Processador AMD Zen 5 (zen5, zen5c e zen5 3d)

Isso seria um APU com 80 EU e claro 2 stacks HBM3e para o alimentar :002:

Ia custar os olhos da cara.

Este APU não tem teoricamente mais GPU que a PS5? Tinha ideia que sim.
Yup, tem mais 4 EU... só que entretanto quando o Strix Halo sair, também deve sair a PS5 pro.

PS5 usa processo antigo, 7nm na original e 6nm numa segunda revisão. Aqui temos 4NM de segunda geração provavelmente
 
Última edição:
O problema deste tipo de solução acaba por ser sempre a largura de memória para o iGPU, daí a PS usar GDDR.

Mas a PS5 tem 448 GB/s, que vão aumentar para 576 GB/s na PS5 Pro, o Strix Halo terá para aí uns 300GB/s a usar LPDDR5X 8000, ficaria sempre "capada" mesmo assumindo que beneficia do mesmo "One pool memory" que evita parte das transferências de dados.

Vamos lá ver o que é a tal solução "Mall cache", à partida espero algo semelhante à solução 3D Vcache para CPU que neste caso ficaria também acessível ao iGPU.

Mas à partida tudo indica quedaqui a duas semanas, início da Computex deve ser anunciado o chip, dados os recente.
 
Não esquecer disso mesmo, tem 32MB mall cache que deve ser semelhante à infinity cache das RDNA2/3 e SLC cache dos Apple M séries. A PS5 e Xbox não tem esta cache.

Claro que ainda assim imagino que já possa ser algum bootleneck. Para isso teria que por ou mais L3, aumentar o bus para 384 ou 512 bits (M3 max) ou usar HBM3, qualquer solução iria encarecer e MUITO.
Por um lado é "apenas" 40EU e não esperem algo muito melhor que uma RX 7600. Duvido que bata sequer uma RTX 4060.

Eventualmente poderia usar a LPDDR5X-10500 recentemente anunciado pela Samsung, que já dá perto de 340 GB/s vs 275 GB/s de 8533.

Só que por GDDR6 vai prejudicar performance do CPU, por causa da latência maior, logo é um meio termo.

Mas é bom aparecer APUs mais musculados. Os Socs das consolas e os Apple M pro/max provam que é possível.
Alias o M3 max é ainda muito mais robusto que o Strix Halo, imagino que algo para concorrer teria que ter 60+ EU, 512 bits e uns 64MB Cache
 
Por um lado é "apenas" 40EU e não esperem algo muito melhor que uma RX 7600. Duvido que bata sequer uma RTX 4060.
Wow o que aliás já é brutal para um APU!!! E a Intel, anda a dormir? É uma pena porque os APU's vão cada vez ganhar mais mercado, eu vejo pelo interesse da malta nos fórums lá fora...
 
Wow o que aliás já é brutal para um APU!!! E a Intel, anda a dormir?
Curiosamente a Intel foi a única marca que, durante anos, apostou e teve no mercado "Big APUs com mais bandwidth". Primeiro com os Iris Plus, em que os iGPUs tinham mais EUs que os iGPUs "normais" e além disso, tinham eDRAM integrado, para terem maior bandwitdh. Depois com o Kaby Lake-G, onde o package do APU continha vários chips. Um CPU Intel, um GPU AMD e esse GPU estava ligado a um chip com memória HBM para, mais uma vez, o iGPU ter acesso a RAM mais rápida.

O problema ao longo destes anos é que a Intel até pode ter estado à frente do seu tempo, na ideia, mas a execução foi sempre entre o mediano e o péssimo. Os antigos iGPUs da Intel, mesmo com mais EUs, eram anémicos, o tamanho da eDRAM foi sempre pequena e a sua bandwidth, apesar de maior que DDR, não era extraordinária. O Kaby Lake-G foi um produto que a Intel abandonou logo a seguir ao seu lançamento.
Deu sempre a sensação que estes produtos eram projectos "laterais" e não apostas a sério.

Até que chegamos ao presente momento, em que a Apple tem várias gerações +/- com esta ideia (e até APUs com mais que 1 iGPU), a AMD prepara-se para lançar algo semelhante e a Intel parece não ter nada à vista, apesar de já ter tido no passado.
Aliás não é só neste aspecto que a Intel parece um vazio. Por exemplo, a Intel ainda não tem uma resposta para o 3DVcache da AMD.

P.S. - Apesar desta crítica à Intel, não sei se a execução da AMD neste Strix Halo irá ser um sucesso.
 
O Kaby-Lake-G também achei revolucionário e usava EIMB para conectar HBM2 ao GPU, ou seja eliminando o caro interposer. É pena isso não ter "pegado". Se calhar era preferível o Strix Halo ter 128 bits memória + 1 stack HBM2E/3...
 
Back
Topo