mas apenas porque é o que melhor se adapta ao que faço. O manual serve para quando precisas de controlo e consistência, não tem mais nem menos magia o que usar uma prioridade à abertura ou velocidade. Em certos cenários, usar o modo manual só significa mau uso da máquina, mais nada.

O mesmo é verdade para muitas outras coisas que dizem acerca de como usar a máquina. Acho que a única que tem a sua quota de razão, é "shoot RAW" (ou RAW+JPEG vá). :D
 
Back
Topo