Canon EOS R7 & EOS R10

m4ndr4ke

Power Member


Ei-las, finalmente, as primeiras APS-C RF.

Agora sim, quem tem estado à espera duma sucessora mirrorless para a 80D pode fazer a transição.

E passa a haver uma solução ligeiramente acima das M50II (diria que algo dentro da gama da M5).

Foram também apresentadas as objectivas de kit RF-S 18-45mm f/4.5-6.3 IS STM e RF-S 18-150mm f/3.5-6.3 IS STM


EOS R7


Sensor de 32MP (90D?)
DIGIC X
Até 30fps em obturador electrónico e até 1/16000s
Até 15fps em obturador mecânico e até 1/8000s
IBIS até 7 stops
EVF a 2.36MP
Focagem para pessoas, animais, veículos
Focagem em pouca luz até EV-5
C-log3
4k60p sem limite de tempo
1080p a 120fps
Bateria LP-E6NH (compatível com os formatos anteriores LP-E6/LP-E6N)
Dupla slot SD UHS-II
Novo hotshoe semelhante à R3, para ligação de acessórios
Weather sealing semelhante à 90D
Com joystick e dois dials físicos
Sem flash integrado

1599,99€ corpo + adaptador para EF
E cuidado a escolher objectivas para este corpo, devido à sua alta resolução









EOS R10

Sensor de 24MP (80D & M5?)
DIGIC X
Até 23fps em obturador electrónico e até 1/4000s
Até 15fps em obturador mecânico e até 1/4000s
Não tem IBIS
EVF a 2.36MP compacto
Focagem para pessoas, animais, veículos
Focagem em pouca luz até EV-4
Sem suporte para C-log
4k50p (não vejo menção a 60p) sem limite de tempo
1080p a 120fps
Bateria LP-E17
Slot única SD UHS-II
Novo hotshoe semelhante à R3, para ligação de acessórios
Sem weather sealing
Corpo compacto ao estilo da EOS 100D
Com joystick e dois dials físicos
Com flash integrado

1049,99€ corpo + adaptador para EF

 
Última edição:
Quando vi sensor APS-C ainda me passaram umas ideias pela cabeça...

Depois vi que nenhuma tem aquele ecran em cima, e pronto, la passaram.
 
São opções, mas com o sensor de proximidade isso não é um problema.

Quando tinha a 80D é que não sabia da utilidade dum sensor de proximidade, pois nunca tinha tido. Olhando agora para trás, não consigo entender como é que uma câmara do orçamento da 80D não incluía, quando até a 77D o tinha.

O ecrã traseiro está sempre acesso, com todas as informações, maiores e com melhor legibilidade. É uma adaptação fácil, as coisas estão lá na mesma sem ser preciso mexer em nada, apenas estão noutro sítio. Mal tiras a câmara da tua frente, ele acende, por isso…ficas logo orientado para olhar para ali e não para cima.
 
Na 700D tambem tinha esse sensor. Uma coisa nao devia invalidar a outra...

So pedia um ecrazinho em cima como tem a R5 por exemplo, mas numa maquina que eu "pudesse" comprar :)
 
@TheMadyor Troco de barato o ecrã em cima pelo Mode Dial que tenho na R6, e que estas duas também parecem ter. Não atino de todo com aquele dial híbrido das R/R5/R3, em que nem sei para que lado tenho que rodar se quiser ir para um modo de disparo que não seja exactamente ao lado daquele em que já estou.
É esse dial que permite que exista espaço para o ecrã no topo.
E o que me irrita mais ainda é que é bem difícil operar aquele dial só com um dedo (eu nunca consegui). É o mesmo conceito do que tens na 80D, mas mais difícil de carregar para desbloquear, porque não tem saliência em cima. Tens que usar o indicador, meter o botão para dentro, e rodar com o polegar. Não é como na tua, em que é possível usar a ponta do polegar para desbloquear e rodar com o resto do dedo. Além de estar situado na direita, e não na esquerda, portanto tiras o dedo do botão de disparo. Enfim, é uma série de cedências para acomodar o ecrã.

Por falar em dials, gosto do novo dial na R7. É algo que por vezes embirro na minha, porque nas R/R6/R5 estamos sempre com a mão bem assente, e colocada mais acima, por causa do joystick e do dial superior (que não existe na R7), e é desconfortável chegar ao dial traseiro em baixo, implica um esforço na mão.
É algo contornável com o control ring, admito, e claramente é isso que a R7 vai fazer, ao perder um dos três que as outras têm.

Quando é que a Canon oficializa o fim do sistema EOS-M ? 🙄
Mais estranho ainda é terem afirmado o contrário. Mas aparentemente já ninguém acredita nisso.
Provavelmente é só pelo facto de ainda não existir pelo menos uma R100, como câmara entry-level no mount RF.
 
Última edição:
Devem ter muito stock para despachar, principalmente de lentes... Por isso por agora devem continuar a dizer que não vão desaparecer.

Mas apostaria que pelo menos a M5 e a M50 vão ser descontinuadas em breve. A M6 e a M200 ainda farão algum sentido por serem mais compactas, principalmente a M200 que sendo muito mais barata do que tudo o resto vai continuar a vender bastante.
 
Devem ter muito stock para despachar, principalmente de lentes... Por isso por agora devem continuar a dizer que não vão desaparecer.

Mas apostaria que pelo menos a M5 e a M50 vão ser descontinuadas em breve. A M6 e a M200 ainda farão algum sentido por serem mais compactas, principalmente a M200 que sendo muito mais barata do que tudo o resto vai continuar a vender bastante.
A M5 já foi descontinuada há vários anos.
As únicas M no activo são a M200, a M50 Mark II, e a M6 Mark II, sendo que esta última foi agora descontinuada em alguns países, algo que provavelmente se alargará a todos assim que estas RF estejam à venda (previsões de Junho e Julho).

Acredito que a M50II e a M200 continuem em gama activa por mais um anito, pela simples razão que, se não o fizerem, então a Canon não terá qualquer mirrorless abaixo de 1000€.
 
Última edição:
@m4ndr4ke , agora que vi as specs e algumas reviews, as nomenclaturas dos modelos não parecem assim tão diferentes das DSLR.
A R10 parece-me mais próxima das xxD do que das xxxD. Tem ali specs que não são normais em entry level. Até o próprio corpo, que apesar de "minúsculo", tem botões que estamos mais habituados a ver numa gama acima (joystick, 2 dials...). Aquele sistema de foco também está uns bons furos acima do espectável numa entry level. O burst idem.

A R7 parece muito uma 90D, mas depois tens IBIS, um sistema de foco muito próximo do da R3, dual slot, Clog3 e mais umas coisas.
Também não acho que seja uma verdadeira candidata a sucessora das 7D, mas vindo da Canon, o famoso Cripple Hammer tinha que entrar em acção. Lançam as máquinas com aquela sensação de "falta aqui qualquer coisa para ser mesmo uma 7D", e no próximo modelo é que é. Até ser.
 
Pois eu acho que a R7 está ali no intermédio entre uma 7D e uma 90D. Por exemplo, a 90D não tem dual slots. O AF da R7 é baseado no da R3, só perdendo um pouco pois o sensor é diferente, mas vendo a preview do Jared Polin, ele refere que a performance é simplesmente brutal (superior à Nikon Z9, segundo ele). Ausência de flash integrado na R7 perde versatilidade, mas aumenta a robustez, à semelhança da 7D.

Mas não sou o único a pensar isto:
"According to the manufacturer, the Canon R7 is aimed at the same audience as the EOS 7D Mark II (...) While the Canon EOS R7 is pitched as a mirrorless equivalent to the EOS 7D Mark II, some may feel that the EOS 90D is a more direct comparison. However, the R7 makes some significant steps-up (...) " ou seja, fica ali no meio ;)
 
@m4ndr4ke , agora que vi as specs e algumas reviews, as nomenclaturas dos modelos não parecem assim tão diferentes das DSLR.
A R10 parece-me mais próxima das xxD do que das xxxD. Tem ali specs que não são normais em entry level. Até o próprio corpo, que apesar de "minúsculo", tem botões que estamos mais habituados a ver numa gama acima (joystick, 2 dials...). Aquele sistema de foco também está uns bons furos acima do espectável numa entry level. O burst idem.

A R7 parece muito uma 90D, mas depois tens IBIS, um sistema de foco muito próximo do da R3, dual slot, Clog3 e mais umas coisas.
Também não acho que seja uma verdadeira candidata a sucessora das 7D, mas vindo da Canon, o famoso Cripple Hammer tinha que entrar em acção. Lançam as máquinas com aquela sensação de "falta aqui qualquer coisa para ser mesmo uma 7D", e no próximo modelo é que é. Até ser.
Os conceitos de dials e joysticks mudaram. As "boas" RF têm três dials (R6/R5/R3) e não dois, e conceito premium de joystick agora é o smart controller das 1DX3 e R3.

A R10 parece-me um misto de 100D com a gama 750D/760D/77D. Pequena, rápida, boa focagem...todas as gamas Rebel de três dígitos numa só câmara.

A R7 tem weather sealing de 90D, que era o de 80D e 6DII, ou seja, apenas plásticos bem compactados. Já uma 7DII tinha weather sealing ao nível das 5D, com juntas de isolamento.

Contudo, não penso que seja o típico cripple hammer de que o pessoal tanto fala. Eu acho que isto é meramente uma unificação das gamas devido à menor venda de câmaras que existe nos dias de hoje. Já não fazia sentido terem tantos modelos.
A série 7D, no seu conceito original, julgo que morreu. A 90D fez essa unificação das duas séries (70D/80D e 7D), e agora migraram todo o conceito para R7.
Não penso agora que vá existir algo APS-C acima da R7. É isto.

Porquê tanto desempenho nas câmaras mais baixas? Custos e urgência em vender. É mais barato e mais rápido produzi-las com a partilha de componentes. Estão a programá-las todas para o mesmo processador.
 
Última edição:
2 dias de testes. Até agora só tenho que dizer bem.
O que impressiona de imediato é a velocidade de disparo e o modo de foco. Fantásticos.
Ouvi dizer que não seria possível incluir grip. Alguém confirma?
 
Pontos negativos que pessoalmente não me preocupam muito mas podem ser importantes para outros:
- Ausência de grip
- Buffer enche muito rapidamente (principalmente em RAW) originando uma ocupação da máquina durante alguns segundos (talvez se ultrapasse com cartões mais rápidos e mais caros).
- ISO com valor muito alto pode ser um problema.
 
Ouvi dizer que não seria possível incluir grip. Alguém confirma?
A Canon não anunciou qualquer grip com estas câmaras.

- Buffer enche muito rapidamente (principalmente em RAW) originando uma ocupação da máquina durante alguns segundos (talvez se ultrapasse com cartões mais rápidos e mais caros).
É assim, a 15 ou 20fps é normal que encha num instante, é tipo 2 segundos e já está cheio. Mais, só em gamas profissionais. Na R6, por exemplo, o buffer é para 200 e tal disparos com 1 cartão, ou metade disso em 2 cartões.
- ISO com valor muito alto pode ser um problema.
Naturalmente...é um sensor não muito grande.
 
Back
Topo